Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
ViniGoncalves

RESOLVIDO Cabo queimado... Como proceder?

Recommended Posts

Olá a todos. Possuo uma máquina a pouco mais de três anos. Nela, possuo uma fonte 500w da EVGA 80 plus bronze. Ano passado, tive problemas com o cabo de quatro pinos (o próximo ao cooler) que queimou e o PC não iniciava. Pensei que era aquecimento e comprei fans e uma placa-mãe nova do mesmo modelo. Descobri depois que o cabo estava queimado, pura falta de atenção. A fonte veio com dois e simplesmente troquei. Recentemente, aconteceu de novo. A entrada do cabo aparenta ter queimado um dos quatro pinos, igual no ano passado. O que devo fazer? Comprar uma fonte nova? E a placa ainda é utilizável? Infelizmente não posso gastar muito. Já estava começando a juntar grana para montar um PC novo e deu nisso... Agradeço desde já a ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seu processador está com algum oveclock?Recomendo verificar o que esta causando isso, seja a placa-mãe ou a fonte. Veja se não encontra esses cabos na internet.

Obs: esses quatro pinos são os que alimentam o CPU, como são responsáveis pelo processador o motivo então pode ser ele.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Típico de avalanche térmica.. Por um mau contato entre plug macho e fêmea ai desse cabo o contato elétrico acaba sendo prejudicado. Isso aumenta a resistência ôhmica do contato, piora o mesmo, e inicia o aquecimento desse conector. Esse aquecimento só piora a qualidade do contato que ao piorar provoca mais aquecimento, entrando em avalanche térmica.

A solução passa por substituição de ambos os conectores envolvidos. Trocar só um deles faz com que o problema volte e muitas vezes bem rapidinho..

Preventivamente escolha boas fontes e placas-mãe, que presumivelmente tem bons conectores.  Sentir o calor nos conectores também ajuda a encurtar a solução do problema. Limpar os conectores, com abrasivo, lixa ou o que for tende a piorar problema uma vez que tende a remover a finíssima camada condutora que deveria revestir os contatos..

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
5 horas atrás, Henrique Ariel AG disse:

Seu processador está com algum oveclock?Recomendo verificar o que esta causando isso, seja a placa-mãe ou a fonte. Veja se não encontra esses cabos na internet.

Obs: esses quatro pinos são os que alimentam o CPU, como são responsáveis pelo processador o motivo então pode ser ele.

Fiz um levevissimo overclock aumentando o multiplicador dentro software da AMD, não sei se interfere. Mas muito bem lembrado.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
45 minutos atrás, ViniGoncalves disse:

Fiz um levevissimo overclock aumentando o multiplicador dentro software da AMD, não sei se interfere. Mas muito bem lembrado.

foi a primeira coisa que pensei, eu desativaria para testar, de quanto em quanto tempo isso acontece?

Compartilhar este post

Link para o post
39 minutos atrás, Henrique Ariel AG disse:

foi a primeira coisa que pensei, eu desativaria para testar, de quanto em quanto tempo isso acontece?

Incrementando o tópico: o PC liga e não da vídeo, trava e a BIOS fica inacessível. Não tenho como reverter o overclock na prática. A primeira vez aconteceu ano passado (pouco mais de dois anos com o PC montado) e a segunda, esse ano.

Editado por ViniGoncalves
Complemento

Compartilhar este post

Link para o post
26 minutos atrás, ViniGoncalves disse:

Incrementando o tópico: o PC liga e não da vídeo, trava e a BIOS fica inacessível. Não tenho como reverter o overclock na prática. A primeira vez aconteceu ano passado (pouco mais de dois anos com o PC montado) e a segunda, esse ano.

Então creio que n seja o overclock, recomendo trocar essa fonte e placa-mãe.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais