Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como saber se o primário trafo é 110 ou 220?


AeltonD07

Posts recomendados

Olá a todos! Há um tempo eu desmontei um aparelho de som antigo que achei e retirei algumas peças e um trafo grande que tinha na fonte dele. Pois bem, quando tirei não prestei atenção na tensão de trabalho dele na placa e acabei jogando o resto fora e hoje estou querendo ligar o trafo para utilizá-lo num amplificador mas não sei quais dos pinos é o de 220v (tensão da minha região). Há quatro pinos/terminais de um lado e oito do outro. Eu eu medi na escala de 200 Ω os quatro terminais (um deles não tem contanto algum com o outro) e dos três outros terminais que medi, um tinha mais resistência que outro.

 

Alguém poderia me indicar um método seguro para que eu possa utilizar este trago corretamente? Ja tentei procurar por datasheet na internet mas não achei nada sobre esse bendito trafo. Desde já agradeço pelas respostas.

1532532849138356136976.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Mestre88 disse:

A entrada é do lado que tem 3 terminais. 

Um terminal é o comum, e os outros dois temos um para 110 e outro para 220V. 

O enrolamento de menor resistência é o 110 - que normalmente usa fio de bitola maior, dada a corrente maior em menor tensão para suprir a potência de consumo, mas ligue em uma lâmpada série, como já lhe sugeriu o Ricardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Henrique - RJ disse:

Vi um vídeo no YouTube or estes dias que explicava isso.

Sim eu vi, mas ainda tenho certas dúvidas porque aparentemente só dois pinos dão resistência, o primeiro e o segundo dos três pinos da direita para a esquerda. Quando merço a resistência naquele pino da direita (o único) ele dá resistência nesses dois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, AeltonD07 disse:

Sim eu vi, mas ainda tenho certas dúvidas porque aparentemente só dois pinos dão resistência, o primeiro e o segundo dos três pinos da direita para a esquerda. Quando merço a resistência naquele pino da direita (o único) ele dá resistência nesses dois.

 

Se você viu um vídeo só te aconselho a ver mais outros que encontrar por lá até ter mais firmeza no seu teste sem deixar de considerar as dicas aqui do pessoal neste teu tópico.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...