Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD com problemas após zero fill?


Posts recomendados

Então... fui atrás de baixar um programa que analisa possíveis problemas no HD, e acabei baixando o CrystalDiskInfo.

Ele apresentou o seguinte problema...

 

5b606af2b2fe9_Semttulo.png.6a75357af8288b0c4e0b3ebc58487620.png

 

Eu baixei a ferramenta da WD Data LifeGuard e usei o Rufus pra fazer o procedimento de zero fill

Durou exatamente 7hrs 8min para completar o procedimento completo.

 

Instalei o Windows 10 e fiz de novo o teste no programa e ele apresentou o mesmo problema com a mesma numeração que estava antes de ser zerado 200 | 200 | 140 | 000000000003

 

Isso foi algum erro na ferramenta? o HD está com algum problema grave? Sou meio leigo nisso mas quando comprei ele nunca lia os 3Tb, agora que pesquisei e formatei do W7 (atualizado pro 10) para o W10 novamente (limpo) eu queria que os 3 Tb ficassem em uma única partição, pra isso eu alterei o HD de MBR para GPT e ele finalmente leu os 3 Tb... ou quase isso...

5b606d6019b0e_Semttulo2.png.ad984e5914611de2e05c6755136abd2b.png

 

Afinal... por que o programa continua apresentando o mesmo erro depois do zero fill/formatar o HD?

Devo me preocupar com isso, ou somente se esse número 000000000003 crescer?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Houveram alguns bad blocks em seu HD e eles foram realocados para o setor de reserva. A partir do momento em que eventos e erro físico surgem, passa a não ser mais um HD confiável.

 

Quando o disco rígido encontra um erro de leitura / gravação / verificação, ele marca esse setor como "realocado" e transfere os dados para uma área reservada especial (área de reserva). Esse processo também é conhecido como remapeamento e setores "realocados" são chamados de remapeados. É por isso que, em discos rígidos modernos, você não verá "blocos defeituosos" enquanto testa a superfície - todos os blocos defeituosos estão ocultos em setores realocados.

No entanto, quanto mais setores forem realocados, mais uma diminuição repentina (até 10% e mais) poderá ser notada na velocidade de leitura / gravação do disco.

 

Você pode continuar usando normalmente, contudo, se houverem arquivos muito importantes, mantenha sempre o backup deles atualizado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo012 isso é só um alerta, de que dados foram realocados para setores reserva. A quantidade inicial de setores era 200, agora está em 140, algo totalmente normal devido a utilização dos disco e só é problema quando esse valor estiver muito baixo... Não há como reparar isso, já que é proveniente da utilização do disco, como se fosse um "desgaste natural". Para um disco que já possui mais de 27k horas de uso ele está muito bom.

Zero fill, nada mais é que escrever em todos os setores do disco o valor 0 (zero) e não é exatamente uma ferramenta para reparo de disco. Para isso você pode utilizar o HDD Regenerator ou o HDAT2.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Clebert Coimbra Entendi. Obrigado pela explicação!

 

@Erso Entendi, e essas ferramentas de reparo resolvem esses setores com problemas ou como você explicou "o HD tem um desgaste natural" e uma hora ele vai pedir pra ser trocado? Você disse que esse valor de 140/200 está normal pras 27k horas... o que seria um valor baixo e preocupante caso eu precise fazer backup pra me livrar desse HD?

 

Sobre o espaço dele, por que eu nunca consigo ter os 3Tb na partição do Windows? Ele "come" esses 300gb como reserva do sistema e deixa 2.7Tb pra mim usar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo012 acho que essas ferramentas não ajudam no seu caso. Eu não sei quanto seria um valor baixo, mas você pode rodar CrystalDiskInfo de vez em quando e ver, vai aparecer em vermelho em vez de amarelo quando ficar grave. Você pode definir uma estratégia assim: nas próximas semanas rode com frequência, sei lá, uma vez por semana, para ver se há um crescimento do problema. Se permanecer estável rode só de vez em quando. Se começar a aumentar o valor, então há um problema com seu HD (e algumas raras vezes com o cabo) e você pode planejar a substituição para logo ou já.

Quanto a fazer backup, faça JÁ! Sempre, sempre. Mesmo um HD saudável pode queimar ou quebrar num acidente e a coisa mais triste é perder seus arquivos, imagens, trabalhos...

Sobre o espaço na partição windows, o windows separa mesmo uma parte do HD para sistema (arquivos de recuperação e coisas assim). Agora, 300gb é muito, o normal numa partição reservada é algo em torno de 100 mega. Se nenhum colega souber explicar, você pode fazer um pendrive bootável do ubuntu ou do gparted e iniciar o pc por ele para ver "de fora" como está particionado seu HD. Lembrando de desativar a "inicialização rápida" (configurações, energia, botão de energia, configurações avançadas de energia), porque senão outros sistemas não têm acesso ao disco todo....

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arutha Entendi, vou ficar de olho sim...

E o sistema ta particionado assim:

 

5b608a0626c87_Semtt3ulo.png.44c6d1981acdb7ca979e8118663ee149.png

 

O estranho (ou não) é que na hora da instalação do Windows ele já aparecia com o volume do disco (C:) não tinham outras partições, só cliquem em avançar e o resto "se partiu" assim. Eu não sei pra que serve a Partição de Recuperação nem a de Sistema EFI, mas ficarei de oho no CrystalDisk em relação a isso.

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Paulo012 disse:

não sei pra que serve a Partição de Recuperação nem a de Sistema EFI

 

São partições que o windows cria sozinho para funcionar. Acho que a efi é necessária e já vi gente detonando a de recuperação, mas não aconselho, porque aí você perde uma funcionalidade muito boa, que é, ao ter um problema, poder chegar naquela tela azul com opções de recuperação. Mas veja, não são 3gb rssss

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Arutha disse:

 Mas veja, não são 3gb rssss

 

Verdade :oops:

 

Agora que vi que livre tem 2,71Tb...

 

Obrigado a todos pelo esclarecimento sobre a "possível vida útil" dos HDs, até me espantei pelas horas dele ligado mas né... agora que eu sei ficarei de olho nos detalhes e futuras marcas/instalações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Paulo012 disse:

Entendi, e essas ferramentas de reparo resolvem esses setores com problemas ou como você explicou "o HD tem um desgaste natural" e uma hora ele vai pedir pra ser trocado? Você disse que esse valor de 140/200 está normal pras 27k horas... o que seria um valor baixo e preocupante caso eu precise fazer backup pra me livrar desse HD?

Todo hardware tem vida útil e uma hora precisará ser trocado, o difícil é saber quando irá acontecer. Já vi HDs com mais de 45k horas funcionando e HDs que pararam de funcionar depois de apenas 5k horas.

Esse valor inicial de 200 vai decrescendo, acho que até chegar a 0, mas não tenho certeza, pois de todos os HDs que tive problema pararam de funcionar antes de zerar.

Por isso é necessário fazer o monitoramento do disco e sempre ter backup de arquivos importantes, independentemente da saúde do HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...