Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Projeto com Transistor para luz rítmica


Posts recomendados

Pessoal, pretendo montar esse esquema que peguei na internet, e fiz algumas modificações. Gostaria que algum de vocês olhassem, e me dessem algumas ideias.

Na verdade o original vinha com leds, e com o cabo mono, porém quero usar uma fita de led, e o cabo eu tenho só o stereo.5b565bc546fe5_SemLSDS.png.16246da0d73ec50dcb085975c621f0e4.png

O que acham? É que penso que o cabo mono não vai funcionar em meu pc/celular. Caso concordem com o esquema, peço que comentem algo. Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá uma zona esse desenho, não dá para saber quem é o positivo e o negativo da bateria assim como o positivo e o negativo da fita de led.

adicionado 10 minutos depois

Sem título.png

adicionado 13 minutos depois

Apenas tenho dúvidas se esse transistor vai fazer o serviço. Mesmo sendo de alta potência o ganho é baixo. Não se esqueça de colocar um dissipador de calor nesse transistor, vai aquecer um bocado.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Tá uma zona esse desenho, não dá para saber quem é o positivo e o negativo da bateria assim como o positivo e o negativo da fita de led.

adicionado 10 minutos depois

Sem título.png

adicionado 13 minutos depois

Apenas tenho dúvidas se esse transistor vai fazer o serviço. Mesmo sendo de alta potência o ganho é baixo. Não se esqueça de colocar um dissipador de calor nesse transistor, vai aquecer um bocado.

Realmente vi que fiz um desenho bem feinho rsrsrs. Mas ainda fiquei na duvida entre o cabo p2 stereo ou mono, e entre o tip31 e tip41

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O TIP41 tem um ganho maior, será melhor para ti. Não ligue caso apareça uma letra depois, se refere a tensão máxima. Sem letra é 40V, A=60V, B= 80V, C=100V.

P1 ou P2: Se for capturar o áudio de um aparelho estéreo o recomendado é que use o P2, mas que aproveite apenas 1 canal para a luz rítmica, tal qual está no desenho.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, Gustavo Bauer disse:

Deu certo com a fita de led, e o cabo stereo e o tip31/41. E tem algum componente que eu posso colocar no lugar do tip 31, para utilizar na tomada de 220v, tipo para colocar uma lâmpada de 220v piscando no lugar da fita de led de 12v? Tenho o Tip31C e o Tip41C

Aí a coisa é diferente, precisa de alguma coisa mais elaborada. 

Algo com transformadores, triac, opto acoplador e por aí vai... 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, segui esse esquema e deu certo, ligando no computador funcionou perfeitamente, porém no computador preciso deixar todos os volumes no máximo e abaixar na caixa de som. E queria utilizar esse circuito no celular mas no meu celular as luzes não acendem/piscam, o que será que posso fazer? Obs: Liguei o cabo p2 na saída do fone do celular/computador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Gustavo Bauer disse:

Pessoal, segui esse esquema e deu certo, ligando no computador funcionou perfeitamente, porém no computador preciso deixar todos os volumes no máximo e abaixar na caixa de som.

Isso acontece porque o transistor só satura com tensões a partir de 0,6V. No PC até se consegue esse valor, no celular não.

3 horas atrás, Gustavo Bauer disse:

E queria utilizar esse circuito no celular mas no meu celular as luzes não acendem/piscam, o que será que posso fazer?

Precisa de um circuito melhor aos moldes de um amplificador que já deixa o transistor polarizado, assim um mínimo valor já faz o transistor saturar.

Veja esse amplificador de áudio por exemplo, colocando os Leds no lugar do alto falante terá o resultado que quer:

imagem6.png

Pode colocar o TIP31 aí e ligar em 12V

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Mestre88 disse:

Isso acontece porque o transistor só satura com tensões a partir de 0,6V. No PC até se consegue esse valor, no celular não.

Precisa de um circuito melhor aos moldes de um amplificador que já deixa o transistor polarizado, assim um mínimo valor já faz o transistor saturar.

