Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Raid0 ssd no windows 10


Posts recomendados

Galera, estou na duvida de como proceder o raid0 no disco local c: Tenho raid0 em dois hds, mas no caso do raid0 no disco local c: do windows, o boot da instalação do windows irá reconhecer o arranjo dos dois ssds? Digo por causa que quando fiz o arranjo dos dois hds o windows so reconhece o raid0 com o driver do raid instalado, na tela do boot o raid0 dos hds nao aparece, isso me criou essa duvida em montar o arranjo de dois ssds para a instalacao do sistema operacional

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marco Antonio Jr. Olá, bom dia e seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

 

Sim, à partir do momento que você criar no BIOS um RAID o windows detectará apenas 1 disco, exemplo, imagine que tenha 2 SSD de 500GB, ao fazer o Raid o Windows detectará um disco de 1000GB.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLP14 Opa, bom dia amigo, obrigado.

então amigo,eu tenho raid0 de dois hds de 500gb, o windows reconhece um só disco de 1000gb instalando o driver do chipset. O problema é que quando eu montar o array de dois ssds, na janela de formataçao pela instalação do windows nao aparece o raid0, os dois ssds nao sao reconhecidos na janela de formataçao, so aparecem os discos sem ser raid, nao sei se expliquei bem a situaçao, mas creio eu que o raid0 dos ssds so aparece a unidade somada quando instala o driver raid. Nesse caso que estou no boot do cd do windows, na parte da tela de formataçao o ssd com o arranjo nao aparece, nem eles somados nem eles sozinhos. Ex: quero montar o array com dois sdss de 480gb totalizando apenas uma unidade com 960gb, o problema é que na tela da formataçao do windows essa unidade somada nao aparece para que eu possa instalar o windows no ssd raid0

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como já tens um  RAID-0 de HDs, antes de carregar o Windows, aperte CTRL+I (se for chipset Intel) e abra o gerenciador de RAID. Selecione os 2 SSDs IDÊNTICOS com a barra de espaço, escolha RAID-0 e o stripe size deixe em 64 ou 128KB (eu usei 64KB uma vez mas 128KB eu achei melhor nos meus 2 Samsung 850 PRO 256GB).

 

Depois é só dar boot com o pendrive do Win10 espetado, entrar no setup e escolher o arranjo certo, já que terás 2 arranjos de RAID. Para diferenciar, veja o tamanho final da partição (os de HDs naturalmente vão ser maiores do que os dos 2 SSDs).

 

Abraço, espero ter ajudado. Tenho RAID-0 de SSD desde 2012 e nunca tive problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@simforoso No meu caso vou fazer a formataçao e a instalacao do windows 10 dando o boot pelo dvd. Acontece que no setup os discos em raid nao aparece, so aparece os discos em ide ou ahci, creio eu que seja por causa que o setup nao reconhece o raid, correto? Tenho raid0 de dois hds de 500gb, o raid so é reconhecido quando o windows é inicializado e instalado o driver raid (nesse caso o windows 10 ja instala o driver raid automaticamente). O certo era aparecer o arranjo dos ssds no setup do windows? Porque eu lembro que quando montei o raid dos hds, tambem nao aparecia ele para selecionar no setup do windows, so apareceu o raid dos hds quando o windows inicializou para area de trabalho. Edit: esqueci de mencionar que o arranjo dos ssds ja estão montados, o setup do windows que nao reconhece

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Marco Antonio Jr. disse:

@simforoso No meu caso vou fazer a formataçao e a instalacao do windows 10 dando o boot pelo dvd. Acontece que no setup os discos em raid nao aparece, so aparece os discos em ide ou ahci, creio eu que seja por causa que o setup nao reconhece o raid, correto? Tenho raid0 de dois hds de 500gb, o raid so é reconhecido quando o windows é inicializado e instalado o driver raid (nesse caso o windows 10 ja instala o driver raid automaticamente). O certo era aparecer o arranjo dos ssds no setup do windows? Porque eu lembro que quando montei o raid dos hds, tambem nao aparecia ele para selecionar no setup do windows, so apareceu o raid dos hds quando o windows inicializou para area de trabalho. Edit: esqueci de mencionar que o arranjo dos ssds ja estão montados, o setup do windows que nao reconhece

No setup do Windows 10 aparece um volume de 477GB que é o meu RAID-0 de SSDs, não precisei configurar nada. Basta selecionar este volume e seguir a instalação.

 

Se o seu setup não está enxergando o arranjo como uma "partição", sugiro que baixe uma ISO do Windows 10 mais atualizada, que deve resolver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, ilkyest disse:

Isso... tem uma opção, que não lembro de cabeça, que tu pode ler driveres. Acho que é na seleção dos hds.

Acho que nao tem como nao, por causa que o driver raid so é instalado quando o windows é inicializado, o windows 10 ja instala o driver raid de forma automatica quando inicializado. No meu caso como a partiçao raid0 é o proprio disco local C: teria que aparecer o arranjo dos ssds no setup do windows. Como o amigo @simforoso disse, o certo é a partiçao raid aparecer no setup do windows normalmente para proseguir a formataçao e instalação do mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...