Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
pedromg11

Indutor SMD em circuito de RF

Recommended Posts

Olá, boa tarde! estou montando um circuito de RF e tem um indutor no circuito, minha duvida é: posso usar um indutor smd do tipo 0805 ao invés de enrolar uma bobina de núcleo de ar como geralmente e feito ? o esquema que eu to montando é esse

mini-transmissor-de-FM.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O circuito postado é sintonizado por um capacitor variável e por uma bobina com derivação. Você pode ajustar esses valores e depois montar um novo tanque LC com indutores SMD em série, reconectando a antena entre eles F5Rua4D.gif.

 

 

 

Fora isso, atente a mudanças no fator de qualidade Q do tanque ressonante e seu circuito deverá funcionar sem problemas.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por que esses tipos de circuito não utiliza indutores smd ? 

modulo-rf-433mhz-transmissor-receptor-arduino-pic-D_NQ_NP_463905-MLB25076895757_092016-F.jpg

adicionado 6 minutos depois

o indutor que eu vou usar é desse tipo 

vai funcionar ?

download.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Custo e perdas. A utilização de núcleos aumenta a eficiência das espiras, isto é, menos espiras para a mesma indutância, mas nada é gratuito. Ganha-se de um lado e perde-se de outro. Dependendo da frequência o núcleo de ar tem seus encantos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@pedromg11

 

 

Por nenhuma razão especial, já que o importante para os cálculos do tanque LC é o valor da indutância como fator de proporcionalidade. Existem módulos de RF no mercado aplicando indutores SMD com alto fator de qualidade Q GbhmuXl.gif.

 

 

 

Agora, por mais usual que o núcleo de ar seja em alta frequência, essas bobinas de fio fazem acoplamentos magnéticos no ar, dificultando a construção de simples divisores indutivos ! O ideal é que a derivação no tanque LC tenha um destes comportamentos F5Rua4D.gif:

 

 

 

pAOqIEz.gif

 

 

 

Notou que as bobinas do módulo RF à esquerda da figura que você postou estão dispostas em 90º de ângulo ? Isso foi intencional para considerar somente autoindutâncias (individuais das bobinas) dentro do circuito elétrico, evitando qualquer indutância mútua por acoplamento no ar.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi, obrigado por tirarem essa minha duvida cruel kkk valeu 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×