Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Entrada de microfone externo LG K10 - AR Oscilloscope


Posts recomendados

Bom dia

 

Sou estudante de engenharia e estamos trabalhando em um projeto de pesquisa que tem como objetivo facilitar o acesso de instrumentos de medidas para aulas de física experimental.

 

Estamos desenvolvendo a utilização de um aplicativo chamado AR-Oscilloscope ( https://ar-oscilloscope.com/ ), que nada mais é do que uma adaptação da entrada de áudio para visualização do sinal na tela do celular. Existem alguns experimentos no youtube que mostram como montar o circuito externo e como utilizar, no entanto são aplicações muito simplificadas e não dão explicações teóricas de como funcionam os circuitos internos dos celulares.

5b5f25f1c7f5f_WhatsAppImage2018-07-30at11_49_09.thumb.jpeg.9a739c20d1d5b1c533439853bcfede81.jpeg5b5f25f9a3dee_WhatsAppImage2018-07-30at11_49_47.thumb.jpeg.13263919c7e9c853573f806127e8e4e3.jpeg

Já desenvolvemos aplicações para o aplicativo, mas percebemos que existem variações para cada modelo de celular, o que nos leva a investigar como funciona pelo menos um modelo, para que possamos incluir estas variáveis em nosso projeto de pesquisa.

 

O modelo que estamos utilizando é o LG K10 e nossa principal dificuldade é saber a tensão máxima suportada na entrada de sinal do microfone externo.

 

No esquema abaixo ilustro um circuito que montamos para medir um sinal de 1Vpp / 1KHz. Foi montado a partir de experimentação, na qual com ajuda de um potenciômetro conseguimos chegar a uma boa precisão. No circuito estão os valores nominais e reais de cada resistor. A partir daí começamos a realizar mudanças nas frequências e vimos que as medidas de amplitude e de tempo não sofriam distorções.

 

5b5f17d645987_OSCILOSCPIOLGK10.thumb.png.43169f37ff9401b32e153c28613a1bbe.png

 

 

 

Ao iniciar variação para medidas de amplitude, começamos a verificar distorção em relação a medição do sinal com osciloscópio. Segue uma tabela abaixo com nossas medidas experimentais. Importante salientar que o aplicativo não fornece uma medida precisa, e sim uma pequena variação. Mas a medida pode ser feita de maneira manual e este é também o nosso intuito, de ensinar a realizar leituras em osciloscópios analógicos e não somente digitais.

 

image.png.958c1e2e76e405ea633015bfc5d54a42.png

 

Na internet vimos vídeos e posts falando sobre a utilização do aplicativo, no entanto nenhum possui uma metodologia com base nas informações dos circuitos internos dos celulares para o cálculo dos resistores que formarão cada escala de tensão em um possível seletor. Segue um dos melhores vídeos (apesar de usar as percevejos como contato, hehehe) que verificamos na internet sobre o assunto:

 

 

 

Então resumindo, estamos procurando informações que possam ajudar na aplicação de nosso projeto. Uma das principais seriam a tensão máxima suportada pela entrada do microfone do celular LG K10 (até para não acabarmos queimando a porta de entrada do mic) e como calculamos os resistores ideias para cada faixa de amplitude tendo como base os circuitos internos do celular.

 

Qualquer informação referente ao funcionamento desta aplicação já ajuda.

 

Obrigado.

 

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...