Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Jorge Ferrenha

Garantia compra Placa z370m aorus - Mercado Livre

Recommended Posts

Caros boa tarde, não sei se posso postar este tipo de coisa, caso não puder peço desculpas desde já e podem encerrar o post.

No dia 04/07/2018, comprei pelo mercado livre uma placa-mãe z370m aorus gamming da gigabyte de um determinado fornecedor, esta placa foi comprada juntamente com vários outros produtos para montar um PC novo, uma semana depois 09/07/2018  da compra recebi o produto em casa, mas nem todas as peças chegaram no mesmo dia logo, não poderia realizar os testes pois não tinha como montar o PC ainda, contudo no mesmo dia questionei o vendedor sobre o produto não estar devidamente lacrado e possuia claramente indicios de que fora aberto por outra pessoa, (marcas como digitais na partes traseira com um leve tom branco aparentemente de pasta térmica e um leve desgaste na coloração perto dos furos para se colocar o cooler da CPU), sua resposta foi que a placa diferente das demais peças não vem lacrada a risco e por este motivo veio daquele jeito... Tudo bem respondi que iria aguardar as demais peças e assim que chegassem iria montar o PC iria testar e o avaliaria de acordo com o resultado. As peças todas chegaram no dia 17/07/2018 e na mesma noite fui começar a montar, para minha surpresa ao remover o lacre de segurança da placa-mãe para encaixar o processador já me deparei com pinos tortos, fiquei preocupado logo de cara, cessei a montagem e como era madrugada esperei pela manhã para ver como poderia proceder... No dia 18/07/2018 entrei em contato primeiro com a gigabyte que para minha surpresa disse que não cobra garantia por dano físico e pinos tortos representam mau uso do produto e por isso não teria garantia e me instruiram a falar com o vendedor... Para resumir a historia, entrei em contato com o vendedor e o mercado livre, o vendedor se propos a abrir um RMA para envio da peça e o mercado livre disse que iria acompanhar a denúncia... Hoje 20/07/2018, o vendedor me informa que o seu fornecedor deu um "ok" para enviar a placa para eles verificarem a mesma, já enviei o produto pelo correio e ele segue em trajeto para curitiba, para minha supresa o mercado livre respondeu que eles nada mais podem fazer no meu caso que agora eu devo continuar o processo de garantia apenas com o vendedor... Até ai tudo bem o vendedor esta sendo muito atencioso e tudo esta indo nos conforme, contudo o mercado livre já tirei o deles de lado pois nada mais tem haver com isso e a mnha dúvida e preocupação são: "ISSO VAI DAR ***** NAO VAI?!". Quero dizer, não vi um post em qualquer lugar que fosse em que casos como o meu o vendedor, fabricante ou qualquer um que fosse, nao demorasse uma eternidade pra responder estes casos e no final ainda alegarem que foi mau uso... Não que não existam casos com mau uso realmente, mas senhores no meu caso eu nem cheguei a montar a placa-mãe... Mesmo assim já estou vendo que vou ter dores de cabeça com isso, vão alegar que foi culpa minha e não tenho direito a nada, vou ter que brigar na justiça e isso vai demorar um bom tempo... Preciso do computador para trabalhar/estudar, vendi meu antigo pra isso e agora cogitar ficar mais alguns meses sem um computador por algo que eu nem cheguei a usar é ridiculo.. Algum de vocês teria alguma experiência com isso e poderiam me instruir em como proceder neste caso? Qualquer informação é relevante, sei que muitos vão falar que nãõ tem o q fazer e que depois da resposta deles dependendo do que for eu tenho que correr judicialmente no procon atrás disso... Mas caso alguem tiver uma informação que possa ajudar serei todo ouvidos e grato também..

Apropósito, quando verifiquei a pinagem torta levei num técnico de minha confiança e da empresa em que trabalho para averiguar (com equipamento melhor) os pinos e ele constou que alem de vários tortos alguns estavam quebrados... Tenho mais algumas informações adicionais mas por segurança eu me reservo no direto de guardá-las para uso quando a situação se tornar apenas juridíca para ser resolvido... Agradeço a todos que puderem me ajudar... 

WhatsApp Image 2018-07-20 at 11.17.13 (1).jpeg

WhatsApp Image 2018-07-20 at 11.17.14 (1).jpeg

WhatsApp Image 2018-07-20 at 11.17.14.jpeg

WhatsApp Image 2018-07-20 at 11.18.32.jpeg

IMG-20180718-WA0006.jpg

IMG-20180718-WA0005.jpg

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tinha que ter inspecionado a placa logo quando chegou hein.

Meu PC atual eu fui comprando peça por peça então não pude testar tudo no ato, mas sempre verifiquei visualmente pra ver se estava tudo em ordem.

Nestes casos deixe a placa-mãe sempre por último a ser comprado, processador e RAM se estiverem ok visualmente, lacrados e etc dificilmente terão problemas.

Agora, se você comprou TUDO com o mesmo vendedor e ele te enviou por partes já tava bagunçado logo aí.

Em suma, ao invés de tentar o RMA você deveria pegar seu dinheiro de volta, isso quando ainda estava intermediando com o ML. Se o cara não tinha outra placa para troca era dinheiro de volta na hora.