Veja esse amplificador de áudio por exemplo, colocando os Leds no lugar do alto falante terá o resultado que quer:

imagem6.png

Pode colocar o TIP31 aí e ligar em 12V

Na verdade como não possuo conhecimento em eletrônica não consegui entender direito, mas mesmo assim vou tentar fazer, creio que a pior parte é saber as pontas dos transistores. Vou tentar fazer o seguinte, vou começar a desenhar esse esquema e pedir algumas coisas para vocês me auxiliarem, por exemplo o que significa um capacitor C1/C2/C3, e os resistores R1/R2/R3?  E no caso desse "desenho", no lado esquerdo em entrada seria o plug p2, e nas extremidades esquerdas seriam onde eu ligaria os 12V da fita de led?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Gustavo Bauer disse:

creio que a pior parte é saber as pontas dos transistores.

Isso se pesquisa no Google, até a gente que está acostumado faz isso, sempre nos deparamos com um componente diferente.

24 minutos atrás, Gustavo Bauer disse:

por exemplo o que significa um capacitor C1/C2/C3

São apenas capacitores comuns com seus devidos valores, costumam fazer isso em esquemas pra ficar fácil a localização. Pois na placa não vem o valor. O que realmente importa é que são de 1uF, 470uF e 12nF.

Resistores a mesma coisa, importante são os valores de 1k, 47k e 10R.

29 minutos atrás, Gustavo Bauer disse:

E no caso desse "desenho", no lado esquerdo em entrada seria o plug p2

Exato.

29 minutos atrás, Gustavo Bauer disse:

e nas extremidades esquerdas seriam onde eu ligaria os 12V da fita de led?

Os 12V vão aonde se tem o + e o -.

A fita de Led vai no lugar do Alto Falante com o negativo ligado no coletor do transistor.

O resistor de 10R, apesar de não estar escrito é de 1/2W ou mais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado, vou comprar os componentes necessários e tentar fazer. Mas ele aguenta 12v? Será que posso colocar um microfone no lugar do cabo p2? Os resistores não interfere a ordem que eu colocar né? E os capacitores, quando possuem duas barrinhas pretas seria que não interfere a polaridade, e com uma preta e branca interfere?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Gustavo Bauer disse:

Mas ele aguenta 12v?

Sim, nunca testei com leds, mas com caixas acústicas funcionou. Até usei o TIP41.

5 minutos atrás, Gustavo Bauer disse:

Será que posso colocar um microfone no lugar do cabo p2?

Não sei, nunca liguei microfone. Apenas fontes de sinal ativas como radinhos ou celular.

6 minutos atrás, Gustavo Bauer disse:

Os resistores não interfere a ordem que eu colocar né?

Se fala de polaridade, tanto faz. O importante é o valor e fique atento ao de 10R que é de 1/2W, se for menos queima.

 

8 minutos atrás, Gustavo Bauer disse:

E os capacitores, quando possuem duas barrinhas pretas seria que não interfere a polaridade, e com uma preta e branca interfere?

Isso aí.

O capacitor C3 de 1uF pode ser o eletrolítico comum com polaridade caso não encontre pra comprar o de poliéster sem polaridade.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora acabou de dar um probleminha, pois não encontrei alguns componentes, seria possível substitui-los? 

Os componentes que faltam:                                                                                                                                     Resistor de 1k( tem de 1k2, 1k8)

Resistor de 1/2W (Tem de 1/4W, 2W, 3W)

Capacitor 12nF não encontrei com nF só com uF

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Gustavo Bauer disse:

Resistor de 1k( tem de 1k2, 1k8)

Pode ser de 820R, é melhor caso use o TIP41. Se não tiver também, coloca 1k2 com o TIP31. 

6 horas atrás, Gustavo Bauer disse:

Resistor de 1/2W (Tem de 1/4W, 2W, 3W

Sendo de 10R, pode ser o de 2W.

 

O capacitor de 12nF pode deixar sem que funciona. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 horas atrás, Mestre88 disse:

Pode ser de 820R, é melhor caso use o TIP41. Se não tiver também, coloca 1k2 com o TIP31. 

Mas entre o TIP31 E TIP41 tem um deles que é melhor? Pois tenho os dois

 

18 horas atrás, Mestre88 disse:

Sendo de 10R, pode ser o de 2W.

Ok, se for de 3W também funciona né?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E só mais uma duvida para fechar, se colocar um alto falante, de 8ohmns como do projeto original, aonde eu coloco o potenciômetro do volume? E quantos K terá o potenciômetro ?

E no lugar do capacitor de 12nf consegui um de poliéster de 10nf (ele tem marcado 103K/250V), pode ser esse? 

E ainda no plug p2, posso inverter as ordens dos fios?

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/08/2018 às 16:41, Gustavo Bauer disse:

E só mais uma duvida para fechar, se colocar um alto falante, de 8ohmns como do projeto original, aonde eu coloco o potenciômetro do volume?

Ali onde está escrito entrada. Com o pino do meio ligado no capacitor, um dos pinos ligado no negativo e o outro ligado do positivo do P2. A malha no P2 ligada ao negativo também.

Em 01/08/2018 às 16:41, Gustavo Bauer disse:

E quantos K terá o potenciômetro ?

10k, 50k ou qualquer valor intermediário.

Em 01/08/2018 às 16:41, Gustavo Bauer disse:

E no lugar do capacitor de 12nf consegui um de poliéster de 10nf (ele tem marcado 103K/250V), pode ser esse?

Pode.

Em 01/08/2018 às 16:41, Gustavo Bauer disse:

E ainda no plug p2, posso inverter as ordens dos fios?

Não. Assim como aparece no diagrama a parte de fora de um plugue é sempre o negativo.

9 horas atrás, Gustavo Bauer disse:

Até quantos amperes posso colocar?

Ampéres de que?

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Mestre88 disse:

Não. Assim como aparece no diagrama a parte de fora de um plugue é sempre o negativo.

Caso for invertido só não funcionara ou poderá queimar algum componente?

11 horas atrás, Mestre88 disse:

Ampéres de que?

 

A corrente máxima que posso colocar no circuito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Gustavo Bauer disse:

Caso for invertido só não funcionara ou poderá queimar algum componente?

Pode acontecer as duas coisas, depende de como está ligado e de que esteja usando como fonte de sinal. 

10 minutos atrás, Gustavo Bauer disse:

A corrente máxima que posso colocar no circuito?

Em elétrica se preocupa com a corrente mínima, nesse caso aí se for menos que 300mA não funciona legal. 

Pode ser qualquer fonte de 12V que tenha corrente acima disso aí. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Gustavo Bauer disse:

Quantos volts sera que vai em um alto falante de 8ohmns e 0,5W? 

2 volts. 

20 minutos atrás, Gustavo Bauer disse:

Será que posso ligar esse sistema em uma caixa de som uns 7ohmns e uns 40W?

Pode ligar o alto falante que quiser. 

Esse circuito eu montei na época que estava aprendendo eletrônica, eu ligava nele um alto falante de 4ohms e 150W, o que torna um desperdício já que a potência máxima será aquela que vem do amplificador que nesse caso não passa de 2W. 

Naquela época eu não sabia disso ainda, o que eu quero dizer é que tanto faz um alto falante de 2W ou de 100 que o volume é o mesmo. 

Só muda quando temos um amplificador a altura do alto falante. 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, não sei o que que eu fiz, mas não funcionou... 

Fiz igual ao esquema, porém o led fica aceso direto, pois os dois polos do led e da fonte de 12 v, ficam na mesma linha, sendo que o negativo tem um capacitor de poliéster entre eles, e o positivo fica junto ao do led...

Sem título.png

adicionado 1 minuto depois

Para os transistores usei esses esquemas.

 

transistores.JPG

tip41-pinout.jpg

BC548-Transistor-Pinout.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...