Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade 8ª geração ou Ryzen segunda geração?


Posts recomendados

Bom Dia galera!

 

Enfim vou meter o loco e trocar meu kit (processador, memória e placa-mãe). A ideia era pegar algo que me atendesse agora e garantisse um bom desempenho num futuro distante (distante mesmo). Nessa linha de pensamento me deparei com algumas possibilidades:

I7 8700 - I5 8600 - I5 8400 - Ryzen 2700

 

Cheguei a pensar no 8600k, mas desisti pela "pouca" diferença pro I7 8700 (Levando em consideração o cooler que vou ter que colocar).

 

Minha dúvida maior é o Ryzen, venho de intel desde de sempre e to ouvindo falar muito bem desde a primeira geração do Ryzen. 

O fato das placas mães da primeira geração do Ryzen servirem pra segunda bagunçou ainda mais minha cabeça.

 

Enfim, precisava de umas dicas sobre a nova geração dos Ryzen pra definir a situação.

 

PC pra jogos quase exclusivamente.

 

Restantes do PC:

16GB 2400Mhz

SSD INTEL 256GB

HD 2 TB

GTX 970 G1 Gaming - Vai upar ela só quando baixar de verdade a 1070.

Fonte 600w

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Ryzen tem a fama da longevidade maior.

Mais threads e uma plataforma que vai suportar até a 4ª Geração.

 

Assim, vai depender do seu uso. Mas eu sugiro desconsiderar os i5.

Eles já estão quase no limite atualmente (Ghost:Recon, Assassin's Creed, Watch_Doggos 2, Battlefield 64-players).

O 2700 vai ser uns 10% mais fraco que o 8700 em jogos, mas vai ser mais forte em aplicações que conseguem aproveitar os threads extras.

 

Outra opção entre o 8700 e o 2700, é o Ryzen 5 2600, que vai ter a mesma performance que o 2700 em jogos, mas não vai ter a mesma longevidade (por ter 12 threads que nem o i7). O que não é um problema, já que você pode investir em um Ryzen 7 de 4ª geração quando precisar (nem que seja usado daqui uns 6~7 anos).

 

Mas assim, se for só para jogos, e você preza a longevidade do processador e não da plataforma, pegue o 8700.

Se quiser fazer outras coisas além de jogos (edição de vídeos, streaming, modelagem 3D, programação, etc. Qualquer coisa que exija mais do processador), você pega o 2700, talvez até o 2700X se o orçamento permitir (vem com um cooler RGB lindo, o Wraith Spire).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de muito pesquisar to na seguinte dúvida:

 

Intel Core I7-8700 -- Intel Core I5-8600K

 

Biostar Racing Z370 GT6 Gaming RGB

 

Ou

 

Asrock Fatal1ty X370 Gaming K4

 

AMD Ryzen 5 2600X

 

Kit I7 8700: 2.567,76 - 12x de R$ 213,98

 

Kit I5 8600k: 2.253,00 - 12x de R$ 187,75

 

Ryzen 5 2600x: 2.111,34 - 12x de 175,94

 

Um pente de memória de diferença pro I7 e menos de 150 reais pro I5 8600k. Lembrei que da pra mim usar o cooler que tenho hoje no I5 8600k - Deepcool gammaxx 400.

 

Para a intel o melhor custo benefício que achei foi essa placa da Biostar, agora pra AMD como eu não conheço muito da plataforma acabei decidindo por essa Asrock ai. Se tiverem umas dicas boas, to aceitando!!

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O 8600K não é lá uma boa opção.

Você não precisa de uma X370 para colocar um 2600X.

Você pode usar uma B350 boa, como a GA-AB350M-Gaming 3 que tem na Terabyte por apenas 550 reais, e ela ainda vai deixar margem para colocar algum Ryzen 7 futuramente.

 

Para i7 8700, basta uma placa-mãe B360.

 

Eu pegaria um 2600 comum e combaria ele com uma GA-AB350M-Gaming 3, vai dar uns 1700~1800 reais (700 reais mais barato que o 8700 + B360). Ficaria bem mais custo-benefício.

 

Mas como eu disse, se você preza a longevidade, o 8700 vai te atender por um teco mais de tempo que um 2600.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, ClinkLinck disse:

O 8600K não é lá uma boa opção.

Você não precisa de uma X370 para colocar um 2600X.

Você pode usar uma B350 boa, como a GA-AB350M-Gaming 3 que tem na Terabyte por apenas 550 reais, e ela ainda vai deixar margem para colocar algum Ryzen 7 futuramente.

 

Para i7 8700, basta uma placa-mãe B360.

 

Eu pegaria um 2600 comum e combaria ele com uma GA-AB350M-Gaming 3, vai dar uns 1700~1800 reais (700 reais mais barato que o 8700 + B360). Ficaria bem mais custo-benefício.

 

Mas como eu disse, se você preza a longevidade, o 8700 vai te atender por um teco mais de tempo que um 2600.

Uma boa placa B360 é praticamente o mesmo preço que essa x370, coisa de 50 a 80 reais.

 

Já passei raiva com placa micro ATX e não é a intenção no momento. Mesmo assim obrigado pela dica.

 

Optei pelo 2600x pelo bom preço que achei e por não precisar fazer overclock. O I58600k, gostei do desempenho dele em jogos, mas realmente ele já esta sendo bem utilizado pelos jogos atuais. 

 

Da uma dor no coração largar tudo isso em um I7, mas acho que é o caminho que vou tomar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JhonnysTJC Se você mira longevidade, Ryzen é a melhor escolha, o socket tem suporte até 2020. Mesmo que seja uso exclusivo pra games, a pouca coisa q o Ryzen fica atrás em FPS (5~10%) só acontece com uma GTX 1080 pra cima em full hd... E mesmo assim isso é FPS médio, já em frametimes os Ryzen são mais estáveis.

Como seu monitor é Full HD 60hz e sua placa atual é uma 970 (e mesmo com uma futura 1070) o desempenho em games vai ser exatamente o mesmo com Intel ou AMD. N adianta você rodar o jogo com 200 FPS no Intel e 190 FPS no AMD se seu monitor só vai exibir 60 FPS (porque é 60hz).

 

Eu pegaria essa placa-mãe, das melhores ATX pra Ryzen 5 hoje (peça pra terabyte atualizar a BIOS antes de enviar) e pegaria o 2600X ou 2700X, depende de quanto você quer investir. O 2600X com essa placa q falei n passa nem de 1800 reais, muito mais barato q o kit Intel.

 

11 minutos atrás, JhonnysTJC disse:

Da uma dor no coração largar tudo isso em um I7, mas acho que é o caminho que vou tomar. 

Eu sei como é, eu tb senti essa dor ano passado, saí do meu i7 3770k pra um Ryzen 5 e tava quase chorando. Ledo engano meu amigo, quando montei a máquina nova vi na prática q os Ryzen são superiores custando menos e esquentando menos, hoje não sinto saudade nenhuma do meu i7 heheheh.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Francisco89 olha, o preço está excelente, preço de BF do ano passado... Ele vai ser mais longevo sim, em games o desempenho acho que a mesma coisa q um de segunda geração... Pro 1800X seria altamente recomendável ir de uma boa b350 porque os octa core exige um pouco mais de cuidado no controle de energia, então uma placa com bons VRM é mais segura, tipo a B350-F Strix, ou prime B350 Plus, ou alguma boa X370. Mas tem um detalhe importante também: na primeira geração, os Ryzen 1800X, 1700X e 1600X não vem com cooler, então você vai ter esse custo extra também. 

 

Na segunda geração todos os modelos vem com cooler. 