Provavelmente é placa usada de algum usuário, que foi lá igual pedreiro e amassou os contatos, e a vendeu como nova.

Na minha opinião tu fez tudo errado e se deu mal.

Partindo desta lógica que já era e você vai ficar com o pato na mão, ou tenta desamassar os pinos por conta própria (se tiver pino quebrado vai ter que trocar o soquete inteiro!), ou manda para uma assistência. Tu mora aonde? Aqui em SP capital é relativamente rápido e barato trocar o soquete se necessário.

E tenta colocar este cara no pau (juizado de pequenas causas), ou pelo menos o intimide e veja se ele não te ressarce.

Edit: Agora que vi que tu já despachou a placa. Consultou qual é esta empresa? Pegou todos os dados e viu se tem procedência? Bom, resta aguardar então.

Editado por Phoenyx
  • Curtir 4

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, boa tarde. :)

Lamentável o ocorrido, desanima qualquer um de nós consumidores. Como você mesmo já destacou, seu caso provavelmente  transitará por vias jurídicas. A menos que o vendedor seja um santo, coisa que nunca vi, prepare-se para o pior. Como dito acima, o sujeito agiu de má fé contigo, não houve engano nenhum aí.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde Phoenyx, comprei todas as peças com vendedores diferentes... Infelizmente eu verifiquei a peça visualmente quando chegou e quando me deparei com os indícios de que já havia sido aberta por outra pessoa e encontrei as marcas de digitais na parte traseira, já entrei em contato com o vendedor, contudo por ele alegar que aquilo era normal e eu naõ tinha como testar de qualquer maneira, resolvi esperar as demais peças... Infelizmente as peças chegaram com 8 dias depois da peça ter chegado, e a partir dai o mercado livre disse q nada mais poderiam fazer... Sim a placa possui pinos quebrados não tem o q fazer...Quanto ao cara até o momento ele esta e mostrado atencioso e tentando resolvr... Mas eu estou pressentindo que assim que passar 1 mes (que é o prazo pra eles analisarem a peça) vão me responder que foi mau uso meu... Sobre eu já ter me manifestado no mesmo dia depois que a peça chegou e eu alegar que já fora aberta, não posso utilizar isso a meu favor?

Compartilhar este post

Link para o post

@Jorge Ferrenha O problema é que você deveria ter feito isso antes! Pois quando a mercadoria chega até você senão me engano é contado 48hs até ser liberado o dinheiro ao vendedor. Ou seja, viu que tinha marcas de uso (mas não tirou a proteção pra ver os pinos né? rs... o mais importante tu não foi checar) já contatava o vendedor E abria um chamado no ML, eles paralisariam o pagamento até que houvesse solução.

O ML fez tudo certo e não tem nada a ver com esta história agora.

Sim, pois ele te vendeu como nova (tem cópia do anúncio pra gente ver? dá pra acessar pelo seu historico no ML) e veio uma usada e bagaçada. Reúna todas as informações trocadas entre vcs, guarde estas e demais fotos em alta resolução e já vai se preparando.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Então sobre cópia do anúncio... Enfrentei a seguinte situação e não sei se é a correta... Após a compra eu já verifiquei muitos anúncios e mesmo sem estoque eles ficavam por lá como finalizados, pausados, etc... Por mais que supostamente exista este link na minha página de compras ao clicar nele, sou redirecionado pra uma página de produtos do mercado livre, o link não existe mais... ENTRETANTO, depois deste incidente curiosamente fui acessar pela primeira vez e não abriu nada, mas numa segunda tentativa, apareceu o link com a descrição do produto e o anúncio como finalizado... E na descrição do produto como se alguém estivesse tentando mexer porque estava com os caracteres um pouco embaralhados, repare na print, "NÃO SERVIU NA MINHA", mas como mencionei isto tudo só aconteceu no 8º dia... Uma outra informação, foi realmente enviada uma nota fiscal do produto, não sei se isto me serve de algo... 

image.png

Compartilhar este post

Link para o post

Quando a compra é finalizada não dá mais para o vendedor editar o anúncio.

Ou seja, tu já sabia ou deveria saber que era usada...

A nota fiscal veio em seu nome? Ou no nome dele? Se veio em seu nome tu pode processar diretamente o jurídico creio eu. Seria mais fácil assim já que aí se trataria de uma empresa contra um consumidor, estes casos geralmente se desenrolam mais rapidamente a favor do consumidor.

Compartilhar este post

Link para o post

O tenso é que dá pra ver claramente que foi um usuário sem vergonha que ferrou com a placa e pensou "vou tacar no ML e ver se algum trouxa me livra do prejuízo".

Se não consertarem ele vai ficar te enrolando até simplesmente não responder mais.

