Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalação de fan cooler


Posts recomendados

Bom, não tenho nenhuma experiência com montagem, pretendo montar meu PC sozinho, com informações que adquiri na internet, porém há algo que não me sinto seguro, em relação aos coolers, aqueles que vão no gabinete.

 

Qual o processo de instalação? 
Onde ligo? placa-mãe? Fonte?

Caso eu queira um cooler RGB, como irá funcionar o sistema RGB, como mudar de cor? Processo de instalação diferente?

 

Gabinete que pretendo comprar: Mesh Gear Locana RGB (Vem com 3 fans RGB com controle)

 

Lembrando, não tenho muita experiência, se puder explicar o melhor possível eu agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@zGlatic

Qual o processo de instalação? 

Quatro parafusos em local específico do gabinete para eles. Os da frente na posição para puxar o ar pra dentro do gabinete e o de trás para fora. Geralmente tem uma seta na lateral do fan indicando o sentido do fluxo de ar nele.

 

image.png.5d6c7d89b9fe541397aff7914bf784c1.png

 

Tem fans que vão na fonte outros na placa-mãe. Depende do conector que vem nele (em alguns vem ambos).

Os mais simples vão na fonte direto, mas não há controle de rotação, assim o PC fica mais barulhento e junta mais poeira.

Esse conector da fonte se chama molex:

image.png.c855bfc9ff81eb5a8b6c995fe0b00d4b.png

 

O conector de placa-mãe é bem menor, há o de 3 e 4 pinos. O de 4 pinos é melhor porque tem PWM. Sua placa-mãe aceitará ambos.

image.png.fa8b743c64de15b2a45238119781717f.png

 

Quanto ao RGB, depende muito do fabricante e modelo.

Mas daí eles vem com um controlador próprio, tipo isto:

image.png.e0832d2ce95e5dbfb9c5d644bcc689ba.png

Daí vai conectando os fans aí. Mas no caso do controlador depende muito da marca, as vezes nem outro fan você consegue colocar nele pois o conector pode ser diferente.