Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito carregador de bateria de furadeira


Posts recomendados

Boa tarde, hoje um parente me apareceu com um carergador de bateria de furadeira que não funciona (povo aqui acha que só porque eu conserto placa-mãe de pc eu também conserto literalmente qualquer eletrônico ou eletrodoméstico) e tinha alguns componentes torrados mas mesmo após a substituição continuou sem funcionar. O resistor R3 estava totalmente carbonizado (montei o circuito num simulador, fotos em anexo) então coloquei um de 1k no lugar, o diodo e o tiristor também estão com marcas escuras na pcb mas testei eles fora da placa e estão ok.

Minha pergunta é: essa fonte usa tensão AC ou DC? Porque não vejo como isso funcionaria em DC já que o Q1 tem tensão no coletor mas não tem na base e esse carregador veio sem fonte então não tenho como saber. Segunda pergunta: a bateria da furadeira tem 3 terminais, positivo (fio vermelho do carregador), negativo (fio preto) e um fio amarelho no meio, pra que serve esse terceiro fio?

 

 

fonte.png

P_20180724_174015.jpg

P_20180724_155208.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo sem ter entendido esses 3 fios coloridos, uma coisa deu para perceber: essa placa / circuito ´pertence ao indicador de carga. Olhando para os valores envolvidos não há circulação de corrente suficiente para carregar o que quer que seja, apenas para o acendimento do led.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...