Entra nas pequenas causas por vício aparente e fique atento ao prazo. São 90 dias após a chegada do produto, depois disso caduca.

https://www.tjdft.jus.br/institucional/jurisprudencia/jurisprudencia-em-foco/cdc-na-visao-do-tjdft-1/responsabilidade-civil-no-cdc/decadencia-do-direito-de-reclamar-dos-vicios-1/prazo-decadencial-para-vicios-aparentes-e-ocultos

Compartilhar este post

Link para o post

Como enviei hoje pra ele, vou esperar o produto chegar e ver o q ele me responde... O que me deixa louco de verdade, é o tempo que vou ter que esperar pra isso se desenrolar, até lá eu fico sem computador e preciso dele pra trabalhar, estou cogitando ver se compro outra placa e dependendo do caso brigo pelo meu dinheiro de volta com o cara... Problema é se mesmo assim o cara apenas me der uma placa nova...

Compartilhar este post

Link para o post

@Jorge Ferrenha Vira e mexe sempre tinha alguém especializado por aqui (advogado, estudante de direito), tô achando estranho ninguém ter se pronunciado ainda.

Vou marcar algumas pessoas aqui que podem te dar um caminho a seguir, ou chamar outros que saibam.

@Evandro @faller @Rafael Coelho @Contiusa @Math.Pi 

Se puderem ajudar o colega aí... ;)

Vou pedir para colocarem este tópico na seção correta, deverá surtir mais efeito.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu dei uma olhada nos demais caminhos, qual seria a correta? Pra eu aprender e criar possíveis casos assim lá?

Compartilhar este post

Link para o post

@Jorge Ferrenha Recomendações de Serviços e Lojas: https://www.clubedohardware.com.br/forums/forum/12-recomendações-de-serviços-e-lojas/

Inclusive dá uma olhada nos tópicos pinados no setor referentes ao código de defesa do consumidor (CDC).

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde.

Se a embalagem dos Correios estava violada, você errou por ter aceitado receber a placa no estado em que ela estava.

Agora se estava tudo certo na embalagem e a caixa da placa-mãe que estava violada, então o vendedor tem que explicar o que aconteceu aí. Não é culpa sua.

Você guarda os e-mails com sua conversa sobre a embalagem estar violada e os pinos tortos. E guarda o print informando que ele tinha testado a placa e que não funcionou. 

Com isso você pode procurar auxílio jurídico.

Editado por Math.Pi

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde Math, não a embalagem dos correios não estava violada... A embalagem da placa estava aberta, na traseira da placa possuia leves marcas de digitais com um toque branco aparentemente de pasta térmica, havia desgaste aparentemente de tinta da placa em um dos encaixes aonde vai o Cooler da CPU... Estes foram meus pontos no primeiro questionamento e e disse que a placa já havia sido ao menos aberta por outra pessoa que nãõ eu, o vendedor alegou que a placa foi entregue deste jeito pelo seu fornecedor e que a mesma era nova e prova disso foi que ele emitiu uma nota fiscal dela em meu nome.

Compartilhar este post

Link para o post

Consultou a chave da nota fiscal?

Se não me engano, na nota fiscal precisa ser descrito que o produto é usado ou recondicionado.

http://blog.novoto.com.br/entenda-a-importancia-da-nota-fiscal-de-produtos-usados/

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Sim Math, consultei a numeração e a nota realmente consta no site da receita e a nenhum instante consta alguma informação sobre a peça ser usada ou recondicionada ou até mesmo nova, consta apenas uma informação de que a peça possui 1 ano de garantia com o fabricante.

Compartilhar este post

Link para o post

Então se não der certo o RMA, você pode buscar seus direitos no Procon ou pequenas causas.

Compartilhar este post

Link para o post

Math, mais uma coisa, sobre as demais peças... Eu não consegui testar as demais peças porque obviamente estou sem placa-mãe pra isso... Sabe como devo proceder com isso?

Compartilhar este post

Link para o post

@Jorge Ferrenha Aí que a porca torce o rabo... rs

Não tem nenhum colega gente fina com configuração similar pra desmontar o PC dele todo e testar as peças? Pega um final de semana, compra umas brejas e o convença.

De qualquer forma os outros vendedores já receberam seu pagamento, e se não me engano você pode contestar alguma coisa com o ML até 15 dias após o recebimento das mercadorias, depois eles lavam as mãos..

Após este prazo (confirma lá no ML) já era, se algo a mais estiver com pau e não for resolvido de forma amigável vai ter que entrar na justiça tmb.

Editado por Phoenyx

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde phoneyx, só informando o ML lava as mãos depois do 7º dia, você tem os 7 dias pra solicitar grana de volta... No meu caso no 8º eles lavaram as mãos. Amanhã tenho horário com o advogado da empresa que vai me instruir o que fazer nas N situações... Vou comunicando a todos aqui para ser instrutivo e continuarem com as recomendações...

• Curtir 3

Compartilhar este post

Link para o post

Atualizando o caso, a peça chegou pro vendedor que encaminhou para o fornecedor dele na semana passada... Exatamente a alguns minutos atrás ele me mandou uma print que o fornecedor dele, vai estar enviando a placa para o fabricante e o período para um retorno é de 15 a 20 dias... Acredito que todos sabemos que é 95% de chance de eles alegarem que é problema meu e eu vou ter entrar na justiça, então vou tentar entrar em contato com o vendedor pra tentar tratar essa situação por agora...

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais