Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Lykos

Engenharia da computação ou mecatrônica?

Recommended Posts

Oi, eu me chamo Carlos e sou de SP, há um tempo eu estive pensando em qual profissão eu deveria seguir, e fiquei preso entre engenharia da computação ou engenharia mecatrônica, eu gosto e me dou bem com matemática, computação, tecnológias, física e mecânica. Porém estou muito indeciso pois anseio por um futuro próspero. Eu pesquisei sobre antes de abrir esse tópico mas mesmo assim não consegui me decidir, por favor me dem sugestões de outras profissões, qual dessas engenharias é melhor, qual ganha mais, qual tem mais área de trabalho, etc... Muito obrigado para você que leu até aqui e também muito obrigado a você que decidiu dedicar seu tempo a responder a minha questão!! Muito obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, uma coisa é o curso e a outra a carreira. Para o curso tem que avaliar as grades curriculares, engenharia da computação geralmente foca mais em software (mas nem sempre) e mecatrônica em software e hardware e é um curso mais puxado. Então tem que comparar as grades das faculdades que pretende fazer e verificar qual lhe interessa mais.

  • Obrigado 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom eu estou na duvida de qual escolher, pois vou cursar e pretendo tornar isso minha carreira, mas quero ver qual opção se sai mais vantajosa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
1 hora atrás, Lykos disse:

quero ver qual opção se sai mais vantajosa

Em relação à ganho salarial? Oportunidade de sair do Brasil? Facilidade em encontrar empregos?

adicionado 14 minutos depois

Engenharia mecatrônica se foca em automação e desenvolvimento de sistemas (de montagem, de fabricação etc etc) automatizados ou semiautomatizados mais eficientes. E tudo é claro, envolve tanto hardware quanto software.

Engenharia de computação já se foca em desenvolvimento/programação de componentes elétricos ou programas, seja de redes ou de bancos de dados.

 

Note que eu escrevi "foco" pois nada impede que profissionais de ambos os cursos trabalhem em outra área da engenharia ou do mercado financeiro, o que é relativamente comum

 

Pois bem, cabe a você pesquisar sobre o mercado e sobre as suas possibilidades, traçando um objetivo, um sonho. Não posso te dar mais informações por que seria puro achismo kkkkkk. Só dar uma "googleada" que logo você encontra detalhes e informações sobre ambos os mercados, lembrando o que o Ricardov falou: Você pode fazer um curso X mas pode ter uma carreira Y. Depende muito de oportunidade e um pouco de sorte.

 

Abraços

  • Obrigado 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom agradeço aos dois, as respostas foram muito uteis e me ajudaram bastante! Muito obrigado e bom dia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×