Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Samsung Np670z5e com problemas


Hasgath

Posts recomendados

Ola amigos. Possuo um notebook Samsung ativ book np670z5e. A duas semanas ele deu a mensagem de "erro ao acessar sua conta Microsoft" e logou um usuário provisório. Como era tarde eu coloquei em modo de suspensão e no dia seguinte, fui usar novamente para tentar resolver e ele deu tela azul, reiníciou e passou a dar erro e abrir a tela de recovery. Mas não conseguia recuperar, ele travava durante o processo. Fiz 4 tentativas de recuperação e na 4 ele passou a ter problemas de bot. Esgotei meu pequeno conhecimento aqui e resolvi levar a um técnico, que diagnósticou corrupção de setores no HD. Tentamos recuperar mas não funcionou. Ele me aconselhou a trocar o hd. Mas eu estava achando estranho e resolvi testar antes. Peguei um HD emprestado, instalei e formatei. O note funcionou 2h e congelou o Windows. Depois disso o tempo de funcionamento foi caindo. No momento ele esta ou congelando no login do Windows ou dando erro ao localizar o disco para o boot. Começo a suspeitar que meu problema pode ser algo fatal, mas gostaria de testar ideias de solução que vocês possam ter aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Hasgath

 

Congelamentos aleatórios podem estar associados a problemas de temperatura ou de memória. Seria bom testar outros pentes de memória ou possível mau contato causado por oxidação nos terminais de contato.

 

Mas caso esse HD sabidamente bom não esteja sendo detectado corretamente, talvez até mesmo "sumindo" da lista de discos na BIOS/SETUP, também há a possibilidade de ser um defeito no conector SATA do Notebook. Se não me engano, neste modelo utiliza-se um cabo flat que liga o conector SATA à placa-mãe. Pode ser isso também.

 

Sugestão: instalar um sistema operacional em live-USB ou live-CD, fazer o boot através dele e ver como o notebook se comporta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Viny , também estou suspeitando do cabo flat (sim ele é ligado por um), mas como não tenho equipamentos e nem conhecimento para testar, pensei em tentar uma limpeza dos conectores. Obrigado pelas sugestões.

 

Atualmente ele exibe a mensagem "All boot options are tried. Press <f4> hey to recover with factory using recovery or any other keys for next boot loop iteration" e sim, o HD sumiu da lista da bios. Na verdade a lista esta vazia.

 

No recover, pede para logar minha conta, mas não reconhece a senha, ao reiniciar ele chega na tela de login do windows e ao digitar o PIN ele trava na inicialização e ao reinicia-lo o processo recomeça.

adicionado 2 minutos depois

Pergunto: Seria possível ter ocorrido oxidação nos contatos, devido a morar no litoral de SC? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se o HD está sumindo da lista no SETUP, ou o HD está com sua placa lógica comprometida ou a porta SATA do notebook está com mau contato ou em mau estado. O que parece é que há uma intermitência, indicando que o HD está com problemas de energia ou acesso a dados.
 

Como você sabe que o HD está bom, e se ele "perde a conexão" mesmo antes de chegar ao sistema operacional, então muito provavelmente está havendo o defeito no flat, ou na prória porta SATA. Ou ainda, numa hipótese mais remota, há defeito na placa-mãe e no fornecimento de energia ao HD, neste caso sendo necessário efetuar as devidas medições eletrônicas na placa.

 

Sem dúvida, morar em locais úmidos faz com que a camada de óxido que se forma em torno dos metais dos conectores se formem com mais frequência. Morei no litoral por mais de 20 anos e sei como é. Alguns até utilizam silica gel acondicionado de forma segura dentro dos gabinetes para minimizar o efeito da umidade.

 

Eu faria o teste de um sistema operacional via live-USB ou live-CD, só para "isolar o problema" e confirmar o diagnóstico de que o defeito não tem a ver com outros itens de hardware, em seguida, providenciando a verificação do flat e limpeza dos contatos SATA.

 

Por garantia, também é bom verificar se a opção de Legacy ou UEFI está escolhida corretamente no SETUP, bem como talvez restaurar as configurações de fábrica no mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...