Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Daniel Resende

Multímetro analógico com problemas...

Recommended Posts

É o seguinte pessoal, outro dia, por descuido, acabei medindo corrente na escala errada... era uns 10mA na escala de 200uA... depois desse dia o multímetro (analógico) passou a medir sempre uns 10uA a mais do que a corrente que realmente estava passando pelo aparelho... correntes abaixo de 10uA ele mede corretamente mas acima disso, o ponteiro "da um pulo" e marca sempre uns 10uA a mais...

Esse erro na escala de 200uA se repete em outras escalas Na escala de tensões alternadas, por exemplo, quando vou medir a tensão da rede aqui de casa ele marca em torno de 150V quando antes marcava 120V e na escala de resistências não é diferente, mesmo ajustando o zero do ponteiro...

Resolvi abrir pra ver se tinha algum resistor queimado ou coisa do tipo e não encontrei nada. Resolvi então dessoldar os fios do galvanômetro e testá-lo de forma isolada e mesmo assim o defeito persistiu...

Teria alguma forma de consertar esse multímetro?

OBS: Ele é de 10k/V-100uA

Editado por Daniel Resende

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deve ser balanceamento do ponteiro, é complicado melhor levar para profissional qualificado.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Se o defeito persistiu ao testar o galvanômetro e o problema é NO galvanômetro original, estou com o ISO9K.

Se o defeito persiste na MEDIÇÃO (indicada em outro galvanômetro), significando que pode ser na placa (circuito) verifique os diodos de proteção do galvanômetro.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@ISO9K@Renato Milani obrigado por responderem!. Sim, eu testei o galvanômetro em separado da placa e o defeito persistiu...

Aqui na minha cidade vai ser difícil achar alguém que conserte isso... acho que o jeito vai ser jogar ele fora mesmo... 

Novamente, obrigado!

Editado por Daniel Resende

Compartilhar este post

Link para o post

Antes de jogar fora faz o seguinte, vai com um palito de dentes até a espiral (mola) da frente do ponteiro, na extremidade que foi soldada dá uma leve levantada com o palito, mas não se pode fazer muitas vezes para não soltar a mola.

faça alguns testes de levantar ou abaixar  a mola, depois posta aqui os resultados...

adicionado 1 minuto depois

Por ser delicada fazer leves toques para não soltar a mola...

adicionado 4 minutos depois

Não levante muito se não não ira´conseguir ajuste de zero, e se abaixar muito o ponteiro ficará na metade do dial.

Compartilhar este post

Link para o post

@ISO9K  apesar dos seus avisos, eu fui com muita força e a mola se soltou... kkkk agora ja era.... de qualquer forma obrigado! 

Compartilhar este post

Link para o post

@Daniel Resende Ok só dei as dicas porque você falou que ia jogar fora, mas agora de fato pode jogar...rsrsr.

adicionado 2 minutos depois

Mas se você for habilidoso ainda dá para soldar a mola onde ela estava....

Editado por ISO9K

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais