Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte de energia sustentável


Thegere

Posts recomendados

Olá Galerinha, estou com um projeto parado a muito tempo no papel, estou querendo colocar em pratica, já que em teoria esta tudo OK (mais ou menos). Estou fazendo uma fonte de energia através de Leds, o que eu tenho duvida é o seguinte, se eu conseguir uma tensão de 7V e uma corrente de 0.1A existe algo que eu posso fazer para conseguir mais corrente? Gostaria de conseguir pelo menos 2A.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voce pretende fazer algum tipo de painel solar de LEDs? pra aumentar a corrente pode ligar alguns milhares de LEDs em paralelo, ou botar uma lupa sobre eles, como a area da junção PN dos LEDs é minuscula você precisara de milhares deles pra ter a area de uma unica celula de um painel solar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

23 minutos atrás, Thegere disse:

se eu conseguir uma tensão de 7V e uma corrente de 0.1A existe algo que eu posso fazer para conseguir mais corrente?

Em teoria a tensão cai para 0,3V. Logo não é possível.

 

"Na natureza: nada se perde, nada se cria, tudo se transforma!"

Disse o químico francês Lavoisier

  • Curtir 1
  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cai por que, pode explicar melhor? Quanto eu precisaria para conseguir tal corrente, qual equação usar?

adicionado 3 minutos depois

Alguém se interessaria em montar esse projeto comigo, sou bom mesmo para planejar, mas para executar....já passa de anos esse projeto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Thegere disse:

Cai por que, pode explicar melhor? Quanto eu precisaria para conseguir tal corrente, qual equação usar?

Simples:

Em elétrica temos uma grandeza chamada Potência, ela é o resultado de tensão x corrente.

Se você tem uma fonte de energia que fornece 0,1A e 7V, então ela tem uma potência de 0,7W.

Você pode fazer o que quiser com a tensão e a corrente, mas o produto deverá ser sempre 0,7 ou menos, nunca a mais.

 

São leis da física, da matemática, da natureza, não podem ser quebradas.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, mas o que uma fonte tem que aumenta ou diminui a corrente? Só estou insistindo, porque o valor que eu coloquei anteriormente, foi um valor simbólico, a minha duvida real é o que devo usar para aumentar a corrente elétrica, acredito que seja possível, pois não teríamos fontes com a mesma tensão por exemplo 12V e amperagens diferentes 0.5A, 1A, 3A....existe algo diferentes neles?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Thegere disse:

Entendi, mas o que uma fonte tem que aumenta ou diminui a corrente?

Transformadores e indutores.

Porém para que sejam usados a sua fonte de energia precisa de uma tensão e correntes significantes. No seu exemplo, onde você diz 0,1A já deixa a coisa complicada.

O ideal para usar os circuitos do tipo Step-Up ou Step-Down que são os módulos que se usam para aumentar tensão ou corrente, é que se tenha um mínimo de 500mA ou de 5V. Menos que isso complica, não se acha um circuito tão eficiente para tensões e correntes muito baixas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Thegere disse:

Cai por que, pode explicar melhor? Quanto eu precisaria para conseguir tal corrente, qual equação usar?

adicionado 3 minutos depois

Alguém se interessaria em montar esse projeto comigo, sou bom mesmo para planejar, mas para executar....já passa de anos esse projeto.

 

Gostei quando você disse que é bom de planejamento. 

 

Mas sua ciência está equivocada.

É impossível amplificar corrente. Não tem como fabricar do nada uma corrente que não existe. 

 

12 horas atrás, Thegere disse:

acredito que seja possível, pois não teríamos fontes com a mesma tensão por exemplo 12V e amperagens diferentes 0.5A, 1A, 3A....existe algo diferentes neles?

 

Neste casa aí que você citou, ninguém amplificou corrente nenhuma.

Estas fontes são alimentadas pela tomada de sua casa que consequentemente vem das termelétricas que possuem energia ilimitada. 

 

As fontes de 3A por 5V tem a seguinte potência: 

3 amperes vezes 5V = 15 watts. 

Logo 15 watts dividido por 5V é igual a 3 amperes. 

Energia elétrica é pura matemática. 

 

Da mesma forma que 15 watts dividido por 220V será 0,068 amperes.

Mas as fontes costumam ter mas perdas de uns 20%. Por isso elas vão consumir em watts lá nos 220V uns 20% a mais do que entregam na saída. 

Então ficaria assim: 

15 watts mais 20% igual a 18 watts. 

18 watts dividido por 220V igual a 0,081 amperes. 

 

Uma fonte que entrega 5V por 3 amperes, consume em 220V corrente de 0,081.

Ou seja: Elas entregam 15 watts mas consumem da tomada quase 20 watts.  

 

 

 

 

 

adicionado 10 minutos depois

Amplificar corrente do jeito que o amigo quer, é equivalente a fazer uma feitiçaria para os aparelhos eletrônicos da sua casa funcionarem estando com o cabo de força desligado da tomada :D:D.

 

Mas eu entendo o porque que o amigo não compreende isso. 

É muito difícil entender a eletricidade e este tema energético: Eficiência e geração. 

 

Eu mesmo só entendo apenas um pouquinho, pois eu já trabalho com eletricidade e eletrônica a muitos anos e estou sempre procurando fazer uma leitura técnica.

Mas realmente é bem complicado ter esta compreensão do que é energia.  

 

  

adicionado 12 minutos depois

E construir painel solar com Led é inviável.

Vai precisar de tantos Leds que ficará muitas vezes mais caro que se comprasse logo um painel solar. 

Precisaria de milhares e milhares de leds. 

adicionado 23 minutos depois

Porque não tenta gerador eólico: 

 

 

 

image.png.0baa1568b80a9359aa721cd162739f6d.png

 

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=NWqhI_Saa_4&feature=youtu.be

 

adicionado 24 minutos depois

 

 

https://www.youtube.com/watch?v=F3bZzOyMhKI&feature=youtu.be

 

 

 

adicionado 26 minutos depois

https://www.youtube.com/watch?v=m3b_l0-yYpw

 

 

image.png.c1c4b7cb3d11a30a6dadc09aa0ff7849.png

 

 

image.thumb.png.5165faff6bf2b3bf04d29bc62f194e1c.png

  • Curtir 3
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bem explicado, gostaria que você entendesse melhor o que estou tentando fazer, vou tentar explicar melhor mandando alguns exemplos teóricos e práticos, mesmo com sua resposta que foi muito bem explicada, vou manter em aberto para vocês entenderem o meu projeto. Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Thegere disse:

Muito bem explicado, gostaria que você entendesse melhor o que estou tentando fazer, vou tentar explicar melhor mandando alguns exemplos teóricos e práticos, mesmo com sua resposta que foi muito bem explicada, vou manter em aberto para vocês entenderem o meu projeto. Desde já agradeço.

 

Um amplificador só amplifica um sinal recebendo energia de outro lugar. 

Ao exemplo um amplificador de áudio. 

Um transistor...

Uma válvula termoiônica...

 

Infelizmente é a lei da natureza.

Pensa que eu não quero gerar energia fácil?

É o assunto que mais pesquiso. Mas é bem complicado.   

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...