Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD 10Tera, usar como hd comum ou não ?


Posts recomendados

Olá, recentemente me surgiu a duvida de para que serve um hd em especifico e para que mais ele pode ser usado(deixarei o link do anuncio).

 

Enfim estive dando uma olhada em uns hds na pichau para comprar já que agora poderei fazer mais upgrades no meu pc já que consegui arrumar um emprego, e estive vendo em especifico o hd WD 10Tera purple.

 

Ai me surgiu a duvida: Posso usar esse HD para armazenar dados como fotos, vídeos e áudio por exemplo ?

 

Pegunto isso porque futuramente pretendo dar um up no meu pc e se possível planejo colocar pelo menos uns 2 hds desse de 10Tera já que também pretendo pagar um curso de produtor musical e quero ter um belo espaço para meus trabalhos musicais além de Youtube.

 

Vi em outro fórum dizendo que esse HD é mais usado em sistema de segurança e que no começo da vida do hd não precisava se preocupar com a confiabilidade do que é gravado nele, mas só futuramente que precisava se preocupar para não correr risco de perder algo, então aqui estou eu com minha duvida.

 

HD WESTERN DIGITAL 10TB PURPLE SURVEILLANCE HARD DRIVE, WD100PURZ < esse é o HD que penso em comprar futuramente para meus investimentos futuros.

 

Vale lembrar que hoje já possuo um hd de 1Tera, 1 de 500gb e 1 de 250gb, porém o de 1Tera é só para dados e está ótimo, mas penso em aumentar o espaço para conseguir guardar futuros conteúdos que poderei estar produzindo, além é claro de programas para não ter que instalar tudo novamente quando formatar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em geral HDs acima de 2TB são menos confiáveis devido alta densidade por prato, e os materiais de armazenamento trabalham próximos ao limite... no caso da linha purple ela é voltada a uso em DVRs e tem o desempenho capado pela ausência de suporte ao recurso NCQ, ou seja você terá um HD mais lerdo pra acessar dados aleatórios que seus HDs atuais, fora isso o HD não vai estragar ou queimar mais cedo apenas por ser usado em um desktop pra armazenar arquivos...

 

Se você pretende trabalhar com edição, seria recomendado ter um SSD pra manter copias dos arquivos de trabalho, carregar os arquivos que estão sendo editados diretamente de um HD sem NCQ vai atrasar muito seu trabalho...

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@F4b10 Obrigado pela ajuda caro amigo, de fato foi muito útil sua ajuda até mesmo explicando sobre o NCQ que não teria no hd e é realmente necessário para ajudar a ter agilidade.

 

De fato pensei mesmo em comprar ssd, por ser um investimento futuro tenho duvidas quanto a qual irei pegar, já pensei em pegar de 120, 250, 500 e até mesmo 1Tera, como tenho planos de trabalhar com edição de vídeos e produção musical então é bom ter um ssd bem espaçoso além de hd para cópia dos dados.

 

Quanto ao HD, vejo que é melhor comprar uma mobo com pelo menos 6 entradas satas e colocar 3 hds de 2TB para não ter que se preocupar com espaço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O WD Purple citado é um bom HD para armazenamento, mas só para isso. Para rodar o Windows, vai ser muito lento.

 

Aqui tenho 4 HDs da WD (2 Blue 4TB, 1 Red 4TB e 1 Red 6TB) todos com downloads e arquivos meus estocados. Geralmente ficam desligados, só ligo quando preciso de algo.

 

Para o Windows uso RAID-0 de SSDs. Já para meus downloads e acesso à arquivos grandes, comprei essa semana um HD Toshiba 5TB série X300 (7200RPM e 128MB de buffer - os WD são 5400rpm apenas e 64MB de buffer). Apesar do Toshiba ser mais barulhento e esquentar mais por ser 7200RPM, gostei do desempenho, gravo muita coisa em disco todos os dias, seja via download ou criados por mim mesmo e o HD está cumprindo muito bem sua tarefa.

 

Eu sei que a Toshiba tem dessa série X300 modelos de 4, 5, 6, 8 e se não me engano 10TB tb. Sugiro que dê uma olhada neles, são MUITO mais rápidos que o WD Purple, bem mais caros também, mas a longo prazo vale a pena.

