Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tensão indesejável em circuito de lâmpadas


Posts recomendados

Olá pessoal. Tenho um registro motorizado que fecha água entre um tanque e outro lá onde trabalho. Tem uns micro fim de curso que indicam nas luzes do painel se está aberto ou fechado, porém, quando é para ficar apagado as luzes existe uma tensão de 100v fazendo com que a lâmpada fique acesa. As lâmpadas são led 220. Acontece a mesma coisa as de filamento.
Existe algum recurso para filtrar essa tensão deixando só passar 220v.  Tipo um semicondutores, regulador? As sinalizações usadas são lâmpadas dessas que vão em quadro de comando na frontal do painel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que entendi, as micro chaves estão remotas e as lâmpadas, no painel do escritório. Confere?

Se for isso, e se você usa algum fio "comum" entre as micro chaves e o motor do acionador, provavelmente a isolação dos fios está comprometida, uma vez que lâmpadas de filamento também acendem ou há a possibilidade de terem usado polaridades diferentes para o retorno da micro chave "aberto" e da micro chave "fechado": para testar isso, mude as posições dos fios em uma das chaves.

 

Se nada disto estiver resolvendo, troque as lâmpadas sinalizadoras por um resistor em serie com um  led, de forma que só brilhe em caso de retorno "cheio", permanecendo a meio brilho ou menos em tensão de 100V. Mesmo se as sinalizadoras fossem neons, você poderia ter problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ou temos um projeto errado ou então uma forte fuga de corrente a ponto de acender lampada de filamento. O ponto mais provável de fuga são os fins-de-curso do registro. Faça uma boa inspeção e verifique a existência de marcas de oxidação e ou umidade no fim-de-curso. A fuga pode estar acontecendo dentro do dispositivo. Um teste simples é soltar os conectores dos fim-de-curso e verificar se o problema persiste.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...