Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como fazer uma tomada aterrada para PC?


Luan.xps

Posts recomendados

Olá, amigos! Estou montando um PC e estou com certas dúvidas quanto ao aterramento. Minha casa não possui aterramento em nenhuma tomada. Porém, quero fazer uma tomada aterrada para meu PC (pois sou um tanto quanto paranóico e não quero perder meu investimento por não ter uma tomada aterrada) e isso é relativamente possível pois moro em um lote até que grande, mas infelizmente não posso usar umas daquelas hastes que medem 2400 mm porque aqui há uma grande pedra a mais ou menos 1,7 m do chão. Minha pergunta é a seguinte; consigo fazer um aterramento eficiente para meu computador usando duas ou até três hastes de aterramento que medem 1 m ou 1,5 m? Com essas hastes conseguirei os 5 Ω são estipulados pela norma da NBR 5410? Tudo isso tendo em vista que moro em uma região de solo argiloso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luan.xps

 

Acho que tem boa chance de sucesso nessa empreitada se você usar mais de uma haste dessas. Instala uma e testa com uma lâmpada ligando um polo dela ao fio dessa haste e o outro polo á fase da rede elétrica pra ver se acende. Se a lâmpada acender é porque o aterramento está funcionando principalmente se acender com intensidade. Se a lâmpada acender fraquinha mete mais uma haste e assim por diante.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Luan.xps disse:

Minha pergunta é a seguinte; consigo fazer um aterramento eficiente para meu computador usando duas ou até três hastes de aterramento que medem 1 m ou 1,5 m?

Nesse caso se usa 3 hastes de 1,5m formando um triângulo com 2,5m de distância entre cada haste e interligando uma na outra.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...