Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
ls.bastos

Valores de FSB em overclock - Sempron 140

Recommended Posts

Pessoal, na verdade minha dúvida não é sobre o processador em título. Eu gostaria de saber sobre os valores de frequência base nos overclocks.

 

Eu reparei na minha máquina que algumas frequências maiores funcionam, enquanto outras menores não dão boot. Isso faz sentido?

 

Por exemplo, se eu configuro o FSB (200MHz padrão) para 220MHz, não dá boot, mas com 233MHz a máquina inicia normalmente. Isso acontece mesmo?

 

Outra dúvida, é possível que o overclock funcione apenas em "passos/steps" de frequência base? Exemplo: a partir de 200MHz, somente os múltiplos de 3 poderão dar boot: 203, 206, 209, etc.

 

Este PC é apenas para testes e uso esporádico, meu uso principal é num notebook. A placa é fraquinha para overclock, permite configurar frequência base do processador, PCIe e memória, além de tensão Vcore (+50mV e +100mV) e da memória RAM. Não é possível mexer na frequência da North Bridge e o barramento HyperTransport.

 

placa-mãe Asus M2N68-AM SE2

Processador Sempron 140 (2,7GHz - 13,5 x 200MHz)

Memória DDR2-800 2GB (tenho outro pente de 2GB, mas não tá aguentando o overclock)

Fonte Hoopson 230W reais

SSD 120GB Sandisk

Windows 10

Cooler AMD original

 

Edit: futuramente vou fazer um up para um Phenom II X4 945 e uma placa de vídeo off board. Como eu disse, o PC é mais para acesso esporádico, e armazenamento de dados.

 

Outra dúvida: às vezes, a mesma frequência de overclock dá boot, às vezes não. Mas não trava o sistema quando dá boot. Alguma dica?

 

Editado por ls.bastos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×