Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
advtec

Caixa Staner 60 F/MI não "zera" a saída

Recommended Posts

Prezados, saudações.

Estou reparando uma caixa amplificada Staner 60 F/MI que foi ligada em 220V enquanto chaveada em 110V. A ponte retificadora, os transístores de potência de saída (um 2SC5198 e um 2SA1941)  queimaram e um transistor PNP (BC327) do controle de Bias também queimou. Foram trocados. Toda a placa foi revisada e não encontrei mais nada com problema. De fato, acabei trocando todos os transístores dela por novos. E fiz o mesmo em relação aos operacionais do pré amplificador, mesmo ante o fato de que estes são "protegidos" por diodos zener. Também troquei os zener. Entretanto, não consigo zerar a saída (ela não tem ajuste de 0V e nem de bias). Aliás, a saída está alta: com 40V, que é a tensão positiva da fonte, medida em relação a terra (comum) (a fonte é simétrica e o amplificador usa par complementar NPN - PNP). Para completar a dificuldade, não encontrei o esquema eletrônico desta caixa.

Como a saída não zera, eu removi os transístores de saída e notei que ainda há a mesma tensão na saída, o que me faz concluir que o transístor driver NPN está em condução. 

Estes testes e medições foram feitos sem sinal de entrada e sem alto falante na saída (e nem dá pra ligar ele mesmo, em razão desta tensão alta presente na saída).

Alguém já vivenciou algo parecido? Alguma sugestão? Alguém possui o esquema desta caixa?

Agradeço-vos, desde já.

Advtec.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Coloque um resistor de 10R como carga, e faça uma minuciosa análise nos resistores, deve ter algum aberto ai!...

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente ideia. Farei isso.

Obrigado.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá a todos.

Olá, BCP.

Revisei todos os resistores. Não há nenhum aberto.

Como mencionei no início deste tópico, troquei os transístores que se queimaram e, dentre eles, um dos que formam o par diferencial. De fato, aproveitei e troquei os dois (BC327). Sem sucesso na análise do circuito, voltei a atenção para o par diferencial novamente. Me certifiquei de comprar originais e troquei, novamente, os dois transístores. Problema resolvido. Saída em zero volt e sinal perfeito na saída.

Resolvido.

Bons trabalhos.

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Beleza @advtec! Que bom que descobriu a falha ai! Obrigado pelo retorno com a solução apresentada...

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×