Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Resistor misterioso, qual será o valor dele?


PedroCane

Posts recomendados

Olá pessoal, estou trabalhando em uma fonte, especificamente a D3 tech DSA-500VE, de 500w e basicamente preciso substituir um resistor que se encontra na parte do primário. Acredito que seja um resistor de partida , resistor de fio acho, e não consigo desvendar qual é o valor do resistor, sendo que no multímetro o valor dele é infinito(ou seja está em aberto). Também não consigo descubrir pelo código de cores, se alguém tiver uma sugestão, para qual outro posso substituir.

Segue imagens dele.

dsf.jpg

índice.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, eu também estranhei o componente, mas por uma das fotos achei que poderia ser um metalfim (muitas vezes usados como fusistores - o que corrobora a indicação do Sérgio no uso como sensor de corrente). Mas, fiquei curioso e fui pesquisar, achei esse código e supus que o erro seria terem usado o prata, no lugar do cinza (ou acinzentado). Posso estar também enganado. Só uma fonte original e boa em mãos para medir ou o esquema, vão dirimir esta questão. Não sou o dono da verdade!! Notem que o prata nunca é usado nos 3 primeiros anéis.

codigo-cores.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:oops:Bora, moçada, chega de briga e vamos fazer um curso de mandarim.....O componente deve ser chinês, né?

Na falta de tinta cinza em Shei Lá Hond (cidade do fabricante do "componente":exorcize:): traduz aí o prata como: não tem tu, vai tu mesmo. .

Brasileiro, além de criativo, é debochado todo!!!!!:D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou utilizando um monitor LCD Phillips de 10 anos, ainda é 4x3 e não tenho dúvidas da cor. O espaguete preto existente num dos terminais tira a dúvida, está bem diferente aqui. Se fosse preto então teríamos 0,05R, mas preto não é utilizado na tabela de ppm e pode-se notar que as cores das listras mais externas é a mesma.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Estou utilizando um monitor LCD Phillips de 10 anos, ainda é 4x3 e não tenho dúvidas da cor. O espaguete preto existente num dos terminais tira a dúvida, está bem diferente aqui. Se fosse preto então teríamos 0,05R, mas preto não é utilizado na tabela de ppm e pode-se notar que as cores das listras mais externas é a mesma.

Perfeito, então o problema, volto a sugerir, que foi erro do uso do prata, no lugar do cinza, ou branco - Achou que não dava pra eu piorar isso......???

Marrom =  1;

Verde    =  5;

Cinza (ou neste caso prata)  = 8; (Distingue com nitidez esta? No meu note, eu não consigo ter certeza e nem culpo o monitor, pode ser meus óinhos:huh:, e se fosse branco, seria 9)

Dourado (tolerância) = 5%;

Marrom = 100ppm

Compondo 158R 5% 100ppm para terceiro anel cinza ou 159R 5% 100ppm para 3º anel branco por que para terceiro anel não existe cor prata, então de qualquer forma, a tinta das cores é falha ou errada.

O certo mesmo ainda é buscar o esquema ou uma fonte igual, funcionando.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pela nomenclatura de "R27" já se nota que é um resistor. Se fosse indutor seria a letra L.

Na primeira foto eu vejo marrom, nas outras eu vejo preto, a cor pode ter se escurecido devido a queima do componente. Não tem resistor começando com preto.

 

Em aparelhos desse tipo se encontram facilmente resistores de 0,15R ou valores próximos, trabalham como shunt ou fusíveis nessas fontes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, ISO9K disse:

Então minha teoria estava certa, pode ser colocado no lugar um fusível...

Se for shunt não dá certo.

Aí entra nessa situação:

5 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

@ISO9K , nem pense em fazer isso. Esse valor controla a corrente máxima do primário da fonte além de prover proteção contra saturação do indutor. Colocar um jumper ali é o mesmo que dirigir um automóvel sem freio.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...