Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Elivelton Walter

RESOLVIDO Esclarecimento sobre a tensão máxima permitida do Osciloscópio portátil DS0201

Recommended Posts

Bom dia a todos, tenho a minha disposição um osciloscópio digital portátil DS0201, pelo manual a tensão máxima de entrada é de 80Vpp, isso significa que a tensão máxima que posso medir é de 40Vdc ?

Desde já, agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O sinal máximo é 80 Vpp (volts pico a pico), ou seja, a diferença entre o máximo positivo e o mínimo negativo é de 80 volts. Pode usar uma ponta de prova atenuadora para medir sinais com maior amplitude. Com uma ponta 10x adequada é possivel medir 800 Vpp.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
2 horas atrás, Elivelton Walter disse:

pelo manual a tensão máxima de entrada é de 80Vpp

80Vpp ou 80Vp? Existe uma diferença entre esse p a mais ou a menos. Um sinal que varie entre -30V e +50V vai ter 80Vpp, mas o stress do equipamento não está na diferença entre o valor máximo e mínimo e sim no valor instantâneo que o sinal apresenta em relação ao GND do osciloscópio, então acho que está sobrando um p nessa notação.

Compartilhar este post

Link para o post

Então podemos considerar como sendo 40Vp em relação ao GND, seja este positivo ou negativo (sempre tendo como referência o GND do osciloscópio). Para tensões maiores o uso de pontas atenuadoras citadas pelo @Ricardov se faz necessário.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais