Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
Flavia Dutra

Boletim 1.716 – 13/07/2018

Recommended Posts

Boletim 1.716 – 13/07/2018
Boletim 1.716 – 13/07/2018
Editado por Flavia Dutra
Enviado para
Proibido Copiar ou Republicar


Índice

 

1. Artigos da Semana

2. Multilaser é acusada de vender o smartphone MS50s com vírus

3. Anatel anuncia adiantamento do bloqueio de smarphones piratas no Rio de Janeiro

4. Fabricante chinesa inicia a produção de processadores AMD Zen

5. Samsung inicia produção em massa de chips de memória V-NAND de 5ª geração

6. Pesquisa revela que 72% dos brasileiros se comunicam através de chamadas de vídeo

 

1. Artigos da Semana

 

Qual a influência da temperatura ambiente no desempenho de um cooler?

Qual o melhor SSD de 120 GiB do mercado? - julho/2018

Influência da velocidade da memória no Ryzen 7 2700X

 

2. Multilaser é acusada de vender o smartphone MS50s com vírus

 

Conforme a empresa de segurança Upstream, a companhia brasileira Multilaser estaria vendendo smartphones com um malware instalado, principalmente no modelo MS50s.

 

As informações indicam que o vírus tenta fraudar transações online e gera cobranças em nome do usuário diretamente em sua fatura de telefonia móvel ou inscreve o usuário em serviços indesejados, em caso de linhas pré-pagas.

 

Ainda de acordo com as informações, no aparelho MS50s o malware estaria disfarçado de “Multilaser Update”, porém na lista de processos do Android o nome verdadeiro é “com.rock.gota”. Para desinstalar o malware, o usuário deve ter acesso ao Root.

 

Além disso, especialistas Upstream identificaram que assim que o smartphone é ligado, começa a comunicação de forma criptografa com um servidor da Gmobi (atual esquema de atualizações da Multilaser) e pacotes de propaganda são baixados, que são usados para fraudar outros anúncios na internet ou mesmo no software do próprio aparelho.

 

Em um comunicado, a Multilaser negou que o dispositivo MS50s tenha um vírus instalado. No entanto, a empresa comentou que há a possibilidade de um hacker ter invadido os sistemas da Gmobi e roubado dados de usuários do smartphone, bem como IMEI e localização obtida por Wi-Fi.

 

O porta-voz da Multilaser revelou ainda que a empresa planeja abandonar o Gmobi, que está sendo substituído pela solução do Google. Com isso, o MS50s receberá automaticamente uma atualização de sistema para entrar na padronização do restante da linha de smartphones.  

 

3. Anatel anuncia adiantamento do bloqueio de smarphones piratas no Rio de Janeiro

 

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) informou que adiantará o cronograma de bloqueio de telefones celulares piratas no estado do Rio de Janeiro. O início do bloqueio seria em 2019, mas a agência decidiu, após solicitação do Gabinete de Intervenção Federal, que a ação começará no dia 8 de dezembro deste ano.  

 

Até o momento, o bloqueio de smartphones ilegais já aconteceu em Goiás e no Distrito Federal. E a partir do dia 23 de setembro de 2018, as notificações de bloqueio acontecerão nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins. Contudo, somente smartphones e celulares ativados a partir dessa data serão afetados.

 

Telefones celulares piratas são aparelhos com número de IMEI (International Mobile Equipment Identity, ou identidade internacional de equipamento móvel) inválido ou clonado. Esses dispositivos não seguem padrões mundiais técnicos e, de acordo com as operadoras, interferem na qualidade do sinal das redes.

 

Os consumidores que quiserem descobrir se eu dispositivo é pirata devem acessar o site https://www.consultaserialaparelho.com.br/public-web/error.seam?cid=171446 e consultar o número do IMEI. Para descobrir o IMEI do celular, basta discar *#06#.

 

4. Fabricante chinesa inicia a produção de processadores AMD Zen


A Hygon, fabricante chinesa de processadores, anunciou o início da produção de chips x86 chamados Dhyana, baseados na microarquitetura Zen da AMD.

 

De acordo com informações, essa produção é viável graças a um licenciamento de propriedade intelectual entre companhias chinesas e a AMD. O negócio permite que as empresas parceiras na China comercializem seus próprios processadores customizados somente para o mercado de servidores chineses.

 

Com o negócio, o governo chinês terá maior controle sobre o fornecimento e o preço dos chips.

 

O acordo de licenciamento aconteceu em 2016 e rendeu US$ 293 milhões para AMD, além de royalties em cima das vendas dos próximos anos.

 

5. Samsung inicia produção em massa de chips de memória V-NAND de 5ª geração

 

A Samsung anunciou o início da fabricação em massa dos chips de memória V-NAND de quinta geração, os primeiros a usar a interface Toggle DDR 4.0 com velocidades de transferência de até 1,4 Gbps.

 

Conforme Kye Hyun Kyung, vice-presidente de produtos flash da Samsung, os novos chips têm melhoria de 30% na latência de escrita, com latência de 500 μs, tensão de operação de 1.2 V e trazem mais de 90 camadas de células, empilhadas em estrutura de pirâmide e organizadas em mais de 85 bilhões de células "charge trap flash" (CTF). 

 

Kyung comentou ainda que em adição aos avanços de ponta, a empresa está se preparando para introduzir ofertas de 1 TiB e quad-level cell (QLC) para a linha V-NAND, que continuarão a dirigir o ritmo das soluções de memória NAND de próxima geração através do mercado global.

 

6. Pesquisa revela que 72% dos brasileiros se comunicam através de chamadas de vídeo


Relatório Digital Consumer Insights 2018, realizado pela empresa Ovum, que avalia o comportamento dos consumidores de tecnologia, revelou que 72% dos brasileiros fizeram pelo menos uma chamada de vídeo através de smarphones no último mês.

 

A pesquisa mostra ainda que na China, 76% dos usuários realizaram chamadas de vídeo em junho deste ano. Na África do Sul esse valor chega aos 65%, nos Estados Unidos, 47%, e no Reino Unido, 43%.

 

Já as chamadas de voz na China atingem 61% da população, seguida de 53% no Brasil, 44% na África do Sul, 33% no Reino Unido e 32% nos Estados Unidos.     

 

Diante dos dados, a Ovum comentou que para as operadoras, o fato de os consumidores preferirem usar chamadas de vídeo, faz com que elas percam receitas oriundas das ligações convencionais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×