Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Há diferentes sockets LGA 775?


Posts recomendados

Recentemente comecei um curso de Hardware e o professor disse aos alunos que há o socket 775 (1ª Geração) que é compatível com Pentium 4 e Celeron D e que há o LGA 775 (2º Geração) que é compatível com Pentium 4, Celeron D, Pentium D, Pentium Dual Core, Pentium Core 2 Duo, Pentium Core 2 Quad.

Existe mesmo essas duas gerações ou o socket LGA 775 suporta todos estes e não há esta diferença?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não conheço sobre duas gerações do LGA 775. O que eu sei é que, como o socket durou por vários anos, placas-mãe muito antigas não eram compatíveis com versões de processadores com FSB maior ou mais novos. Mesmo que todos eles encaixassem no socket.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Math.Pi disse:

Não conheço sobre duas gerações do LGA 775. O que eu sei é que, como o socket durou por vários anos, placas-mãe muito antigas não eram compatíveis com versões de processadores com FSB maior ou mais novos. Mesmo que todos eles encaixassem no socket.

@Math.Pi Que interessante! Acho que seria isso. Vi aqui que o mesmo se aplica aos sockets 940 ou AM2 da AMD. Você sabe como descobrir se a Mb aceita a "1ª geração" ou a "2ª geração"?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imagino que o socket LGA775 seja único amigo, nunca vi isso de gerações diferentes. Talvez placas com esse socket mas com chipset muito antigo talvez só aceitem os Pentium 4/Celeron, os últimos lançados. Eu sei que tive um Core 2 Quad em 2008 com uma placa chipset Intel P35 + ICH9 (ponte norte e sul, respectivamente) e a mesma aceitava os últimos Pentium 4 e Celeron 775 naturalmente, além dos "novos" Core 2 Duo e Quad.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O 775 durou de alguns Pentium 4 (torradeiras, já que os primeiros eram soquete 478) até os Core 2 Quad de segunda geração, foram vários processadores diferentes, de arquiteturas e processos de fabricação diferentes, por isso tem várias famílias de chipsets para eles (umas 5, pelo menos, fazendo conta de padaria) e nem sempre a placa-mãe é compatível com o processador X ou Y.

 

Aí tem que ver caso a caso o suporte da placa-mãe, ou, se for daquelas genéricas ou de integradores (Dell, HP..) você pode se guiar pelo chipset e ver quais processadores outras placas-mãe com eles suportam.

 

Pra ajudar, ainda tinha chipset VIA, ATI e NVIDIA (se bobear, teve até SiS). ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, simforoso disse:

Imagino que o socket LGA775 seja único amigo, nunca vi isso de gerações diferentes. Talvez placas com esse socket mas com chipset muito antigo talvez só aceitem os Pentium 4/Celeron, os últimos lançados. Eu sei que tive um Core 2 Quad em 2008 com uma placa chipset Intel P35 + ICH9 (ponte norte e sul, respectivamente) e a mesma aceitava os últimos Pentium 4 e Celeron 775 naturalmente, além dos "novos" Core 2 Duo e Quad.

 

Abraços!

@simforoso Nesse seu computador, a placa-mãe aceitava qual memória RAM? Ela já aceitava DDR2?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, rodrigops disse:

@mortiferumdraco Nunca ouvi falar dessa divisão.

Que eu saiba, a diferença de suporte de processador e memória na plataforma 775 se dava pelo chipset da placa-mãe. No caso da memória, logicamente também pelo slot.

Talvez seja só uma divisão didática.

@rodrigops É, é o que eu penso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, mortiferumdraco disse:

@simforoso Nesse seu computador, a placa-mãe aceitava qual memória RAM? Ela já aceitava DDR2?

Era DDR2 amigo, 800MHz.... mas na época eu coloquei um kit 2x2GB DDR2-900MHz G.Skill Pi Black para instalar o "novo" Windows 7 Home Premium que havia recém comprado, na época da caixinha com os DVDs ainda, totalmente original (tanto que tive que fazer em 10x kkkk)... mas foi uma boa compra, isso que relatei aconteceu em 2009, em 2015 fiz a evolução gratuita para o Windows 10 Home x64, ou seja, tive 2 versões do Windows pelo preço de uma.

 

Mas isso já é assunto para outro tópico. Sobre a memória era DDR2 no meu caso, mas como os colegas falaram, teve LGA775 para Pentium 4 que usou DDR normal e algumas placas para Core 2 Duo/Quad tinham 3 slots de cada lado: 2 para DDR2 normal e um terceiro para as recém lançadas DDR3 que começavam a pipocar aqui e ali na época.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, mortiferumdraco disse:

@Evandro Então creio que o socket LGA 775 mais antigo só pegava DDR, já os mais novos pegavam até DDR3. Meu professor disse que dava pra se diferenciar pela memória RAM.

 

 

Não é crença amigo, eu estava lá, eu vi. :D

 

O 775 foi o último soquete onde a controladora de memórias estava no chipset e não integrada ao processador, ele foi sucedido pelos primeiros Core i*, que trazia este recurso (os AMD já usavam desde o 754, de antes de 2005).

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...