Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como calcular o valor RMS de uma onda retangular com 10% do ciclo ativo?


Posts recomendados

@aphawk

Paulo, fiz uma continha aqui: 16kHz de PWM  x 8 bits de resolução = 4MHz. Suponho ser essa a frequência do MCU que tá usando. Nessa frequência este método não te dará essa resposta nunca. Caso o projeto preveja o uso de um MCU de tão baixo custo e tiver que ter respostas de emergência, com um pino sobrando pode acionar por breve tempo um transistor que faça curto no capacitor. Pode também botar momentaneamente o PWM para 0% para acelerar essa resposta. Qualquer outra solução vai te sair mais caro que um MCU de maior clock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk

Paulo, no simulador deu uma resposta bem interessante. O primeiro estágio vai rápido mas com ripple elevado. O segundo mata o ripple, segue razoavelmente rápido o primeiro, demora um pouco mais para estabilizar mas essa lentidão só é sentida quando já se está muito próximo do valor final.

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, aphawk disse:

Imagine que eu tenho de reagir a algum evento em cerca de 100 milisegundos, ou seja, tenho de diminuir a tensão sobre o capacitor, de 3 para 0,5 Volt. 

No exemplo acima atingiu a variação de 90,8% em 3,33ms. O segundo estágio matou tão bem o ripple que vou fazer um teste com o primeiro mais rápido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk

Paulo, acho interessante esse filtro com vários estágios. Está me passando a impressão que se consegue melhores resultados quando os estágios são idênticos.

O legal desse simulador é a rapidez da simulação, a facilidade de se fazer alterações, pausar e continuar. Não é tão completo quanto outros mas para teste inicial é 10. Depois se confere os micro-detalhes com os melhores. Espero que essa referência não seja uma proteção contra curto, mas 1250us para 90% me parece uma boa resposta.

Teste: variação de 0 a 50% de 5V.

    us     Volts  %

  500   1,46   58,4

  750   1,85   74

1000   2,12   84,8

1250   2,25   90

1500   2,36   94,4

1750   2,41   96,4

2000   2,46   98,4

2500   2,48   99,2

3000   2,5   alvo com 20mVpp

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...