Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Caixa Staner 60 F/MI não "zera" a saída


advtec

Posts recomendados

Prezados, saudações.

Estou reparando uma caixa amplificada Staner 60 F/MI que foi ligada em 220V enquanto chaveada em 110V. A ponte retificadora, os transístores de potência de saída (um 2SC5198 e um 2SA1941)  queimaram e um transistor PNP (BC327) do controle de Bias também queimou. Foram trocados. Toda a placa foi revisada e não encontrei mais nada com problema. De fato, acabei trocando todos os transístores dela por novos. E fiz o mesmo em relação aos operacionais do pré amplificador, mesmo ante o fato de que estes são "protegidos" por diodos zener. Também troquei os zener. Entretanto, não consigo zerar a saída (ela não tem ajuste de 0V e nem de bias). Aliás, a saída está alta: com 40V, que é a tensão positiva da fonte, medida em relação a terra (comum) (a fonte é simétrica e o amplificador usa par complementar NPN - PNP). Para completar a dificuldade, não encontrei o esquema eletrônico desta caixa.

Como a saída não zera, eu removi os transístores de saída e notei que ainda há a mesma tensão na saída, o que me faz concluir que o transístor driver NPN está em condução. 

Estes testes e medições foram feitos sem sinal de entrada e sem alto falante na saída (e nem dá pra ligar ele mesmo, em razão desta tensão alta presente na saída).

Alguém já vivenciou algo parecido? Alguma sugestão? Alguém possui o esquema desta caixa?

Agradeço-vos, desde já.

Advtec.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos.

Olá, BCP.

Revisei todos os resistores. Não há nenhum aberto.

Como mencionei no início deste tópico, troquei os transístores que se queimaram e, dentre eles, um dos que formam o par diferencial. De fato, aproveitei e troquei os dois (BC327). Sem sucesso na análise do circuito, voltei a atenção para o par diferencial novamente. Me certifiquei de comprar originais e troquei, novamente, os dois transístores. Problema resolvido. Saída em zero volt e sinal perfeito na saída.

Resolvido.

Bons trabalhos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...