Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Frequência do processador sempre no máximo


CHONPS

Posts recomendados

Bom dia, boa tarde, boa noite, possuo um mas ryzen 3 2200g É fiz um leve overclock nele para 3.8ghz (frequência base dele 3.5 com turbo até 3.7) e quando eu mexo no multiplicador dele seja até mesmo para 3.7 ele opera somente nessa frequência e estou tendo problemas de aquecimento e gostaria de saber o por que disso. Se eu deixo em Auto como veio na motherboard ele oscila se eu mudo pra qualquer valor 37..38 ele opera sempre nessa frequência. Possuo uma placa-mãe asus tuf b350 plus camping.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 21/07/2018 às 01:23, CHONPS disse:

Bom dia, boa tarde, boa noite, possuo um mas ryzen 3 2200g É fiz um leve overclock nele para 3.8ghz (frequência base dele 3.5 com turbo até 3.7) e quando eu mexo no multiplicador dele seja até mesmo para 3.7 ele opera somente nessa frequência e estou tendo problemas de aquecimento e gostaria de saber o por que disso. Se eu deixo em Auto como veio na motherboard ele oscila se eu mudo pra qualquer valor 37..38 ele opera sempre nessa frequência. Possuo uma placa-mãe asus tuf b350 plus camping.

 

Bom dia, recomendo você assistir esse vídeo onde ele fala sobre as voltagens . Basicamente você tem que mexer no C-Stats Que vai decidir se é fixo onde seu processador sempre vai rodar em fullload ou no variável onde ele vai usar apenas quando precisar. Ele também fala das vantagens e desvantagens de usar..

 

 

Espero que eu tenha ajudado. Abraço. 

E

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Quando se altera o multiplicador, normalmente a placa-mãe desabilita todas as configurações de Pstate e relacionados - a única que fica ativa é o C States para economia de energia se já estiver ativa.
Para que se faça um overclock saudável, é necessário tensão manual pois se deixar em Auto, normalmente a tensão vai pros ares e isso acarreta em aquecimento anormal.

A frequência fixada não é problemática se a tensão estiver no mínimo estável, em termos de consumo de energia em idle/parado é quase a mesma que stock - ironicamente o overclock Idle do meu Ryzen 2700X (em 4.1GHz e 1.32v, 68W do PC) é menor que ele em stock (80W do PC) e alternando os estados sem parar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 13/08/2018 às 12:41, Mateus2 disse:

Quando se altera o multiplicador, normalmente a placa-mãe desabilita todas as configurações de Pstate e relacionados - a única que fica ativa é o C States para economia de energia se já estiver ativa.
Para que se faça um overclock saudável, é necessário tensão manual pois se deixar em Auto, normalmente a tensão vai pros ares e isso acarreta em aquecimento anormal.

A frequência fixada não é problemática se a tensão estiver no mínimo estável, em termos de consumo de energia em idle/parado é quase a mesma que stock - ironicamente o overclock Idle do meu Ryzen 2700X (em 4.1GHz e 1.32v, 68W do PC) é menor que ele em stock (80W do PC) e alternando os estados sem parar.

 

Deixa eu ver se entendi, no caso você colocou seu processador em OC com vcore de 1.32v e ele ficou com consumo de 68W que tecnicamente é menor que o consumo dele padrão de 80w(mais o tdp não é 105w)?? no caso o TDP do 2700x é 105w seria isso  que você esta se referindo tipo, um processador que consome mais por padrão, mas a pessoa colocando um vcore bom e ele fica estável é melhor ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O TDP só significa que o processador irá precisar de um dissipador que dissipe isso ou acima disso, em stock e em condições ideais. 

O consumo de energia real é o próprio TDP do instante, o 2700X em boas condições atinge até ~~130W de consumo em stock e isso é exatamente o que tem de ser dissipado - toda a energia se transforma em calor.

 

Existe uma técnica chamada power gating, em que se desliga pedaços do processador não utilizados no momento. Portanto nunca em idle irá consumir o valor do TDP.

 

E eu calculei o consumo do gabinete todo em 68W, ou seja RAM e tudo.

 

 

O fato do consumo ter diminuído aqui foi porque o PB2 exagera na tensão pra não dar tela azul, e quando tá usando pouco (Chrome no fórum) os clocks ficam altos e tensão lá pra 1.5v momentaneamente, a tecnologia está fazendo o que devia, só acho que deve dar pra melhorar muito ainda.

 

O PC em full load somente na CPU, consome em torno de 252W (252-65=187W possíveis indo pra CPU fora o extra de mantê-lo em idle), considere que há perda energética também na conversão de tensão do VRM e outros.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...