Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Intel Whiskey Lake - Core de nona geração - Pré Lançamento


Evandro

Posts recomendados

  • Membro VIP

https://www.techpowerup.com/246230/top-three-intel-9th-generation-core-parts-detailed

 

Três modelos de topo da nona geração da arquitetura Core tem supostas especificações vazadas.

Processo einda em 14 nm (mas aprimorado) e até 8 núcleos na plataforma 1151 (v2).

 

Não esperem melhor rendimento por clock (IPC), já que é mais um aprimoramento da arquitetura Skylake.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Phoenyx disse:

Edit: 1151 v2? Pensei que o Coffee Lake já era v2, enfim, joga tudo fora e compra de novo, é isso?

"The three chips are backwards-compatible with existing motherboards based on the 300-series chipset with BIOS updates. Intel is expected to launch these chips towards the end of Q3-2018."

 

Eu acho que o V2 foi coisa que o site colocou para diferenciar, não algo que de fato seja oficial.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
21 horas atrás, Phoenyx disse:

Gostei do codinome... rs

 

Não levou 10 minutos pra vir a piada hahahaha

 

21 horas atrás, Phoenyx disse:

Edit: 1151 v2? Pensei que o Coffee Lake já era v2, enfim, joga tudo fora e compra de novo, é isso?

 

Não seria novidade.. mas seria uma baita burrada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu só queria entender porque a intel bloqueia o Hyper threading em praticamente todos os processadores... Isso é ridículo! Rebaixar o I7 dessa forma. Estou em busca de um processador ainda, não me decidi entre o R7 2700x e o i7 8700k, fiquei feliz quando vi esse post, mas a decepção de ver que o "novo" i7 vai ter 8 núcleos... Sem comentários, meu único medo é o que R7 não aguente direito a nova geração da Nvidia, mas fiquei revoltado com a Intel agora!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Raniery Gonçalves Spalenza disse:

Eu só queria entender porque a intel bloqueia o Hyper threading em praticamente todos os processadores... Isso é ridículo! Rebaixar o I7 dessa forma. Estou em busca de um processador ainda, não me decidi entre o R7 2700x e o i7 8700k, fiquei feliz quando vi esse post, mas a decepção de ver que o "novo" i7 vai ter 8 núcleos... Sem comentários, meu único medo é o que R7 não aguente direito a nova geração da Nvidia, mas fiquei revoltado com a Intel agora!

 

Você não deve conhecer muito da historia da intel por se surpreender rs

 

2700X não fica la muita atras do 8700K, tirando um CS GO da vida, que a diferença é consideravel(mas meio irrelevante, tipo 600FPS vs 900FPS). Mas, se esta vendo para jogos o 2600/2600X entregam o mesmo que os R7 2700s/2700Xs sendo mais baratos.

 

 

----------------

 

Um lance que quero para para testar uma hora é se ter mais folga de uso, via SMT\HT alivia temperaturas e consumo, ja que sem SMT\HT o CPU vai estar com uns 20~40% de "CPU usage", mas como o SMT\HT utiliza as "folgas" entre as threads, não tenho certeza do impacto.

 

 

 

Possível solda na 9a gen(se rolar, vai ser tipo "sabe aqueles papos de solda ser ruim para o processador da semana passada....é...esquece que eu falei isso")


i9-9900K vs R7 2700X(-1500pts) / i7-8700K(-2500pts)

 

  • Curtir 1
  • Amei 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Atretador disse:

 

Você não deve conhecer muito da historia da intel por se surpreender rs

 

2700X não fica la muita atras do 8700K, tirando um CS GO da vida, que a diferença é consideravel(mas meio irrelevante, tipo 600FPS vs 900FPS). Mas, se esta vendo para jogos o 2600/2600X entregam o mesmo que os R7 2700s/2700Xs sendo mais baratos.

@Atretador Não, meu caro, eu tenho acompanhado sim, e sempre fico com raiva por não habilitarem o HT, enfim, coisas do mercado/picardia da empresa. Mas eles mataram 6/12 e trocaram por um 8/8. Isso foi muita sacanagem, algo realmente inesperado, apesar de que não sou da área também, vai que o processador bate o 6/12, mas acho difícil, sendo a mesma arquitetura há QUATRO gerações... Complicado...

Com relação aos jogos, eu, sim, jogo muito, mas faço milhares de coisas ao mesmo tempo, enquanto estou jogando tenho de parar, minimizar e fazer outra coisa, rodos emuladores ao mesmo tempo, enfim, digamos que meu multitasking é agitado... Mas já criei um tópico sobre isso aqui, Vocês foram muito claros, entretanto, ainda estou em dúvida pelas questões de otimizações dos programas/jogos para intel, desempenho single melhor... Enfim, jogo muitos jogos de estratégia também, como EU4, Civ6, Cities Skylines (Neste o meu i5 4690 sofre demais...).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra variar, mais uma vez a Intel troca de cueca....opa, de geração... se manterem pelo menos o suporte a LGA1151 dos chipsets série 300 seria uma boa para quem tem uma H310, B360, Z370, etc... e 8 cores finalmente hein... pena a litografia em 14nm ainda.... continua sendo no fundo um "velho" Skylake igual o meu de 2015...kkk :) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Raniery Gonçalves Spalenza disse:

Eu só queria entender porque a intel bloqueia o Hyper threading em praticamente todos os processadores... Isso é ridículo! Rebaixar o I7 dessa forma.

Isto é devido a entrada do i9 no mainstream. De início vai confundir demais os consumidores (mais do que já estão), porém vai se saber se 8 núcleos físicos compensam os 4 threads a mais que tem no i7-8700. Enfim, é mais questão de marketing, e acredite, vai vender aos montes ao redor do mundo.

 

@Raniery Gonçalves Spalenza

Tenho um i5-4690 também e estou no mesmo barco de decisão. Mesmo que se eu pudesse escolher um CPU sem levar em consideração o valor, ainda assim não saberia qual visando a longo prazo. Contudo, como ainda na minha aplicação o i5 ainda oferece bom desempenho, estou no aguardo por uma geração de processadores que faça uma diferença notável tanto no single como multi thread.

 

Em 29/07/2018 às 22:04, Phoenyx disse:

Gostei do codinome... rs

Pelo visto a Intel precisava de um produto mais forte do que café. :wiggle:

Vai ser uma polêmica chegar nas lojas de informática e pedir um drinque... Ok, parei...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Raniery Gonçalves Spalenza

 

Os jogos no geral são movidos por engines, boa parte delas não são otimizadas para HT, por isso em alguns jogos o core i5 6c 6t empata ou até supera 8700k.

 

Essas engines em sua grande maioria foram desenvolvidas na época das apis DX9 e DX10 e outra parte no DX11, para os jogos serem compatíveis com as novas versões de DX os desenvolvedores master que programam engines dão update nelas, mas nunca vai ser igual uma engine mais recente feita na época de uma api mais nova.

 

Pelo que você já percebeu boa parte delas não é programada para usar HT e muito menos o HT dos Ryzen(SMT), as apis DX9 e DX10 usam melhor 2, no máximo 4 threads, já o DX 11 usa bem até 8 threads e é aí o "pulo do gato" dos i7 8C 8T: já que a maioria das engines não usam bem HT, mas o DX11 que é mais usado hoje já usa 8 threads e mesmo o jogo não sendo otimizado para HT, os novos i7 8C 8T vão dar um "cano" muito grande nos i7 8700k, pois ele é apenas 6 núcleos físicos o resto é virtual(HT), ele ainda é melhor em jogos devido alguns jogos que usam 8threads lotarem os 6 núcleos físicos e os outros 6 virtuais servem para "desafogar" o processamento e claro aliado ao clock maior dos Intel, ipc 7% maior que a concorrência, mais um ponto em que o i7 9700k 8C 8T vai ser o queridinho dos jogadores.

 

@Atretador

 

A AMD está fazendo um ótimo papel de concorrente depois de anos, mas só vai realmente afetar a Intel na parte de jogos entregando o máximo de fps possível, quando chegarem na litografia 7nm e elevarem os clocks, aumentando o ipc, reduzindo latência do IF para compensar a falta de otimização nos programas/jogos, mesmo esse negócio sendo melhor programado para Intel, com esse up todo, os Kyzen 3000 vão entregar boa performance, pode anotar e veja  que em 99% dos jogos já são compilados para a arquitetura dos Intel Core Ring de Nehalem até Whiskey Lake, com exceção dos Skylake-x.

 

@Evandro

 

Pode anotar, que o 8C 8T stock ou overclock vai detonar em vários jogos o 8700k e até 8086k.

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/07/2018 às 21:17, Raniery Gonçalves Spalenza disse:

Eu só queria entender porque a intel bloqueia o Hyper threading em praticamente todos os processadores...

Segmentação de mercado, as pessoas vão comprar de qualquer jeito por ser Intel.

 

Em 30/07/2018 às 21:17, Raniery Gonçalves Spalenza disse:

Rebaixar o I7 dessa forma.

Na verdade nada foi rebaixado, i7 é apenas um nome comercial. Eles poderiam chamar o i9 9900K de i7 também, dá pra afirmar que o i9 seria o novo i7. É aquela coisa de número maior = melhor. Eu não ficaria surpreso se a AMD chamasse o flagship da nova geração de Ryzen 9 :P

 

Em 30/07/2018 às 21:17, Raniery Gonçalves Spalenza disse:

Sem comentários, meu único medo é o que R7 não aguente direito a nova geração da Nvidia, mas fiquei revoltado com a Intel agora!

Por que não aguentaria? Não existe nenhum abismo entre a AMD e Intel atualmente como era na época dos FX.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

https://www.techpowerup.com/247204/intel-explains-key-difference-between-coffee-lake-and-whiskey-lake

 

Intel explica a diferença entre Coffee e Whiskey lake: correção física para o Maltdown 3 e 5.
O Cascade Lake vai ter outras correções físicas para outros problemas semelhantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Evandro

 

Falta um monte de cpus para a Intel lançar, Tiger Lake, Cascade Lake, Ice Lake, Whiskey Lake, Cannon Lake e por aí vai...A AMD ainda vai apresentar além do 2000 refresh do 1000 ; Ryzen 3000, Ryzen 4000 refresh do 3000, Ryzen 5000 , Ryzen 6000 refresh do 5000... concorrência mais e mais.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...