 

Abraço, boa sorte!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@simforoso Obrigado por sua dica caro amigo.

 

Citação

Aqui tenho 4 HDs da WD (2 Blue 4TB, 1 Red 4TB e 1 Red 6TB) todos com downloads e arquivos meus estocados.

A minha ideia é praticamente a mesma, por isso pensei em usar 2 hd de 10TB e teria Windows no HD, já penso em investir em SSD.

 

Pensei no hd da WD de 10TB pensei mesmo em armazenar arquivos baixados e os que eu mesmo criar, além de possivelmente usar para jogos.

 

Citação

Para o Windows uso RAID-0 de SSDs. Já para meus downloads e acesso à arquivos grandes, comprei essa semana um HD Toshiba 5TB série X300 (7200RPM e 128MB de buffer - os WD são 5400rpm apenas e 64MB de buffer). Apesar do Toshiba ser mais barulhento e esquentar mais por ser 7200RPM, gostei do desempenho, gravo muita coisa em disco todos os dias, seja via download ou criados por mim mesmo e o HD está cumprindo muito bem sua tarefa.

Foi bom me alertar sobre o RPM, de fato pelo que vi tem mesmo os de 5400 RPM, e vendo por um lado isso é um pouquinho ruim para quem vai trabalhar com edições e precisa de armazenamento rápido.

 

Citação

 

Eu sei que a Toshiba tem dessa série X300 modelos de 4, 5, 6, 8 e se não me engano 10TB tb. Sugiro que dê uma olhada neles, são MUITO mais rápidos que o WD Purple, bem mais caros também, mas a longo prazo vale a pena.

Pesquisei sobre a série X300 da toshiba, de fato tem mesmo os hds de 10TB, infelizmente não achei o de 10TB na pichau e parece que não tem em nenhuma loja Brasileira, mas encontrei o de 5TB que já está ótimo até mesmo no fator preço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

@simforoso Obrigado por sua dica caro amigo.

 

 

Pesquisei sobre a série X300 da toshiba, de fato tem mesmo os hds de 10TB, infelizmente não achei o de 10TB na pichau e parece que não tem em nenhuma loja Brasileira, mas encontrei o de 5TB que já está ótimo até mesmo no fator preço

Sim, peguei o de 5TB X300 da Toshiba 7200RPM e 128MB buffer. Vais gostar se precisa de acesso rápido ao seu armazenamento, com leitura e escrita super altas para um HD. Fora que a Toshiba manda o HD numa caixa bem grande completamente protegido com espuma, se a caixa cair de 1,5m de altura no chão, NADA acontece com o HD. Já os WD que tenho aqui (4 HDs de 5400RPM), vieram só na embalagem anti estática padrão, tive que confiar na Kabum para acondicionarem os mesmos numa caixa maior com o máximo de plástico bolha e jornal possível. 

 

Já com a Toshiba não precisa ter toda essa preocupação. Eu ia pegar o de 8TB, mas era salgado demais. O de 5TB está ótimo por enquanto, estou no 5º HD já, está complicado, hehehe armazeno muita coisa que eu crio e baixo MUITA coisa todo dia, e fico fazendo upload depois, então sempre fica ocupando espaço e mais e mais HDs são necessários.

 

Mas recomendo mesmo o Toshiba X300. É meio barulhento quando o uTorrent está alocando espaço nele e esquenta um pouco mais que os WD, pelo fato dos outros serem de 5400RPM e o Toshiba ser 7200RPM. Mas nada que atrapalhe ou que faça ser uma má compra. Estou 101% satisfeito com o Toshiba X300 5TB. Tenho ele a uma semana creio eu e estou adorando. O acesso às diversas pastas que tenho com vários arquivos internos é quase instantânea, mais rápido do que isso só aqueles SSDs de 2TB (se eu fosse milionário para armazenar downloads e arquivos pessoais em SSD...eheheh :thumbsup:).

 

Abraço amigo, pode ir no Toshiba X300 que é tiro certo para seu uso que é bem parecido com o meu. Acesso intenso e imediato à arquivos grandes, maiores de 30GB muitas vezes. :thumbsup::thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...