Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desempenho não esperado / Upgrade


Posts recomendados

Olá, atualmente esta é a minha config:

 

VGA: GTX 980 EVGA 4GB

CPU: RYZEN 5 1600X

RAM: 8GB 2400MHZ

 

O problema é que eu não estou satisfeito com meu kit, não sei se é normal eu ter queda de frames, mas, queria fazer um upgrade para rodar jogos como Fortnite, Rainbow Six, CS:GO em 1080p a 144 fps. Gostaria de saber o que eu preciso mudar para ter 144 fps cravado, em 1080p

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Johnny2088 disse:

Olá, atualmente esta é a minha config:

 

VGA: GTX 980 EVGA 4GB

CPU: RYZEN 5 1600X

RAM: 8GB 2400MHZ

 

O problema é que eu não estou satisfeito com meu kit, não sei se é normal eu ter queda de frames, mas, queria fazer um upgrade para rodar jogos como Fortnite, Rainbow Six, CS:GO em 1080p a 144 fps. Gostaria de saber o que eu preciso mudar para ter 144 fps cravado, em 1080p

A princípio a VGA está limitando, creio que para os referidos jogos cravar em 140+ fps (menos no CSGO) você precisaria no mínimo de uma GTX 1070ti ou GTX 1080 e ainda assim pode ser que o processador não manteria cravado o FPS, talvez um i5 8400 manteria.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, diogoprata disse:

A princípio a VGA está limitando, creio que para os referidos jogos cravar em 140+ fps (menos no CSGO) você precisaria no mínimo de uma GTX 1070ti ou GTX 1080 e ainda assim pode ser que o processador não manteria cravado o FPS, talvez um i5 8400 manteria.

então no caso eu realmente teria que trocar a vga e cpu? para ter 144 fps cravado sem nenhuma chance de queda o ideal seria GTX 1080 + i5 8400?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, RS Faria disse:

@Johnny2088

 

Qual seu PC completo? Ele tá todo atualizado e tal? E quais configurações você usa dentro dos jogos?

eu não vou lembrar agora exatamente o PC completo, mas posso lhe falar a hora que chegar em casa, o que lembro é:

 

VGA: GTX 980 EVGA 4GB

CPU: RYZEN 5 1600X

RAM: 8GB 2400MHZ

MOBO: GA-AB350M-Gaming 3

HD: 1TB

SSD: 120GB

Fonte: Não me lembro agora

 

PC com windows e drivers atualizados.

 

CS:GO -> tudo no mínimo em 1024x768

R6 -> tudo no mínimo em 1920x1080

Fortnite -> épico ou médio em 1920x1080

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Johnny2088

 

BIOS tá atualizada? Ryzen precisa disso também..

 

A GTX 980 tem performance similar a GTX 1060.. Fortnite com algumas mexidas, como desligando sombras e pós processamento, deve resolver.. Os demais, não dou certeza pois não jogo eles..

 

Intel tende a ser melhor nesse tipo de cenário, mas não deveria dar esse tipo de problema num Ryzen, ainda mais com essas configurações de jogo..

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, RS Faria disse:

@Johnny2088

 

BIOS tá atualizada? Ryzen precisa disso também..

 

A GTX 980 tem performance similar a GTX 1060.. Fortnite com algumas mexidas, como desligando sombras e pós processamento, deve resolver.. Os demais, não dou certeza pois não jogo eles..

 

Intel tende a ser melhor nesse tipo de cenário, mas não deveria dar esse tipo de problema num Ryzen, ainda mais com essas configurações de jogo..

não, a BIOS está desatualizada, quando chegar em casa eu atualizo e dou um feedback

 

Fortnite deixo a sombra desligada, o resto eu coloco tudo épico e às vezes coloco tudo no médio. o grande problema é que tanto tudo no low ou tudo no epic o jogo fica dando stuttering de meio segundo e as vezes até 1 segundo, é horrível jogar assim...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, RS Faria disse:

@Johnny2088

 

BIOS tá atualizada? Ryzen precisa disso também..

 

A GTX 980 tem performance similar a GTX 1060.. Fortnite com algumas mexidas, como desligando sombras e pós processamento, deve resolver.. Os demais, não dou certeza pois não jogo eles..

 

Intel tende a ser melhor nesse tipo de cenário, mas não deveria dar esse tipo de problema num Ryzen, ainda mais com essas configurações de jogo..

Meu amigo joga Fortnite com um R3 1200 e uma GTX 1060 sem stutterings.

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para aproveitar o tópico, meu novo PC tá com um desempenho muito abaixo do esperado também. Tá praticamente a mesma coisa que o antigo, que era um AMD fx 8320, mobo Gigabyte 970a, 12 gb RAM e GTX 970. Quando troquei o equipamento, a minha fonte antiga não funcionou e comprei a que o técnico tinha pra vender. Mesmo o desempenho no benchmark da Unigine teve uma pontuação irrisória, pior do que alguns fx 6350 com gtx 960, por exemplo. Será que a fonte é o problema? Alguém conhece essa fonte?

 

Meu PC:

AMD Ryzen 5 2600

Mobo ASUS Prime A320M-K/BR

Gigabyte GTX 1060 6gb

16 GB RAM Corsair Vengeance 2400mhz

Fonte Gamemax GM600 600W 80 plus bronze

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, RS Faria disse:

@Johnny2088

 

Faça o teste com a BIOS.. Tem ainda a chance e fazer um OC na CPU..

