Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Akasa Viper ou CM Masterfan Pro?


Posts recomendados

Olá, pessoal, tudo bem?

Estou pra comprar um gabinete novo e precisava de fans para ele, duas de 140mm para intake (frontais) e 2x 120mm para exaustão (uma no topo e o outra na parte de trás). Dei uma pesquisada e fiquei em dúvida entre o masterfan pro e o akasa viper. Vi pessoas falando muito bem dos dois... mas sempre falam que são um pouco barulhentos. Não me incomodo tanto com o barulho (a não ser que seja realmente alto), mas com certeza se tiver mais performance com menos barulho seria melhor. Queria saber se alguém tem ou já teve esses fans e qual a opinião de vocês em relação a performance x barulho. Sei que não dá pra confiar muito nas especificações dos fabricantes, então queria saber da opinião dos usuários mesmo.

 

Obs:

-no caso do master fan pro, pensei em usar o modelo air pressure pra intake e o air balance pra exaustão.

-pretendo controlar as fans por pwm, então se for possível configurar pra ter um fluxo de ar legal e baixo ruído seria ótimo.

-vou usar filtro de poeira nas fans frontais.

-o modelo do gabinete é o h200 da NZXT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pbarros ao invés do Viper 120 eu recomendo o Akasa Piranha (120mm). Mesmo fabricante, só que ele é mais silencioso, mais bonito e tem especificações praticamente iguais (acho que é um pouco melhor). 

 

Entre o Viper de 140 (eu tenho dois) e o CM de 140, uma coisa eu sei, o Viper é uma turbina. Duvido que o CM seja melhor rpm por rpm. 

 

Os da CM são melhores porque tem rotação maior. Se você quiser turbinar o gabinete (precisa de filtro, senão enche de poeira), compre os da CM. Se quiser um setup mais balanceado, os da Akasa são muito bons, muito bem acabados. Você sente na mão. Não conheço os da CM, mas a qualidade é pior, pois eu tenho o water cooler Masterliquid com esse tipo de fan.

 

Lembre também que tanto o Viper como o Piranha têm boa pressão. Não é igual ao CM Air Pressure, mas se deve mais a rotação do que ao desenho do fan em si. OU seja, rpm por rpm, talvez os Akasa sejam melhores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela dica!

 

Esse Piranha parece ser muito bom mesmo!

 

Realmente, o acabamento dos fans da CM parecem de qualidade duvidável. Vi alguns relatos de pessoas dizendo que as hélices raspavam no gabinete ou que prendiam e quebravam. Parece que esse design redondo é que o culpado. 

 

Não pretendo turbinar meu gabinete, mas como ele é itx, a placa de vídeo vai ficar muito próxima da fonte. O que me preocupa mais é garantir um bom fluxo de ar frio pra ela. Aqui vai um exemplo do quão perto fica: https://pcpartpicker.com/b/Rvmqqs

Se eu conseguir ter um bom fluxo de ar com um silêncio razoável tá ótimo. Provavelmente vou estar usando as fans em 50% e aumentar pra 100% só em casos de necessidade. 

 

Você tem outras fans que recomendaria, mais ou menos na mesma faixa de preço? Pode até ser um pouquinho mais caras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pbarros acho que só esses mesmo. A Corsair tem fans de 2400rpm que parecem ser bons, mas são caros. Dê uma procurada no site. Acho que tem de 120 e 140mm. São com led, mas não sei se tem sem led. Só confirme se é de 4 pinos (para você poder controlar). Acho que o de 2400rpm é. Acho que tem um de 2000rpm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...