Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Math.Pi

Fonte PCYes! Electro 600W - Coil Whine de capacitor?

Recommended Posts

Boa noite.

Adquiri um pc usado e descobri que a fonte apresenta Coil (ou algo bem parecido). Assim que liga a tomada, já é perceptível o barulho. Ao ligar o pc, o barulho aumenta. A fonte é uma PcYEs Electro 600W. Eu desmontei a fonte pra verificar se existia algum capacitor estufado, mas aparentemente não há.

@ilkyest, criando o tópico como sugerido aqui.

Os senhores entendidos que possam me ajudar, vou deixar o vídeo do meu teste. A primeira parte é o barulho com o curto nos fios verde e preto. Na segunda parte, após desligar o curto, o barulho diminui. Na parte 3 é desligado da tomada e feito novo curto para descarregamento da energia. 

Obs: o conector do cooler estava desligado para os testes.

Ob2: tem um ventilador ao fundo.

Obs3: testei com filtro clamper, embrastec e direto na tomada. Tudo igual. Não tenho aterramento.

Upado, galera!

@Mestre88

@Sérgio Lembo

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Math.Pi

Se você pegar algum objeto não condutor e ficar pressionando ele nos componentes da fonte durante o ruído é capaz de descobrir qual o está gerando.

Sabendo qual o componente está com o coil whine, talvez consiga resolver se aplicar um pouco de silicone sobre ele.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Som é vibração mecânica. Uma bobina frouxa pode provocar o ruído. Outra origem são os arcos voltaicos pela expansão de ar que provocam. Em equipamentos mecânicos uma simples haste metálica encostada no ouvido nos ajuda a pesquisar a origem. Em equipamentos elétricos uma haste de material rígido porém isolante pode ser usada, por exemplo, o corpo de uma caneta esferográfica.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado, senhores.

Vou tentar descobrir a fonte do problema quando chegar em casa. Eu ainda não mexi nos componentes por cagaço de tomar um choque rsrs.

adicionado 5 minutos depois

Metade dos meus amigos aqui não conseguem escutar esse ruído.

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Math.Pi disse:

Obrigado, senhores.

Vou tentar descobrir a fonte do problema quando chegar em casa. Eu ainda não mexi nos componentes por cagaço de tomar um choque rsrs.

adicionado 5 minutos depois

Metade dos meus amigos aqui não conseguem escutar esse ruído.

Mas um choque em fonte de PC pode matar sim.

Tem gente que já morreu assim.

Compartilhar este post

Link para o post
1 hora atrás, Sérgio Lembo disse:

Esse ruido por acaso é um som muito agudo?

Sim. Bem agudo e que alguns nem ouvem.

E quando descarrega a energia da fonte (dando curto pra ligá-la fora da tomada), o cooler gira e ela faz aquele barulho de TV CRT desligando (tipo top de 5 segundos do futebol da globo rsrs, só que o som é mais longo).

Compartilhar este post

Link para o post

É bem audível.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não consegui escutar mas com 60 anos passou de 12kHz não percebo mais.

São dois os componentes que estão submetidos a essa frequência: o mosfet de potência e o indutor. Quem vibra é o indutor. Notei que nessa montagem não há resina segurando os indutores. Infelizmente não sei indicar a resina apropriada mas a solução passa por brecar esses indutores. Pegue uma caneta Bic, retire a tampa e a carga e com uma extremidade encostada no ouvido encoste a outra no indutor, um a um para identificar quais deles vão necessitar dessa resina.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais