Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mini sistem AIWA NSX-990 com chiado em CD e AUX


Zeca_PR

Posts recomendados

Pessoal, possuo um mini sistem Aiwa NSX-990 comprado no Paraguai em 1992, era de um primo meu e agora está comigo. Ele está funcionando em tudo, porém com um problema que é o seguinte: Se boto ele no modo TAPE, sem rodar nenhuma fita e aumentar o volume no máximo eu não escuto absolutamente nada nas caixas de som, só vai sair som nelas se eu der play em alguma fita. Isso é absolutamente normal. Agora, se boto o aparelho no modo CD por exemplo e sem rodar nenhum cd eu aumentar o volume no máximo eu escuto um chiado nas caixas de som e também em volume baixo o som da rádio, ou seja, parece que está vazando o som da rádio. Na verdade a partir da posição de 9 horas (comparando com os ponteiros de um relógio) o chiado aparece nas caixas de som. O correto é que sem rodar nenhum cd ao aumentar o volume no máximo também não deveria sair som algum nas caixas, a não ser que eu desse play em algum cd. O mesmo problema acontece no modo AUX, só deveria sair som nas caixas se eu desse play no aparelho conectado a essa entrada. Pelo menos é assim que eu penso. Esse problema não afeta a reprodução do cd ele funciona normalmente e a entrada aux também funciona normalmente, mas acho que esse chiado não deveria ocorrer. Pelo menos esse "vazamento" do som da rádio tanto no modo CD quanto no modo AUX não deveria acontecer. Se o rádio estava sintonizado numa determinada emissora de am é o som desta que sai, se estava em fm é o som da rádio desta faixa que sai. Ou seja, vaza o som da emissora que estava sintonizada antes de deu mudar de modo no aparelho. O curioso é que se giro o botão de volume no modo CD o chiado some por um instante, mas volta. é como se tivesse uma espécie de mute automático que não funciona direito ou uma espécie de squelch automático. No restante o aparelho está funcionando perfeitamente. Outra coisa: Não sei se isso que relatei é um defeito do NSX-990 ou é uma característica normal dele, ou seja, se é normal isso nesse modelo de Aiwa.

 

Bom, baixei o MANUAL DE SERVIÇO do NSX-990 e analisando o diagrama esquemático vi que ele utiliza o circuito integrado BU4052B (CD4052B) como chave eletrônica para a mudança entre os modos e então desconfiei que o problema poderia ser ele. Como no circuito do aparelho tem outro BU4052B que é utilizado para fazer o recurso do T-BASS eu experimentei trocar um circuito integrado pelo outro, fiz isso, mas o problema continua. Isso indica que o problema não está neste circuito integrado. Como amplificador de som o NSX-990 utiliza o circuito integrado STK4182 II.

 

Não consegui anexar o arquivo pdf do manual de serviço, está dando o erro -200, então posto o link da página em que baixei esse manual. Basta clicar no botão download logo abaixo da imagem de preview do manual. Desde já agradeço a qualquer orientação.

 

https://www.electronica-pt.com/esquema/audio/aiwa-audio/aiwa-nsx-990-nsx-992-cx-n990-cx-n992-xg-990-66950/ 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1992? Lá se vão 26 anos. Provavelmente a placa é de fenolite. Fenolite absorve água com o passar do tempo, não espere a mesma qualidade de isolação após tantos anos. Isso ajuda a explicar a fuga do sinal de rádio mesmo quando a seletora está em outra função.

Outra questão a ser considerada é o envelhecimento dos capacitores eletrolíticos. 26 anos é bastante tempo, considere um recall desses eletrolíticos com atenção especial aos eletrolíticos da fonte.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por responder Sérgio. Então, sei que com 20 anos ou mais os eletrolíticos costumam apresentar problemas. Dei uma boa olhada e aparentemente não tem nenhum capacitor estufado ou estourado. A questão é que são dois problemas em um só: em modo CD e AUX tem um chiado semelhante a um ruído branco ou marrom e além disso se escuta o som da emissora de rádio. Eu não sei se esses dois problemas tem a mesma origem, pode ser que sim e pode ser que não. Em todo caso, acho que uma boa opção é usar um seguidor de sinais de áudio e ir seguindo o circuito desde o painel frontal até o amplificador de som. Aliás, a qualidade de som do aparelho está impecável ainda, mesmo em CD ou AUX, apenas que tem esse chiado acompanhado do som da rádio em volume bem baixo, mas audível. Com o uso de um seguidor de sinais e com o manual de serviço do aparelho pelo menos tenho uma direção a seguir. Às vezes quando boto no modo CD e giro um pouco o controle de volume por uma fração de segundo fica mudo, mas já volta o problema, então há uma probabilidade do problema ser no painel frontal.

 

A minha preocupação é se o problema for causado por algum componente ativo, principalmente algum circuito integrado, pois encontrar para reposição é quase impossível. Agora, se for problema de capacitor ou mesmo resistor ou algum diodo fica mais fácil. Vou providenciar um seguidor de sinais de áudio e aí vamos ver o que descubro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O eletrolítico quando estufa é porque sua fuga de corrente interna é tão grande que provoca aumento da pressão interna. Antes de chegar a esse ponto o eletrolítico vai perdendo a sua capacitância mas sem perder a sua funcionalidade, isto é, o que antes tinha 100uF lentamente vai caindo e passa a ter 40uf, por exemplo mas sem ter correntes de fuga ou outros problemas. O estufamento é o fim da linha. No caso do circuito de áudio, mesmo sem ter degradado de forma crítica a ponto de estufar, uma queda expressiva da capacitância implica no aumento do ripple da fonte de alimentação a ponto de gerar ruídos.

adicionado 2 minutos depois

Quanto a fuga de sinal do rádio, além do fenolite como caminho tb há a chave seletora. Anos de pó + umidade podem se transformar no caminho dessa fuga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O "chiado" a que me refiro não é da fonte de alimentação, é como o ruído de fundo de um amplificador ao aumentar todo o volume dele. A chave é eletrônica, apenas que há as 4 teclas dos modos que estão conectadas ao circuito integrado controlador da unidade, isso no painel frontal. Ai pressionar a tecla CD por exemplo, o c.i. controlador vai detectar e então enviar um sinal de comando aos pinos 9 e 10 do integrado BU4052B que é a chave eletrônica propriamente dita. Dependendo do nível lógico presente nesses dois pinos esse integrado faz com que o áudio vindo do cd player apareça na sua saída. Por isso suspeitei desse componente, mas como fiz a troca pelo outro BU4052B que é usado no recurso T-Bass e não resolveu significa que esse componente está em bom estado.

 

De qualquer forma, vou fazer o segmento de sinal de áudio, quem sabe pelo menos eu consiga determinar em qual parte do circuito está sendo originado o problema. Por exemplo, se eu conectar a ponta de prova na entrada de CD do BU4052B e alí já estiver o chiado e o som da rádio ou apenas um deles, então o problema está sendo originado no painel frontal uma vez que essa chave eletrônica fica na placa principal. E assim por diante. Agora, analisando bem o diagrama esquemático vi que no circuito do amplificador de áudio tem um circuito de MUTE formado por 3 transistores e seus componentes associados. Quem sabe o problema não está alí também.

 

Se eu descobrir alguma coisa eu posto aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os colegas @Mestre88 e @BCP possuem experiência específica em eletrodomésticos, a minha é mais industrial. A menção deles fará com que leiam o tópico, quem sabe não dão uma luz melhor.

adicionado 2 minutos depois

Tem uma verificação simples que dá para fazer. Coloque o voltímetro em AC e veja quanto está dando de ripple nessa fonte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Quanto a fuga de sinal do rádio, além do fenolite como caminho tb há a chave seletora. Anos de pó + umidade podem se transformar no caminho dessa fuga.

A chave seletora desses aparelhos é feita pelo CMOS 4052 como foi constatado pelo amigo @Zeca_PR Consiste em vários mosfets chaveado o sinal de áudio, também não apresenta fuga, pois já foi trocado. 

 

@Zeca_PR meça todas as tensões deste integrado em relação ao terra, as vezes a fuga vem de outro componente e deixa o integrado bobo acionando duas saídas ao mesmo tempo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Os colegas @Mestre88 e @BCP possuem experiência específica em eletrodomésticos, a minha é mais industrial. A menção deles fará com que leiam o tópico, quem sabe não dão uma luz melhor.

adicionado 2 minutos depois

Tem uma verificação simples que dá para fazer. Coloque o voltímetro em AC e veja quanto está dando de ripple nessa fonte.

 

Avaliar ripple com voltímetro ?

 

Isso pode ser feito em multímetro na escala de AC ?

 

Como ?

 

Será que uma simples aplicação de limpa contatos em aerosol ou spray nos componentes desse mini sistem não resolveria ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Mestre88 disse:

A chave seletora desses aparelhos é feita pelo CMOS 4052 como foi constatado pelo amigo @Zeca_PR Consiste em vários mosfets chaveado o sinal de áudio, também não apresenta fuga, pois já foi trocado. 

 

@Zeca_PR meça todas as tensões deste integrado em relação ao terra, as vezes a fuga vem de outro componente e deixa o integrado bobo acionando duas saídas ao mesmo tempo. 

Obrigado por responder Mestre88. Bom, pode ser que sua sugestão tenha lógica. O manual de serviço desse mini sistem da aiwa eu já baixei, só estou esperando o sábado chegar, aí tenho folga no trabalho para começar a analisar o problema. Nesse aparelho são utilizados 02 intergrados 4052B, um é utilizado como chave que comuta as funções e o outro é utilizado para o recurso do T-Bass que tem quatro níveis de atuação. O que fiz foi trocar um integrado pelo outro e o problema continuou. De qualquer forma vou seguir sua orientação e medir as tensões. Hoje não dá e nem amanhã devido ao meu trabalho, mas no sábado tenho folga e então vamos ver o que descubro. Caso não consiga nada vou deixar assim. Mesmo com esse problema o som do CD sai normal e na entrada auxiliar também.

adicionado 1 minuto depois
10 horas atrás, Henrique - RJ disse:

 

Avaliar ripple com voltímetro ?

 

Isso pode ser feito em multímetro na escala de AC ?

 

Como ?

 

Será que uma simples aplicação de limpa contatos em aerosol ou spray nos componentes desse mini sistem não resolveria ?

O ruído a que me refiro não é de fonte, então acho que a filtragem dela está boa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Considero difícil essas chaves eletrônicas apresentarem condução parcial, mas posso estar errado. Mantenho a suspeita na queda do dielétrico do fenolite por absorção de umidade. Isso me fez lembrar quando tive que ressuscitar um painel de aquecimento de 6 zonas. Os trafos de sincronismo trifásicos estavam comprometidos por invasão de umidade, por sorte havia levado o megômetro nesse serviço. 40h num forninho elétrico que tinha no refeitório do cliente a 80ºC resolveu o problema. Nunca fiz essa experiência em fenolite. Quem sabe qualquer dia desses.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Zeca_PR O colega @Sérgio Lembo esta correto quanto a conduções da própria placa, em alguns casos os capacitores vazam e o liquido que escorre pode conduzir/causar esse ruido ai.

Antes de fazer uma limpeza na placa, faça uma minuciosa análise com lupa perto de todos capacitores perto desse CI de comutação e os da fonte.

provavelmente você verá vestígios/manchas na placa indicando que o capacitor vazou...

Se não conseguir encontrar nada, remova a placa do som; Prepare um copo de água (americano 100ml) com uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, misture bem até o bicarbonato ficar bem diluído; Depois, com um pincel, vai lavando a placa com esse preparado dos dois lados e esfregando o pincel sobre toda a superfície dela, Feito isso, lave a placa em água corrente passando o pincel em toda ela até remover todo o vestígio do bicarbonato...

Deixa-a secando ao sol por pelo menos 3 horas de cada lado, Fique verificando se não tem manchas esbranquiçadas na placa, (Sinal que tem bicarbonato nela ainda), se tiver, lave-a novamente!!!...

Depois de lavada e verificada e seca, se tinha ácido dos capacitores vazados, eles estarão neutralizados pela ação do bicarbonato, e não vão mais provocar a interferência...

Sua placa voltará a funcionar normalmente....

 

PS: Lógico se encontrar algum vestígio de capacitor vazado, ele terá que ser trocado!...

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

40h num forninho elétrico que tinha no refeitório do cliente a 80ºC resolveu o problema. Nunca fiz essa experiência em fenolite. Quem sabe qualquer dia desses.

 

 

Em 26/07/2018 às 04:23, Henrique - RJ disse:

Será que uma simples aplicação de limpa contatos em aerosol ou spray nos componentes desse mini sistem não resolveria ?

 

As duas dicas são úteis, já resolvi muitos desses problemas apenas aplicando limpa contatos e depois deixando as placas no Sol.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Olá pessoal, peço desculpas por não responder a tanto tempo. Bom, continuo com o mini sistem em pleno funcionamento, só que com esse problema. O que me chama a atenção é que apesar do tempo, os capacitores eletrolíticos da placa principal (main pcb) estão todos íntegros, incluindo os da fonte de alimentação. Não há nenhum estufado ou que tenha vazado líquido. Em todo caso, como geralmente eu não uso o volume em nível maior que a posição de 9 horas do botão de volume, decidi não insistir mais com isso. Como diz o ditado, "enquanto você procura o ótimo, deixa de curtir o bom". Não vou querer de um defeito fabricar outros seis.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...