Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a potencia dos resistores desse esquema?


Posts recomendados

Este esquema foi discutido e alterado em outro tópico, ficou realmente muito bem explicado, mas agora quero construir um fonte variável com essa, mas vou aumentar a tensão de saída para 30V com um corrente de 3A, para usar somente um transistor de bypass. É a primeira vez que faço pergunta, então não sei se fiz certo, desde já, agradeço

post-692959-13884958054694.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado por responder. Mas como vcs chegou a esses valores?

@aphawk

3 horas atrás, Cristhyan Silva disse:

Este esquema foi discutido e alterado em outro tópico, ficou realmente muito bem explicado, mas agora quero construir um fonte variável com essa, mas vou aumentar a tensão de saída para 30V com um corrente de 3A, para usar somente um transistor de bypass. É a primeira vez que faço pergunta, então não sei se fiz certo, desde já, agradeço

post-692959-13884958054694.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Cristhyan Silva ,

 

Una análise rápida supondo sempre o pior caso...

 

Por exemplo, o resistor de 0.22 ohm :

 

voce disse que vai ter apenas um.

Imagino o pior caso, que seria a fonte fornecendo 3A, e que toda essa corrente seja fornecida através do transistor 2N3055 : essa corrente vai passar pelo resistor de 0,22 . 

Da velha lei de ohm :

P= R x I x I  = 0,22 x 3 x 3 = 1,98 watts. 

 

2W até daria, mas eu sempre gosto de usar um acima do mínimo para garantir, então falei para você usar 3 watts.

 

Agora, o de 1 ohm :

 

O pior caso é o regulador fornecer 1A de corrente e o transistor fornecer os outros 2A, nesse caso os 1A passam pelo resistor. A mesma equação usada acima fornece P = 1 x 1 x 1 = 1 Watt.

 

Novamente 1 Watt até daria, mas te indiquei 2 Watts por segurança.

 

Paulo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...