 

Se quiser ver o desempenho do 1800X comparado ao resto, dá uma olhada nesse link

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/07/2018 às 07:02, Steeveantonichen disse:

@Francisco89 olha, o preço está excelente, preço de BF do ano passado... Ele vai ser mais longevo sim, em games o desempenho acho que a mesma coisa q um de segunda geração... Pro 1800X seria altamente recomendável ir de uma boa b350 porque os octa core exige um pouco mais de cuidado no controle de energia, então uma placa com bons VRM é mais segura, tipo a B350-F Strix, ou prime B350 Plus, ou alguma boa X370. Mas tem um detalhe importante também: na primeira geração, os Ryzen 1800X, 1700X e 1600X não vem com cooler, então você vai ter esse custo extra também. 

 

Na segunda geração todos os modelos vem com cooler. 

 

Se quiser ver o desempenho do 1800X comparado ao resto, dá uma olhada nesse link

To pensando seriamente em fechar com ele então. Vi uns comparativos e o desempenho em jogos é igual o do 2600x.

A vantagem fica na quantidade de núcleos e threads. Quanto ao cooler tenho um deepcool gammaxx 400 no meu I52500.

Acredito que de conta de boa. A placa-mãe eu to em dúvida nessas duas:

 

Asus Rog Strix B350-F Gaming

 

Asrock Fatal1ty X370 Gaming K4

 

Pelo que pesquisei as duas são tops! Mas a Asrock tem um detalhe que não entendi, fala que as memórias podem ser até 2933 só. Será que é isso mesmo ou com a Bios atualizada ela alcança velocidades maiores?

 

Valeu pela força mano, acho que vou fechar isso hoje!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Francisco89 Se você tem esse cooler, já é mt bom, mas você provavelmente vai ter q comprar um kit adaptador pra ele encaixar nas placas-mãe AM4. Tenha certeza q isso vai dar certo antes da compra hehehe.

Entre essas duas, eu iria na B350-F Strix, o VRM dela é melhor. E se você optar pelo 1800X mesmo, nem precisa atualizar a BIOS, o que é ótimo.

Sobre a velocidade, n sei dizer sobre essas asrock, mas a Strix pega 3000 tranquilo. Mas de qq forma é sempre bom conferir se as RAMs selecionadas estão na QVL da placa-mãe escolhida, só pra ter uma segurança a mais.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Steeveantonichen disse:

@Francisco89 Se você tem esse cooler, já é mt bom, mas você provavelmente vai ter q comprar um kit adaptador pra ele encaixar nas placas-mãe AM4. Tenha certeza q isso vai dar certo antes da compra hehehe.

Entre essas duas, eu iria na B350-F Strix, o VRM dela é melhor. E se você optar pelo 1800X mesmo, nem precisa atualizar a BIOS, o que é ótimo.

Sobre a velocidade, n sei dizer sobre essas asrock, mas a Strix pega 3000 tranquilo. Mas de qq forma é sempre bom conferir se as RAMs selecionadas estão na QVL da placa-mãe escolhida, só pra ter uma segurança a mais.

 

Ele já vem com adaptador, ta na caixa em algum lugar kkkkk

Placa ta decidida mesmo! Vou de Asus. Hoje defino se vou de 2600x ou 1800x.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/07/2018 às 18:47, Steeveantonichen disse:

@Francisco89 ótimo então! 

Só lembra q se pegar o 2600X você vai ter q pegar a placa-mãe em algum lugar q atualize BIOS, tipo tera, pichau ou vendedor de ML...

Comprei!!!

 

2600x com uma Asus ROG B350-F Strix.

 

Bora ver qual é desses Ryzen!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Francisco89 Ahh ok! 

Rapaz, notei aqui que a B350-F Strix já ta vindo com BIOS atualizada na Kabum, eles estão dizendo ativamente na descrição do anuncio "Obs: BIOS atualizada, compátivel com a série de Processadores AMD Ryzen 2000"


Não tinha visto ainda, ótima notícia. @ClinkLinck @brender @Atretador

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, Steeveantonichen disse:

@Francisco89 Ahh ok! 

