Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Indutor SMD em circuito de RF


pedromg11

Posts recomendados

O circuito postado é sintonizado por um capacitor variável e por uma bobina com derivação. Você pode ajustar esses valores e depois montar um novo tanque LC com indutores SMD em série, reconectando a antena entre eles F5Rua4D.gif.

 

 

 

Fora isso, atente a mudanças no fator de qualidade Q do tanque ressonante e seu circuito deverá funcionar sem problemas.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@pedromg11

 

 

Por nenhuma razão especial, já que o importante para os cálculos do tanque LC é o valor da indutância como fator de proporcionalidade. Existem módulos de RF no mercado aplicando indutores SMD com alto fator de qualidade Q GbhmuXl.gif.

 

 

 

Agora, por mais usual que o núcleo de ar seja em alta frequência, essas bobinas de fio fazem acoplamentos magnéticos no ar, dificultando a construção de simples divisores indutivos ! O ideal é que a derivação no tanque LC tenha um destes comportamentos F5Rua4D.gif:

 

 

 

pAOqIEz.gif

 

 

 

Notou que as bobinas do módulo RF à esquerda da figura que você postou estão dispostas em 90º de ângulo ? Isso foi intencional para considerar somente autoindutâncias (individuais das bobinas) dentro do circuito elétrico, evitando qualquer indutância mútua por acoplamento no ar.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...