Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Resistor misterioso, qual será o valor dele?


PedroCane

Posts recomendados

3 horas atrás, Renato Milani disse:

Marrom =  1;

Verde    =  5;

Cinza (ou neste caso prata)  = 8; (Distingue com nitidez esta? No meu note, eu não consigo ter certeza e nem culpo o monitor, pode ser meus óinhos:huh:, e se fosse branco, seria 9)

Dourado (tolerância) = 5%;

Marrom = 100ppm

Compondo 158R 5% 100ppm para terceiro anel cinza ou 159R 5% 100ppm

Se ali fosse um cinza = 8 e levando-se em conta que a terceira faixa de um resistor de 5% corresponde a potência de 10 então teríamos 1,5GR ou Giga Ohms. Já vi resistores de centenas de Megas utilizados em instrumentação, são difíceis de serem encontrados e bem caros. De 1 Giga nunca vi.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, eu comi bola!!

1º anel Marrom =1

2º anel verde = 5

3º anel cinza = 8 (ou branco) = 9 (não existe 3º anel prata)

4º anel dourado (multiplicador) = 0,1 :oops:

5º anel preto (tolerância) = 1% (não existe 5º anel marrom)

Logo: 158(ou 159) X 0,1 = 15,8R com tolerância de 1%. Será que acertei agora?

Concordo com o Mestre88 que é resistor pela própria codificação na placa.

Agora, estou contigo, Sergio, no tocante a colocar um jumper no lugar, isso nunca se deve fazer.

Colegas, cá entre nós, que quizumba nós acabamos fazendo com a intenção de ajudar, né?

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

e no meu monitor o prata é bem nítido

Isso só reforça a minha teoria de que DEVO consultar um oculista, antes ter de comprar uma bengala branca ou cão treinado.

Agora, convenhamos: 3º anel prata, só serve pra criar confusão para técnicos e entre eles.....:lol:

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje fui mexer novamente na fonte e descobri um resistor do mesmo estilo próximo da mesma localização desse que eu apresentei para vocês. eu retirei ele da placa e notei que ele era idêntico ao o que estava perguntando para vocês. Porém ele tinha apenas uma faixa de outra cor.

 

Ele era Marrom/verde/prata/dourado/preto o que acredito que deva ser as colorações corretas. Sendo o resistor inicial que gostaria de saber o que era estar com a primeira faixa errada (preto).

Utilizando o meu multímetro, ele apresentou valor 0.2Ohms.

Dessa forma conclui que aquele resistor inicial veio com a coloração das faixas INCORRETAS.

 

e que o correto é Marrom/verde/prata/dourado/preto => resistor 0.15 Ohms +/- 5% , 5W

 

Agradeço a atenção de todos. Muito obrigado a ajuda!

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PedroCane , não é por que um componente está em uma posição semelhante, que deva ser igual.

Eu volto a montar o provável código das cores do primeiro resistor (o queimado), de acordo com a tabela de cores para 5 anéis, ou seja: 1º, 2º e 3º anéis, são valores que se interpreta direto (em sequência), o 4º anel é o multiplicador e o 5º, é a tolerância.

Da tabela que eu postei tiramos:

1º anel - marrom, valor 1; (número seco!)

2º anel - verde, valor 5; (número seco!)

3º anel - cinza valor 8; (número seco!)

(veja que prata não é uma opção existente na tabela para 3º anel, e o @Sérgio Lembo confirma não ser branco). Cabe lembrar que a China não é um exemplo de qualidade, mas o prata fica perto......

4º anel - dourado valor 0,1; (multiplicador)

5º anel - marrom valor 1% (e aqui eu comi bola de novo na segunda postagem que fiz considerando-o preto); (tolerância)

Temos então para o primeiro resistor fotografado (o queimado), 158 (dos 3 anéis iniciais) X 0,1 = 15,8R com tolerância de 1% (do 5º anel - marrom).

De toda sorte, como é, segundo o@Sérgio Lembo , um resistor de limitação de corrente (está ali por segurança), deve haver outros componentes, de potência, com problemas nesta fonte. Meça os FETs, diodos e foto acopladores, antes de religar a rede nela. Quanto à potência, pode ser sim, perfeitamente um resistor de 5W. Por foto, não tive noção do tamanho exato da peça, por isso arrisquei 2W.

Cuidado e boa sorte!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Renato Milani disse:

veja que prata não é uma opção existente na tabela para 3º anel

Eu não diria isso, o prata como terceira cor é multiplicador também.

Ele multiplica por 0,01. Assim como Ouro multiplica por 0,1.

Veja na foto abaixo, é do amplificador que eu montei e postei a foto aqui outro dia.

Comprei os 4 resistores como sendo de 0,47 ohm e 5% de tolerância. As cores deles são: Amarelo, Violeta, Prata, Ouro:

IPlpc2v.jpg&key=c92039458e673022b7ece1f4

 

É o mesmo caso do resistor que o amigo @PedroCane procura, mas com um valor maior e sem a 5ª faixa de PPM.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luís Roberto C. da Silva eu me referi a espessura do nicromo, sendo o valor de 15,8 a espessura é menor mais fino, no resistor em questão nota-se mais grosso, representado na foto PedroCane.

adicionado 4 minutos depois
14 horas atrás, PedroCane disse:

e que o correto é Marrom/verde/prata/dourado/preto => resistor 0.15 Ohms +/- 5% , 5W

NÃO FALEI!!!  SÓ OBSERVANDO BEM COM ATENÇÃO A ESPESSURA DO NICROMO SÓ PODIA SER MENOR QUE 1ohms.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Mestre88 disse:

Eu não diria isso, o prata como terceira cor é multiplicador também.

Ele multiplica por 0,01. Assim como Ouro multiplica por 0,1.

Ok @Mestre88 , concordo, mas perceba que no seu caso, os resistores têm 4 anéis, e não 5 como no caso do resistor do@Luís Roberto C. da Silva, o que muda a forma de como lidamos com a posição e função das cores na composição do valor do resistor. Sou mais por desconfiar que o fabricante usou o prata no lugar do acinzentado e adotar 15,8R 1% como valor do componente.

Acho que agora cabe ao @Luís Roberto C. da Silva voltar aqui depois do conserto, e dizer o valor do resistor.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, PedroCane disse:

Ele era Marrom/verde/prata/dourado/preto o que acredito que deva ser as colorações corretas. Sendo o resistor inicial que gostaria de saber o que era estar com a primeira faixa errada (preto).

Utilizando o meu multímetro, ele apresentou valor 0.2Ohms.

Dessa forma conclui que aquele resistor inicial veio com a coloração das faixas INCORRETAS.

 

e que o correto é Marrom/verde/prata/dourado/preto => resistor 0.15 Ohms +/- 5% , 5W

Considerando o super aquecimento que houve no resistor da primeira foto anexada, o primeiro anel passou ter a coloração preta, não por incorreção, mas pelo estado que se encontra o resistor super aquecido no inicio da faixa, antes marrom, depois apresentando coloração preta...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Luís Roberto C. da Silva disse:

@Renato Milani , o tópico não é meu não. É do @PedroCane .

Aliás, minha resposta também foi essa: 15,8R 1%, baseado nas cores: marrom, verde, cinza, dourado, marrom.

:oops:Pois é. Vou acabar ficando obeso, de tanto "comer bola". Acho que é a idade......:lol:

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...