 

 

@Atretador

abri o appcenter e a última versão da BIOS que tem é a F22, que é a que estou usando, mas quando abro o site do fabricante, diz que a última versão é a F23d, devo baixar essa versão e atualizar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, DanielITPOA disse:

Para aproveitar o tópico, meu novo PC tá com um desempenho muito abaixo do esperado também. Tá praticamente a mesma coisa que o antigo, que era um AMD fx 8320, mobo Gigabyte 970a, 12 gb RAM e GTX 970. Quando troquei o equipamento, a minha fonte antiga não funcionou e comprei a que o técnico tinha pra vender. Mesmo o desempenho no benchmark da Unigine teve uma pontuação irrisória, pior do que alguns fx 6350 com gtx 960, por exemplo. Será que a fonte é o problema? Alguém conhece essa fonte?

 

Meu PC:

AMD Ryzen 5 2600

Mobo ASUS Prime A320M-K/BR

Gigabyte GTX 1060 6gb

16 GB RAM Corsair Vengeance 2400mhz

Fonte Gamemax GM600 600W 80 plus bronze

Um detalhe muito importante: Você usou exatamente a mesma resolução/qualidade de efeitos no benchmark? A GTX 1060  é cerca de 10~20% mais rápida que a 970, não valeu a pena fazer a troca. Benchmarks da Unigine fazem as placas de vídeo chorar. P/ comparar o R5 com o FX você teria que fazer um benchmark de CPU como o Cinebench R15, por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Johnny2088 você n ta pegando 144FPS em CSGO com tudo no low e 720p? Algo tá muito errado se for isso. Até o R5 1400 consegue empurrar 300+ FPS pelo q li. Instala o MSI Afterburner pra ver o uso de CPU e GPU durante o jogo pra entender melhor o que tá acontecendo. Nas opções de CS tá ligado o multicore rendering?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, Steeveantonichen disse:

@Johnny2088 você n ta pegando 144FPS em CSGO com tudo no low e 720p? Algo tá muito errado se for isso. Até o R5 1400 consegue empurrar 300+ FPS pelo q li. Instala o MSI Afterburner pra ver o uso de CPU e GPU durante o jogo pra entender melhor o que tá acontecendo. Nas opções de CS tá ligado o multicore rendering?

no CS eu não tenho problema nenhum, mas nos outros dois jogos (Fortnite e R6) eu sofro um pouco com stuttering.

 

no Fortnite, mesmo se eu colocar tudo no low ou tudo no épico, eu fico com 144fps de boa, o problema é esses stuttering que às vezes chega a ser de 1 segundo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Johnny2088 Ahhh tá! Instala o MSI Afterburner e dá uma olhada no uso de CPU e GPU. Põe tb pra monitorar os frametimes e frames minimos e tal. Presta atenção nesses dados todos no exato momento q acontecer o stuttering, pra ver se foi CPU, GPU, etc. Se der tira até uma print nessa hora e posta aqui. (ou grava e posta o video aqui)


Dá uma olhada nas CFGs de VGA (no app da nvidia) e CPU (na BIOS) e desliga tudo q tiver relacionado à economia de energia desses componentes. 

Eu tinha um stuttering chato desses na minha RX 480 e era a cfg de economia de energia da AMD q fazia isso, porque qd você roda tudo no low, a placa roda folgada e aí ela fica querendo economizar energia e gera isso. Vê se n é esse o problema.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, RobertoGB disse:

Um detalhe muito importante: Você usou exatamente a mesma resolução/qualidade de efeitos no benchmark? A GTX 1060  é cerca de 10~20% mais rápida que a 970, não valeu a pena fazer a troca. Benchmarks da Unigine fazem as placas de vídeo chorar. P/ comparar o R5 com o FX você teria que fazer um benchmark de CPU como o Cinebench R15, por exemplo.

É que tem um agravante, pois moro perto do mar, então alguns componentes da minha 970 já estavam começando a sofrer com ferrugem. Quando mandei para a limpeza ela voltou esquentando demais, talvez o técnico tenha aplicado a pasta térmica de maneira errada, não sei direito, mas de qualquer jeito ela já não iria durar muito.

Em relação ao benchmark da Unigine, tentei as diferentes opções existentes e todas não deram um resultado satisfatório, mas não fiz esse mesmo teste no PC antigo.

Vou tentar esse benchmark do Cinebench e avaliar os resultados. Muito obrigado pela resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Steeveantonichen disse:

@Johnny2088 Ahhh tá! Instala o MSI Afterburner e dá uma olhada no uso de CPU e GPU. Põe tb pra monitorar os frametimes e frames minimos e tal. Presta atenção nesses dados todos no exato momento q acontecer o stuttering, pra ver se foi CPU, GPU, etc. Se der tira até uma print nessa hora e posta aqui. (ou grava e posta o video aqui)


Dá uma olhada nas CFGs de VGA (no app da nvidia) e CPU (na BIOS) e desliga tudo q tiver relacionado à economia de energia desses componentes. 

Eu tinha um stuttering chato desses na minha RX 480 e era a cfg de economia de energia da AMD q fazia isso, porque qd você roda tudo no low, a placa roda folgada e aí ela fica querendo economizar energia e gera isso. Vê se n é esse o problema.

assim que chegar em casa eu gravo e posto aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DanielITPOA Você entendeu o que eu quis dizer? Os benchmarks do Unigine são pra testar performance de placa de vídeo. A menos que você use um processador absurdamente fraco/velho ou ponha o nível de detalhes/resolução do teste lá embaixo, a diferença de performance entre dois computadores que possuem CPUs diferentes e têm a mesma placa de vídeo será pequena. Se chama situações assim de "GPU bound".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...