Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Brendo Costa

Navegadores utilizando muito CPU repentinamente

Recommended Posts

Boa noite.

 

De ontem para hoje, notei que o desempenho do Chrome, meu navegador principal, caiu drasticamente. Isso se torna ainda mais perceptível quando abro um vídeo em algum site (sobretudo no Youtube), pois o áudio tornou-se "picotado" (travando), além da taxa de quadros por segundo também cair bastante. Creio que esse problema não tenha relação com a minha velocidade de internet, já que ela está normal. Observei também que meu processador, um Intel Core 2 Duo E4400 de 2.0 GHz, está operando numa porcentagem muita alta de utilização, indo para 100% quando abro algum vídeo no navegador, seja no Chrome ou no Firefox, além de oscilar bastante.

 

O problema parece desaparecer quando eu minimizo o navegador e vou para a área de trabalho ou abro algum outro programa, pois ai o áudio do vídeo para de travar e a utilização do processador reduz. Se eu maximizo, o problema volta novamente. Fato é que, embora eu acredite que meu processador seja velho, ele me atendia bem, conseguia assistir vídeos sem problemas a 720p e a 60 fps até ontem pela manhã. Já tentei:

 

- Desativar extensões dos navegadores;
- Reinstalar os navegadores;
- Desativar processos e programas que inicializam junto ao sistema;
- Desativar as atualizações automáticas do Windows Update (já tive problemas semelhantes com elas ativadas);

- Desativar o tema "aero" padrão do sistema e configurá-lo para obter um melhor desempenho;
- Desfragmentar os discos;
- Atualizar os drivers, mas todos já estão atualizados;
- Procurar malwares no sistema com o antivírus;
- Desinstalar programas inutilizados;
- Restaurar o sistema (não obtive sucesso);

 

E nada disso que eu fiz surtiu efeito. As configurações do meu computador são:

 

- CPU: Intel Core 2 Duo E4400 @ 2.0 GHz
- MB: Gigabyte GA-965P-DS3 Rev. 3.3
- GPU: XFX NVIDIA GeForce 9600GT 512MB
- RAM: 5GB DDR2 (2x Kingston 9905316-005.A04LF de 1GB, 1x Kingston 99U5316-001.A02LF de 1GB, 1x Kingston 2G-UDIMM de 2GB).
- HD: Maxtor STM3160215AS de 160GB para o Windows + Samsung HD502HI de 500GB para armazenamento geral.
- SO: Windows 7 Ultimate 64 bits (Service-Pack 1)

- Antivírus: Avira (atualizado)
- Navegadores: Chrome 68.0.3440.75 para 64 bits + Firefox 61.0.1 para 64 bits

 

Poderiam sugerir algo a mais para tentar solucionar isso? Tenho a formatação como última opção.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Brendo Costa, já tentou forçar a aceleração gráfica nos navegadores?

 

No Chrome tem a opção "Usar aceleração de hardware" e no Firefox deve ter algo parecido nas configurações. Se não encontrar, no "about:config" do Firefox, procura por "accel" e ativa a opção que algo como "force".

 

Limpa os dados de navegação ou tenta usar o navegador no modo anônimo. Os navegadores também têm uma função de verificar o consumo por aba/extensão, no Chrome tem o gerenciador de tarefas (Shift+Esc), você pode ver qual aba em específico está causando esse alto consumo. 

 

No Firefox você pode tentar ver com isso: https://support.mozilla.org/en-US/kb/firefox-health-report-understand-your-browser-perf

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@navegantenarede , realizei todos os procedimentos descritos em ambos os navegadores e não obtive sucesso.

 

Acontece que esse problema só é um verdadeiro incômodo para assistir vídeos ou ouvir músicas, pois a qualidade de reprodução, tanto da imagem quanto do áudio, ficam muito comprometidos. Fora isso, para navegar em páginas focadas em texto ou imagens, essa queda abrupta de desempenho não me incomoda.

 

Instalei um navegador baseado no Chrome, o Citrio, e não observei esse problema. Vídeos e músicas reproduzem normalmente, e o navegador exige menos do processador.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Brendo Costa, o problema ocorria antes de você instalar esse tal Citrio?

 

Questiono porque aparentemente é um navegador pouco conhecido que não divulga muitas informações sobre o projeto, não há como saber o modelo de negócios desse navegador ou como ele é mantido. Pelo que vi, parece estar relacionado com 2 empresas de publicidade. Também não fica clara a versão do Chromium usada nele.

 

Ainda que improvável, existe a possibilidade desse navegador afetar o desempenho de outros programas no computador, inclusive outros navegadores.

 

Eu recomendaria testar outro navegador mais conhecido, com alguma reputação na web. Como o MS Edge, Vivaldi, Water Fox ou Pale Moon para fazer um teste.

 

Você pode fazer outro teste, baixar uma versão antiga dos navegadores, a versão anterior por exemplo, e testar para ver se o problema persiste. Procure também relatar o problema para a Mozilla e para o Google.

 

Não consigo pensar em muitas opções, talvez criar uma máquina virtual e testar com um navegador na máquina virtual, se funcionar normalmente, vai indicar que é algo no sistema operacional hospedeiro. Outras coisas que você pode tentar: fazer uma varredura com o Malwarebytes e desativar o seu Avira enquanto faz os testes com os navegadores.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@navegantenarede , sim, ocorria antes de eu instalar o Citrio. Apenas o instalei para ver se o problema persistia, algo que não ocorreu com ele.

 

Depois de eu alterar o tema do Windows para o Aero novamente, notei que o problema parou, ou no mínimo, reduziu significativamente. Utilizo o Chrome e o Firefox diariamente faz meses, e esse problema ocorreu de um dia para o outro. Ainda não compreendi...

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×