Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Baixo uso de GPU apos formatação (GTX 1070)


Posts recomendados

Bom, o primeiro problema que eu tive foi que meu boot do windows demorava mais de 1 min mesmo com ssd, formatei e resolvi o problema.Mas veio um problema novo e muito chato que já fiz de quase tudo e nao consigo resolver. Basicamente, antes de formatar , sempre joguei CS GO, OVERWATCH e FORTINITE a 144fps+ (tenho monitor 144hz) , e enfim, dps de formatar percebi drops de fps mt chatos que nao tinha antes, caindo pra 90 ou 70 de fps nesses jogos,decidi dar uma olhada no msi afterburner e percebi que o uso da GPU e poucos momentos ficava a 99%, tava sempre ali nos 80% as vezes menos nesses jogos que citei acima.. os jogos são leves,poderia ate justificar o baixo uso da gpu,mas o problema é que eu não tinha esse problema antes e nem essas quedas de FPS.. pesquisei a fundo , e sim , eu atualizei todos os drivers, configurei para desempenho máximo no painel de controle nvidia, dei clear cmos, desinstalei os jogos , formatei novamente e instalei tudo de novo, reverti driver, troquei o lugar das memorias, e NADA. Simplesmente apos uma formatação surgiu esse problema que nunca tinha acontecido antes e nao sei mais o que fazer para resolver. Obs: Percebi que a temperatura do meu processador (i7-4790k stock) tava bem alta , em torno de 90c as vezes ate mais que isso, mas eu nao me importei muito pois antes de formatar era essa mesma temperatura e nao tinha esse problema.

Processador: i7-4790k 
RAM: Kingston 16,00gb
Placa de Video: GTX 1070 Founders 8gb
placa-mãe: Asus z97MPlus 
Fonte: EVGA 80Plus Bronze 600W 
HD 1T  SSD 120GB 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem complicado mesmo seu problema, confesso que tudo que tive de ideia pra fazer parece que você já fez então estou meio sem ideias.

 

Faz o seguinte, sabe usar o MSI Afterburner?

 

Experimenta fazer um underclock da sua placa de vídeo, abaixa um pouco o clock dela (não precisa ser muita coisa). Se isso funcionar podemos partir pro principio que pode ser algum problema na placa.

 

Ah, uma perguntinha, as temperaturas da 1070 estão normais, correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@matheusgf1

 

As vezes quando dá algum problema físico na placa de vídeo (por exemplo artefatos), um underclock costuma resolver pois ele faz com que a placa trabalhe com uma carga menor do que ela está programada para trabalhar. Claro que isso é uma "gambiarra" e você perde um pouco de performance de sua placa pois ela vai trabalhar numa carga menor.

 

Nem sempre isso resolve também e nem sempre dá pra usar isso pra realmente saber se o problema é na placa de vídeo. Mas ao menos dá pra ter uma pequena noção.

 

Sinceramente eu acho pouco provável que isso vai funcionar mas como disse eu estou sem ideias. Estamos apenas testando mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Narak13 Fiz alguns testes aqui e talvez você me ajude a tirar umas duvidas. Comparei lado a lado na mesma situação uma gtx 1060 em outro pc, a config é completamente diferente mas por esses jogos serem leves acredito que nao vai influenciar. Enfim, o curioso foi o seguinte, no overwatch,coloquei os dois para dar spectar um mesmo jogador , as configurações de video estavam exatamente iguais e inclusive bem BAIXAS, para ter mais FPS. Em ambos pcs o uso ficou em media de 60% da placa de video, e em torno de 150 fps em media. Em poucas situações a 1070 ficava mt acima em fps, normalmente era certa de 10 ou ate menos fps de diferença, e o uso um pouco menor que a da 1060 no outro pc. As vezes ficavam exatamente com o mesmo tanto de fps (lembrando que as configurações de video do jogo estavam bem baixas, e eu sempre costumo jogar assim). depois testei com tudo no maximo , para puxar ao maximo o desempenho das placas,foi ai que eu percebi que ambas ficaram a 99% de uso , e a diferença de fps entre elas passou a ser 20 ou 30.. enfim, ja nao to entendendo mais nada kkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@matheusgf1

 

Pode acontecer. As vezes o jogo não é otimizado pra chegar a FPS's altíssimos e chega em certo ponto que ele para de jogar muita carga para a GPU e ela fica assim, com pouco uso mas entregando 150+.

 

Outra coisa que também acontece é que quando você abaixa as configurações do jogo você joga mais carga para a CPU. Quanto mais baixo a configuração, mais FPS sua placa irá produzir e consequentemente mais seu processador vai ter que trabalhar pra processar esses frames. E um adendo a essa informação é que sua CPU já não está muito boa em questão de temperatura, que aliás, reforço o que falei anteriormente, adquira um cooler bom, não precisa ser watercooler, basta um aircooler decente.

 

Mas pelo que entendi você falando ali, acabou o problema de cair pra 70~90 FPS?

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Narak13 então, é difícil dizer, mas se quando eu deixo as configurações no maximo e o uso fica 99%, na teoria da tudo certo? Mas o estranho é que quando to jogando com as config no low, da umas quedas de 150 pra 100 ou 90 do nada com o uso em 40/50%

adicionado 0 minutos depois

@Sr Feijões Não é gargalo, o processador fica com o uso em torno de 60% as vezes nem isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...