Rapaz, notei aqui que a B350-F Strix já ta vindo com BIOS atualizada na Kabum, eles estão dizendo ativamente na descrição do anuncio "Obs: BIOS atualizada, compátivel com a série de Processadores AMD Ryzen 2000"


Não tinha visto ainda, ótima notícia. @ClinkLinck @brender @Atretador

Exato! Foi um dos motivos de ter comprado na Kabum. Em outros sites que a Bios já vinha atualizada, existiam poucos exemplares de placas e nenhuma me agradou. Fui abrir agora o fórum e acaba de sair a notícia que a AMD liberou o chipset B450 kkkkkkkk, se ficar próximo do valor que paguei vou ficar muito pistola kkkkkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador  E pro @thallesaguiar faz diferença tb porque ele tem monitor 240hz, pra quem tem monitor comum 60hz n faz sentido torrar $ em 8700k+z370+WC, qq ryzen custa muito menos e entrega 60 FPS com a mão nas costas.

adicionado 5 minutos depois
3 horas atrás, Francisco89 disse:

Exato! Foi um dos motivos de ter comprado na Kabum. Em outros sites que a Bios já vinha atualizada, existiam poucos exemplares de placas e nenhuma me agradou. Fui abrir agora o fórum e acaba de sair a notícia que a AMD liberou o chipset B450 kkkkkkkk, se ficar próximo do valor que paguei vou ficar muito pistola kkkkkkkkkk

Mas relaxe porque você pegou das melhores B350 q existem, a diferença dela pro modelo 450 é quase nada. Sem falar q no lançamento sempre vem mais caro, leva algumas semanas/meses pro preço normalizar... pode ter certeza q a B450-F Strix vai chegar beirando os 1000

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Atretador disse:

@thallesaguiar R7 para jogos não é uma boa. O concorrente do i7 em jogos é o R5 2600/2600X, mesma performance do R7 2700/2700X, mas bem mais barato.

 

porém, o R7 2700X vem com um excelente cooler, enquanto o i7-8700K vem sem nada(mas, voce ja tem um cooler).

 

 

 

Eu já tenho um watercooler(está no perfil).

12 minutos atrás, Steeveantonichen disse:

@Atretador  E pro @thallesaguiar faz diferença tb porque ele tem monitor 240hz, pra quem tem monitor comum 60hz n faz sentido torrar $ em 8700k+z370+WC, qq ryzen custa muito menos e entrega 60 FPS com a mão nas costas.

adicionado 5 minutos depois

Mas relaxe porque você pegou das melhores B350 q existem, a diferença dela pro modelo 450 é quase nada. Sem falar q no lançamento sempre vem mais caro, leva algumas semanas/meses pro preço normalizar... pode ter certeza q a B450-F Strix vai chegar beirando os 1000

Só peguei o I7 8700k pois quero ficar com ele um bom tempo. Pois esse meu i5 6600 já me deu muita dor de cabeça. Ele não aguenta a porrada que a GTx1070 manda. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, thallesaguiar disse:

Só peguei o I7 8700k pois quero ficar com ele um bom tempo. Pois esse meu i5 6600 já me deu muita dor de cabeça. Ele não aguenta a porrada que a GTx1070 manda.

É, os i7 de 7ª gen pra baixo tão pedindo arrego já, o meu irmão tem 4770k com OC a 4ghz e GTX 1070 e tb tá pedindo arrego, 100% uso em BF1 e os stutter aparecendo por causa disso... ele vai trocar de kit no fim do ano por causa disso...

 

15 minutos atrás, Atretador disse:

@thallesaguiar @Steeveantonichen E roda bastante coisa nessa faixa dos 240FPS? Vi bastante gente falando de lag terrivel ficando abaixo da faixa de hz do monitor, não sei se voce tem GSync ae...

Rapaz, acho q esse alienware dele só tem freesync... mas parece q ficar abaixo dos hz do monitor não é tão ruim quanto ficar acima (isso pra altas taxas de quadros, mas é só o que ouvi falar, nunca testei)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...