Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Mateus da Cunha

Redução de corrente da fonte!? Ligação em serie de fontes!?

Recommended Posts

Boa tarde camaradas! Tenho uma fonte pequena, de baixa corrente só para manter a bateria do meu som carregada, pois também o uso como Home-Theater na hora de ver filmes, pois nessas horas, quanto menos ruídos melhor.
A fonte é essa: zy2Ol0T.png qPo42zz.png 
Ela manda 5A, com regulagem de flutuação a 13,7V. Não possui ventoinha, não emite nenhum ruído, por isso é ótima, dá uma carga lenta, aumentando a vida útil da bateria.
Agora que vem a primeira questão: Sei que ela é fraca, mas é para manter uma bateria de 40A, somente, porém, gosto de deixa-lá ligada quando vou usar o som como Home Theater, já que não emite ruído e mantem a bateria. Porém, apesar de ela ser de 5A, com o multímetro já notei ela chegando até a 10A. Essa situação é perigosa? Corre o risco de queimar a fonte? Se a resposta for sim, estive pensando em colocar um disjuntor nela, mas teria o problema de ter que ficar religando sempre que o som puxar um pouco mais de potencia nos picos dos efeitos sonoros. Ai pensei em usar um Resistor, para limitar a corrente em 5-7A, mais me vem a duvida, qual usar? 

----
Essa é outra questão, já aproveitando o tópico que estou abrindo... 
Para aguentar o som enquanto escuto musica, em potencia máxima, tocando por horas e etc, uso uma usina de 220A: CEs5C1J.png

Própria para tal uso, ela segura perfeitamente, porém se tem o problema de ela emitir muito ruído, pois tem seus coolers, gerar muito calor, e etc, assim, na hora dos filmes a deixo desligada... Como no meu equipamento sonoro possuo as duas fontes (Chaveada de 5A, e Usina 220A), como funcionaria se eu quisesse deixar as duas ligadas? (Exemplo: Deixo a chaveada de 5A sempre ligada, para manter a bateria e usar na hora dos filmes, mas para ter mais conforto, queria poder ligar a usina enquanto a outra está ligada, sem precisar ter que ir na tomada e desconectar uma para só depois ligar a outra. Pensei em usar um interruptor de 3 estágios, mas teria que fazer uma ligação gigante de fios de energia para o sistema funcionar corretamente, e então, alguém tem outra ideia? rs

Desde já agradeço a todos, até quem leu até aqui! rs
Sua ajuda é muito valiosa!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
44 minutos atrás, Mateus da Cunha disse:

Ai pensei em usar um Resistor, para limitar a corrente em 5-7A, mais me vem a duvida, qual usar? 

Nenhum. Resistor só funciona com baixas correntes (abaixo de 1A), mais que isso só serve pra esquentar.

 

45 minutos atrás, Mateus da Cunha disse:

Porém, apesar de ela ser de 5A, com o multímetro já notei ela chegando até a 10A. Essa situação é perigosa?

Como fez esse teste?

Geralmente esses fontes tem proteção, se passar do limite desliga sozinha.

  • Obrigado 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Coloquei o multímetro em teste de corrente, liguei nas saídas da fonte e marcou 10a, mas só deixei por uns 5 segundos. (10a é o máximo que meu multímetro consegue dar de carga resistiva para testar)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 minutos atrás, Mateus da Cunha disse:

Coloquei o multímetro em teste de corrente, liguei nas saídas da fonte e marcou 10a, mas só deixei por uns 5 segundos. (10a é o máximo que meu multímetro consegue dar de carga resistiva para testar)

Não é assim que se faz.

O teste de corrente do multímetro serve pra medir a corrente da carga, nunca a corrente de saída de uma fonte.

 

Da forma que fez apenas gerou um curto circuito. Em qualquer coisa que colocar vai marcar 10A, até mesmo uma pilha.

Um curto em teoria tem sua corrente tendendo ao infinito.

 

Para medir a corrente você tem que montar um circuito série, ponta vermelha no positivo da fonte, ponta preta no positivo da carga e negativo da carga no negativo da fonte. Dessa forma verá o quanto seu aparelho de som consome.

 

Para um teste de quanto sua fonte pode fornecer, a coisa é mais complicada. Precisa de alguns resistores de alta potência pra medir e fazer testes.

  • Obrigado 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

LoL

Ainda bem que foi rápido, vou deixar essa história de testar corrente pra lá. rs

De modo geral, não vai ter problema se o som exigir mais corrente do que os 5a da fonte? Teria alguma forma de limitar isso?

Obrigado pela ajuda até agora!

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
7 minutos atrás, Mateus da Cunha disse:

Teria alguma forma de limitar isso?

Não aumente muito o volume vai consumir menos corrente, quanto a circuitos eletrônicos pra isso não tem. A fonte já deve ter sua própria proteção.

  • Obrigado 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×