Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador reiniciando sozinho após limpeza


Posts recomendados

Olá, recentemente fiz uma limpeza física no meu computador com um pincel apenas, foi uma limpeza superficial, não tirei os componentes nem os coolers do lugar. 
Ele sempre funcionou perfeitamente porém depois dessa limpeza, ele começou a reiniciar sozinho do nada, sem motivo aparente. Não aparece nenhuma mensagem de erro, acredito que possa ser algo no hardware, devo ter feito alguma besteira. Alguma das vezes em que ele reiniciou, ouvi um barulho de cooler muito forte, como se ele estivesse girando SUPER RÁPIDO mas isso dura coisa de 1 ou 2 segundos e aconteceu umas 3 vezes só, não é toda vez que reinicia que isso acontece. Não sei o que pode ser e por exemplo hoje ele ficou o dia inteiro ligado e só reiniciou agora, sendo que joguei jogos pesados e etc durante todo esse tempo e agora reiniciou em um momento aleatório em que eu estava simplesmente ouvindo música. A fonte e o gabinete não estavam quentes, não sei a temperatura interna do processador porém todos os coolers estão funcionando e sujeira não pode ser pois eu acabei de limpar.

Segue minhas configurações:

Placa de vídeo: EVGA GTX 1070 8GB
Processador: Intel Core I5-7400 3.0 gHz
RAM: HyperX 8GB
SSD Kingston 128gb e HD Semp Toshiba 1TB
Fonte: Thermaltake Smart Series 600W
SO: Windows 10 Pro 64 bits

Existe algum software que eu possa rodar para localizar o problema? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Stynne mesmo que você não tenha tirado nada do lugar, o pincel pode ter, por exemplo, esbarrado em algum cabo que ficou meio solto, ou pode até ter algum pelinho do pincel onde não deve. Sugiro você tentar dar uma "soprada" de ar no pc (um secador de cabelos que tenha ar frio é uma boa opção, ou aqueles aspiradores de carro), dar uma olhada cuidadosa para ver se não tem nenhum pelo de pincel, peça fora do lugar, fio atrapalhando a movimentação do cooler, essas coisas. Aí veja todas as conexões, pra ter certeza de que não há nada solto: cabos de HD e DVD, encaixe das memórias e da placa de vídeo, cabos de energia, tudo que você possa pensar. Aproveite para se certificar de que o cooler do processador está bem firme e desimpedido (embora se fosse isso ele reiniciaria ao esquentar com os jogos pesados sempre)

você mudou a tomada? Usa estabilizador ou nobreak? Às vezes o problema pode estar aí, um nobreak com a bateria arriada, um estabilizador (que é um perigo) "desestabilizado", uma tomada funcionando mal podem provocar falhas de energia que a gente nem percebe mas o pc sim.

 

Por último, é normal quando o pc inicia o cooler rodar muito rápido por uns segundos, até o controle de temperatura da bios entrar em ação. No meu pc (um athlon x2 em fim de carreira, rsss) só noto muito de vez em quando, mas o dual core da minha irmã até assusta a barulheira rssss

Por via das dúvidas você pode entrar na bios e dar uma olhada se está tudo bem configurado lá.

Não conheço nenhum software que possa ajudar de forma ativa. existe o HWinfo portable que vai te dar temperaturas e voltagens, pode ser uma boa ideia testar, mas o programa não avança muito mais que isso. O que você pode fazer é examinar os logs de erros do windows, para ver se há alguma pista lá.

 

boa sorte! 

 

 

 

 

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arutha obrigado pela resposta... então, eu verifiquei tudo se está conectado, fiquei de olho nos coolers e estão todos funcionando perfeitamente, se por acaso ele desligar novamente usarei o secador no vento frio para tirar quaisquer párticulas indesejadas e sobre o barulho, o meu computador NUNCA fez esse barulho por isso achei muito estranho mesmo, pois era muito forte, parecia até que ia explodir rsrs mas foi bem rápido. Eu uso o computador direto na tomada, não possuo estabilizador ou no break. Estou achando que pode ser algum problema na tomada ou na rede, pois não há nenhum padrão nos acontecimentos, eu rodei 3 jogos pesados ao mesmo tempo consumindo quase 90% de RAM e deixando a placa de vídeo com um super esforço e nada aconteceu... não é superaquecimento. Vou ver se em breve coloco um nobreak aqui, porém é estranho pois sempre usei a mesma tomada e só depois da limpeza começou aparecer esses problemas. O computador tem 1 ano mais ou menos e eu fico chateado de estar com esse problema ainda mais se for por culpa minha... estarei informando aqui se o problema acabar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Stynne com tudo isso, e por causa do barulho, sugir você dar uma olhada na bios, ver se as configurações estão em ordem, e procurar os logs do windows. Se não tiver resultado, continue usando e tente perceber quando acontece o problema, se não é a enrada em cena de algum processo do windows (que pode, por exemplo, estar corrompido) e não sei mais o que sugeri rsss

