Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Usar celular com carregador mata! - Explicação técnica?


Posts recomendados

Pessoal, há muita gente que vem acusando as mortes por electrocutamento devido ao usar o celular enquanto ele carrega. A mídia obviamente sempre vai postar desinformação e dar uma de perito, assim como ele fazem na aviação propagando fake news... Já devem estar sabendo que a "mídia especialista" afirmou que um menino morreu eletrocutado enquanto usava o celular carregando no COMPUTADOR! Isso mesmo, porta de 5V com 300mAh matou o menino :mellow:, segundo a mídia obviamente. 

Enfim, estou buscando explicação técnica de como um detector de tensão alternada está detectando uma tensão contínua (depois do carregador).

Vídeo de um zé gerando pânico sem necessidade:

 

Mas aí encontrei os Youtubers com suas canetas detectoras de tensão e colocando no celular. O aparelho detecta, a priori, tensões de 90V a 1000V em CA. Bem, a tensão que chega no celular é cerca de 5V CC. Então como estes detectores continuam detectando tensão CA? 

 

Outro vídeo explica o funcionamento deste equipamento, porém ainda não conseguir obter a resposta sobre o celular.

 

Eu não quero entrar na discussão de que é perigoso ou não, porém detesto ver gente causando pânico com argumentos falaciosos. Sou técnico em eletroeletrônica e entendo o mínimo de eletricidade, mas realmente queria entender melhor o funcionamento. Porque além disso vi um cara do ENGEHALL (dizendo que é engenheiro) e fazendo o mesmo teste do zé ali, afirmou a mesma coisa. 

 

Uma coisa eu sei, se houver um surto alto de tensão e nenhum equipamento de segurança funcionar tanto faz se você tá usando o celular, ferro de passar roupa... pode causar um acidente.

 

OBRIGADO.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Leonardobg7  Eu entendo que tenha a ver com isolamento galvânico. 

 

E eu adoraria ver se esses celulares que "matam" qual o tipo de carregador. Já vi cada carregador xing-ling que assusta. Outra: Um resistor, e alguns diodos, não oferecem isolamento galvânico algum.

 

Esses vídeos de zé-ruela mostrando o que eles acham é o que mais existe... mas queria ver um desses tomando um coice de uma autentica TV telefunken conhecida por rabo quente, por falta de trafo isolador.... Agora, marcas confiáveis acho que não produziriam algo que pudesse matar. ACHO.

 

Mas, se existe algum boi nessa linha, eu iria de isolamento galvÂnico

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Leonardobg7 disse:

Mas alguém ai sabe por quê a caneta que detecta tensão CA está apitando quando encosta no celular? (já que o celular está com 5V CC)

Uma coisa é a tensão entre os dois fios do carregador, realmente é 5V.

Outra coisa é a tensão entre um desses fios e o neutro/terra da instalação da casa.

 

Muitos desses carregadores, fontes de PC ou qualquer outra fonte interna de TV, som ou qualquer outra coisa tem um capacitor ou um resistor que liga o primário com o secundário da fonte, essa na maioria das vezes é a causa de se ter tensão da tomada na saída de baixa tensão desses aparelhos.

Em alguns raros casos se utilizam transformadores de má qualidade que não isolam coisa nenhuma ou apresentam o defeito tempos depois.

 

11 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Choque com carregador só ser for uma tranqueira de divisor capacitivo com zener. Os razoavelmente bons são flyback, boa isolação, mas para se ganhar dinheiro fácil fazem de tudo.

Nem nos mais vagabundos que eu já vi se utilizam divisor capacitivo, até porque ele não consegue recarregar um celular devido ao baixo rendimento e interferências.

 

Em contrapartida, minha mãe já tomou um choque segurando um celular enquanto estava utilizando de seu carregador original. O motivo foi um raio no poste da rua, a alta tensão foi forte o suficiente para romper a isolação até mesmo da caixa plástica do telefone

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, BloodCeltics Lopes disse:

Ok pessoal, entendo. O que eu quis dizer é que também rolam videos de baterias sendo esfaqueadas e explodindo, pegando fogo... queria saber se alguém já fez o teste para provar que os videos são fake...???

É verdade. Só que a bateria precisa estar com carga. 

Ao enfiar a faca na bateria se tem um curto circuito, o metal lítio e o dielétrico são inflamáveis. 

Existe um documentário americano que fala sobre essas baterias, em uma parte dele mostra os engenheiros fazendo testes de segurança nas baterias e se vê várias delas pegando fogo, até mesmo as famosas 18650.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/07/2018 às 19:48, Leonardobg7 disse:

Mas alguém ai sabe por quê a caneta que detecta tensão CA está apitando quando encosta no celular? (já que o celular está com 5V CC)

 

Tensão residual transmitida por efeito capacitivo do trafo. 

Não é perigoso. 

 

Estas fontes, as verdadeiras que seguem normas de segurança, são obrigadas a terem isolação de 2 mil volts. 

As trilas na placa são separadas: 

De um lado o circuito de alta tensão e do outro o circuito de baixa tensão. 

 image.png.9aaac04e5234d8d5ac6980af84966f71.png

adicionado 2 minutos depois

Vejam a separação do circuito no meio da placa. 

Só tem ligação através do foto-acoplador. Mas estes foto-acopladores tem isolação de 2 mil volts.

A bobina do secundário do trafo costuma ter isolação dupla: 

A esmaltada e outra isolação através de fitas isolantes de alta temperatura que separa a bobina de alta tensão da bobina de baixa tensão. 

adicionado 5 minutos depois

Exemplo: 

A bobina de baixa tensão está enrolada por cima de uma fita isolante de alta temperatura: 

Por baixo da fita amarela tem a bobina de alta tensão. 

A fita é enrolada em várias camadas para dar bastante isolação.

image.thumb.png.d0bd2968bc8f8348ab6b4fc35273471f.png

 

adicionado 9 minutos depois

image.png.c7fe258f299eac905771f8a204dd6dcc.png

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...