Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual mémoria comprar? Alto clock, dual channel? Upgrade no meu pc.


Posts recomendados

Bom dia galera, beleza? Tenho algumas dúvidas( e deixo claro que sou meio leigo no assunto) sobre qual ou quais mémorias comprar.

Minha máquina possui uma config de:

 

1060 6GB GALAX

Ryzen 5 1600

Ram Hyperx Fury Predator 8G 2400 DDR4 (2x4 DUAL)

placa-mãe A320M-K BR Asus Prime

 

MOTIVO:

Eu comprei este pc pré-definido pelas opções da Pichau( ja veio montado), e percebo que agora depois de 7-8 meses de uso ele vem dando uns lags e freezes de vez em quando, quando troco de programa pelo Alt+Tab, ou quando estou jogando pubg e da uns lagzinhos. Tenho antivirus, anti-spyware, uso o programa ADWCLEANER ,desfragmento o disco mensalmente,limpo as peças e passo pasta termica de 6 em 6 meses e passo CCleaner, então não levo em conta que pode ser falta de cuidado da minha parte (porém pode ser já que sou meio leigo rsrs).

 

O QUE EU QUERO:

Queria comprar 16 giga de memória DDR4 e tenho as dúvidas se compro 2x8 ou 1x16 e se compensa pagar a mais por mais clock (maior que 2400) ou se realmente compensa dual channel, assim como QUAL MARCA É MELHOR. Pretendo comprar 16GB para meu pc não lagar mais e poder utilizar mais livremente, sem medo de crashar algo futuramente, ou esquentar muito, etc. Se for dar uma diferença grande de FPS, podem falar também, levarei em consideração, apesar de não ser um viciado em fps (1,2 fps não vão mudar minha vida). Resumindo quero saber qual memoria pode deixar minha maquina mais "lisa" e de forma a aproveitar melhor as config do meu pc de maneira custo x benefício.

 

Algumas memórias por qual me interessei:

 

Memória 16gb Ddr4 2666mhz Crucial Ballistix Sport Red (SINGLE)

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-959945092-memoria-16gb-ddr4-2666mhz-crucial-ballistix-sport-red-_JM

 

Memória 16gb ( 2x8gb ) Ddr4 2666mhz Crucial Ballistix Sport (DUAL)

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-986195719-memoria-16gb-2x8gb-ddr4-2666mhz-crucial-ballistix-sport-_JM#reco_item_pos=0&reco_backend=machinalis-seller-items&reco_backend_type=low_level&reco_client=vip-seller_items-above&reco_id=8425f57d-5ede-4ae4-9991-bdd73d3546e6

 

Memoria Geil Evo Forza 16gb Ddr4 3000mhz (DUAL)

 

 

 

Em conclusão peço recomendações de qual marca,clock, single ou dual de mémoria para comprar, pois depois de muita pesquisa ainda continuo na dúvida, e não tenho o conhecimento necessário de hardware e informática para avançar em detalhes mais técnicos. Obrigado desde já. Meu orçamento está pela casa dos R$1000.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavo Scarcelli Lucianelli

 

Como você está usando uma placa de vídeo dedicada, não se apegue muito a frequência das memórias, não irá fazer tanta diferença assim, pode pegar a de 2600 MHz mesmo. Geralmente há um ganho, mas ele é pequeno e não vale a diferença de preço, principalmente com o preço das memórias inflacionados do jeito que estão.

 

Sobre Dual Channel ou Single, também não faz muita diferença com placa dedicada mas, geralmente o pessoal que coloca single, poe 1x8GB pra poder colocar outra igual de 8GB depois e totalizar 16GB em Dual. Como você já está comprando 16GB não faz muito sentido fazer Single daí, pode comprar Dual mesmo, você não vai precisar mais do que de 16GB por um bom tempo.

 

Sobre marcas, essa que você olhou é excelente, tem também Corsair Vengeance, Kingston HyperX e GEIL. Sinceramente pegue a que tiver mais barata mesmo.

 

Sobre o problema em geral, 8GB geralmente é o suficiente pra rodar jogos em Full HD se você não rodar nada muito pesado em segundo plano, tem certeza que o problema de sua máquina é esse mesmo? Confira aí, não gaste dinheiro à toa.

 

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Narak13

 

Bom dia amigo. Antes de mais nada obrigado pelas respostas, foram bem esclarecedoras!

 

Sobre minha maquina, ela da uns freeze de vez em quando, quando eu dou alt-tab do jogo para o desktop, ou quando minimizo o jogo. No PUBG aconteceu algumas vezes o "lagzinho". Queria mais pegar a RAM para já garantir o desempenho melhor do meu pc e evitar esses lags ou superaquecimento (se isso é possível) e evitar esses freezes. Em sua opinião é vantajoso comprar esses 16gb de ram? O mais barato esta single chanel pelo ML (em torno de 850). voce acha que é bom comprar ja ou esperar? Visto que tenho esse dinheiro para gastar agora. Obrigado! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavo Scarcelli Lucianelli

 

Acredito que em alguns anos 16GB se tornará o padrão para jogos, 8GB já está ficando no limite já, reparo que tem alguns jogos que mesmo não rodando nada no fundo além do sistema já utilizam 7,5GB mais ou menos de RAM. Então fazer esse upgrade, seja agora ou depois, compensa. Além do que 16GB te dá mais liberdade para deixar programas em aberto enquanto joga.

 

Sobre o problema, não sei se o upgrade vai resolver os freezes e lags pois não sei se o problema é realmente esse. O upgrade das RAM's não evita o superaquecimento também, o que evita superaquecimento é um bom sistema de refrigeração.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Narak13

 

Entendi! Muito obrigado!

Acho que vou pegar uma GEIL EVO FORZA 3200 (dual), ta saindo 20 reais mais caro só do que a Crucial Ballistix 2666, o que você acha? 

 

Sei que voce disse que não tem muita diferença, mas é por causa do modelo mesmo e da marca, a Geil é mais conceituada? tem uma latencia menor talvez

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gustavo Scarcelli Lucianelli Cuidado com as GEIL. Elas são excelentes memórias, MAS tem alguns modelos dela q se você for olhar no site eles dizem não ser compatível com AMD (não faz mt sentido isso, mas eles dizem). Eles tem linhas de memórias específicas pra processadores AMD, se for pegar, pegue dessas linhas (normalmente elas tem escrito "AMD EDITION" no nome).

 

Só lembrando q sua placa-mãe é A320, n tenho certeza se você vai conseguir setar suas memórias pra 3200mhz numa placa dessas. Talvez no máximo 2666, mas posso estar errado, bom conferir no manual dela.

 

Sobre o problema dos lagzinhos, em PUBG isso sempre tem, o jogo não é tão otimizado. Mas você tem com MUITA frequência? você ta jogando FullScreen ou Fullscreen Windowed? Acontece em outros jogos ou só em PUBG? Se for só em PUBG, o SSD vai ajudar muito. PODE SER q os 16gb RAM ajude, porque PUBG gasta + de 8gb de RAM e qd acaba os seus 8gb, o Windows começa a usar o HDD (q é bem lento) pra completar a memória RAM, e aí surge essas lagadinhas. Se com SSD e 16gb ainda permanecer os lagzinhos com frequência, alguma coisa está errada, porque eu tenho o R5 1600 com 16gb RAM e SSD e roda liso.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...