 

Agora, um conselho: não desperdice dinheiro com um nobreak, ele tem os mesmo problemas do estabilizador, a não ser que seja um daqueles super hyper multi nobreaks que a gente ouve falar por aí. Se você não sentiu falta dele até agora é porque não precisa! Vale mais a pena checar com o pessoal ativo do fórum de fontes se sua fonte é das "boas mesmo". As fontes atuais tem o tal do pcf ativo que consegue lidar perfeitamente com pequenas flutuações de energia. Um nobreak é útil para quem vive, como minha irmã, numa região em que a energia acaba com muita frequência. Ou então para quem trabalha com seu(s) pc(s), não pode arriscar a perder dados por falta de energia e investe num desses nobreaks super hyper (acho que é senoidal, algum colega vai me corrigir já já rsss)
 

10 minutos atrás, Stynne disse:

eu fico chateado de estar com esse problema ainda mais se for por culpa minha.

 

Chateado sim, culpado não. Me parece que você foi bem cuidadoso e limpar um pc é algo muito importante, tem que fazer mesmo. Culpa é pra quando a gente faz burrada que se usasse a cabeça não fazia....

 

abs e vá nos contando como a coisa anda!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arutha hoje de manhã aconteceu novamente em um momento aleatório.... o audio deu uma travadinha, o monitor desligou (perdeu sinal de vídeo) porém o computador ficou ligado ainda e não reiniciou, tive que forçar o reinicio pelo botão power... vou desligar e usar o secador como você disse, mas realmente não sei o que fazer

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Stynne uma ideia meio aleatória também é reinstalar os drivers, aproveitando para apagar os fantasmas (você vê isso no gerenciador de dispositivos, mostrar dispositivos ocultos). Principalmente o driver de vídeo. você foi atrás dos logs? Esse seu problema me lembra alguma coisa que já vi, mas não consigo lembrar exatamente o quê...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arutha irei reiniciar o computador para completar a atualização dos drivers logo após enviar essa resposta, quanto aos logs do Windows, entrei aqui e tem muitos eventos e eu não entendo muito bem, tirei print dos eventos entre 10h e 12h que foi o período em que ocorreu o erro, ocorreu um de nível crítico na segunda imagem, talvez esse seja o "importante". Segue o link com as imagens (são 3): https://imgur.com/a/T8Zim24

 EDIT: Verifiquei o erro de nível crítico e apenas diz que o sistema desligou do nada, o que eu já sabia. Deixo aqui o texto que aparece: "O sistema foi reiniciado sem um desligamento correto primeiro. Esse erro pode ser causado quando o sistema para de responder, trava ou fica sem energia inesperadamente."

@Erso não possuo o spray porém usarei uma borracha nova que tenho faz um tempo e só uso para limpar componentes, obrigado pela resposta e avisarei aqui caso problema persista ou seja solucionado. Deixo aqui o link dos erros do windows caso você queria ver também: https://imgur.com/a/T8Zim24

OBS: mesmo não tendo um pouco de sentido, troquei o cabo da fonte por um novo que eu tinha guardado e troquei as tomadas em que ligo o computador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Stynne os logs que você fotografou são bem genéricos. você tem que clicar em cada um para aparecer uma janela com detalhes mais completos. Mas não faça isso agora, porque tem uma coisa relevante:

 o erro com o nvlddmkm está associado ao driver de vídeo. Vi em fóruns gringos que é muito comum e causa exatamente esse tipo de sintoma. Diz que é difícil de diagnosticar, por ser meio aleatório, e de resolver (mando o post abaixo) e às vezes aparece do nada, com uma atualização do driver.

Mas você começa a resolver com a desinstalação completa do driver atual, usando uma ferramenta chamada DDU. Aí baixa o driver da nvidia (ou baixa antes) e instala, e vê o que acontece.

O site do DDU é www.wagnardsoft.com

tem várias orientações aqui no fórum mesmo de como usar.

O post que eu vi:

"nvlddmkm is one of the most difficult crashes to deal with. It spans across multiple Nvidia generations. My methodology for dealing with this issue is:

- Disable automatic driver updates and windows update completely, boot into safe mode and run DDU to strip out all drivers. Reboot into normal Windows and install the drivers before Windows does.
- Reinstall the NVidia display driver and only the driver, nothing else. Sometimes I will try multiple driver versions.
- Run PC in selective startup with all services disabled except ones that are essential to game running. If this works I start adding startup items one by one. Tedious.
- Try another power supply
- Try to replicate the issue with the card in another PC. We have a test bench for this with various OS versions. If it crashes in the test bed running Windows 10 we will try Windows 7. If it crashes there there card needs to be replaced.

nvlddmkm crashes are the worst thing you can see with an Nvidia card. Often if it's an older card we generally just upgrade it and it saves a lot of times. The biggest problem with this crash is it is hard to replicate consistently adding a great deal of time to the troubleshooting process."

 

Em outro post, alguém sugere um conflito com o driver de video onboard (da placa-mãe) e sugere entrar na bios e habilitar o início do pc pela entrada PCIe (a da placa de vídeo offboard). Também é uma ideia:

this sounds like a conflict with your internal graphics. have you tried going to your BIOS and setting it explicitly to "PCIE" instead of "auto/igpu/cpu". and also disable your "igpu multimonitor" or "shared graphics memory" option. boot to windows with your display cables connected only to your GPU. if this still doesnt work, go to your device manager and go view menu "show hidden devices" go to display. uninstall your Intel HD graphics or disable it.

 

abs

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arutha mais uma vez aconteceu, dessa vez novamente perdi o vídeo e os coolers dispararam, creio que seja o da placa de vídeo que esteja girando super rápido, não sei dizer... gravei até um vídeo pra você ter noção, parece que o pc vai sair voando
 

 

Já atualizei os drivers, fiz uma limpeza com CCleaner, fiz de tudo... será que estragou a placa de vídeo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arutha sim, ela possui 3 anos de garantia e eu tenho há no máximo 1 ano e meio... não sei o que pode ser, estou totalmente perdido

adicionado 46 minutos depois

@Arutha perdão pelo double post, apenas queria avisar que procurei o erro na internet e encontrei alguns iguais e outros similares e a maiora resolveu formatando ou restaurando a máquina, então eu estou restaurando usando a própria ferramente do Windows 10 de restauração... 40% no momento, editarei o post com novidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arutha Após a restauração, o problema persistiu. Retirei a placa, usei o secador no slot e na placa e coloquei novamente, liguei o computador e desde então não ocorreu mais, já se foram quase 2 dias ligados direto e tudo continua funcionando perfeitamente. Resumindo: a solução foi retirar a placa, usar o secador de cabelo no slot e nela e após isso coloca-lá novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arutha Após a restauração, o problema persistiu. Retirei a placa, usei o secador no slot e na placa e coloquei novamente, liguei o computador e desde então não ocorreu mais, já se foram quase 2 dias ligados direto e tudo continua funcionando perfeitamente. Resumindo: a solução foi retirar a placa, usar o secador de cabelo no slot e nela e após isso coloca-lá novamente.

 

Não tinha nenhum problema com software. É uma pena que eu tenha restaurado a máquina a toa rs agora não tem como reverter, terei que reinstalar tudo novamente... mas foi uma tentativa válida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Stynne  que bom que resolveu!!! Parabéns!

 

Computador é esse problema mesmo, é difícil identificar o que é problema de software, o que é de hardware ou o que muitas vezes é um detalhe não técnico. Eu sempre aconselho paciência e ir testando tudo com calma (até fazer planilha ou lista de tarefas se precisar rsss) antes de fazer algo mais irreversível. Mas não se chateie que você não é único a restaurar à toa.

A verdade é que até o windows xp pelo menos o sistema arranjava problemas tão facilmente que a regra pra qualquer coisa era: "formata e instala tudo de novo". Hoje em dia o windows é mais robusto e também mais complexo, então restaurar, reformatar, começar do zero é complicado e exige muitas e muitas horas até ficar tudo do jeito que a gente quer.

Infelizmente, quando se procura soluções no google, esses mitos ainda persistem, então tem moçada que sai formatando, assim como tem moçada que se o HD parece lento a primeira coisa que faz é desmontar o bicho (!!) antes mesmo de verificar se tem bad blocks ou tentar alguma ferramenta de diagnóstico. Aqui no fórum é muito comum o colega que pede ajuda só depois de já ter feito bobagem porque acreditou no primeiro site que apareceu no google rssss

 

Quanto à limpeza, fica a dica: sempre use algum tipo de sopro de ar para eliminar coisas que você não vê mas podem atrapalhar!

 

abs!

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...