Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posts recomendados

Boa tarde pessoal! Queria fazer uma pergunta simples e que acho que vocês já ouviram bastante, mas ainda compensa dar um upgrade de um FX 4300 para um FX 8300? Meu setup atual pede um processador melhor, mas meu bolso não permite mais do que 500$ atualmente... Meu processador já tá indo pro saco por conta do overclock que venho utilizando desde que comprei minha placa de vídeo, que é uma GTX 1050 TI. Fui obrigado a overclockar meu FX 4300 por que não acompanhava nem um pouco a placa de vídeo, depois do overclock tive uma grande melhora em FPS em geral, mas agora sinto que ele já está no tempo de ir. Queria saber se realmente compensaria eu comprar um FX 8300 por R$ 360,00. Utilizo uma placa-mãe da ASUS M5A78L-M LX/BR e pelo processador ser 95w essa placa-mãe suporta ele, certo? 

 

Agradeço desde já a opinião de vocês, todas serão bem vindas! Até mais :) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Julio Almeida_708872 disse:

Queria saber se realmente compensaria eu comprar um FX 8300 por R$ 360,00. Utilizo uma placa-mãe da ASUS M5A78L-M LX/BR e pelo processador ser 95w essa placa-mãe suporta ele, certo? 

Por já ter um sistema baseado em FX, OK, vale..

 

A placa-mãe é fraca pra uma CPU de 8 núcleos.. Em stock, talvez, não tenha problemas..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RobertoGB Atualmente tenho jogado muita coisa depois que chego do serviço. Dead by daylight, the witcher 3, kof, dark souls, e mais alguns outros de vez em quando, mas esses são os principais que eu intercalo durante a semana. O overclock foi um colega meu que fez, ele mexeu na tensão e tal mas só o que eu sei é que ele está trabalhando a 4.2GHz atualmente :P Não sei te dizer como ficou a tensão lá na bios 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compensar até compensa, pegando um usado no Mercado Livre. Porém sua placa é péssima e pode sofrer com instabilidade se tentar fazer overclock. Recomendo rodar no stock mesmo.

Cuidado que existem modelos de FX83xx de 95 e 125 W de TDP. Opte pelos de 95 w.

Em programas que utilizem vários núcleos, você vai ter um ganho legal. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, RS Faria disse:

Por já ter um sistema baseado em FX, OK, vale..

 

A placa-mãe é fraca pra uma CPU de 8 núcleos.. Em stock, talvez, não tenha problemas..

 

Eu queria trocar essa placa-mãe por ela ser fraca, já vi muitos amigos meus falarem que ela não é nativa dos FX pelo chipset dela ser ruim. O problema é que fico pensando que se eu trocar a placa-mãe vou gastar um pouco mais do que posso pra não ter nenhum aproveitamento daqui pra frente, sei que o mais vantajoso é partir pra uma atual e ir pros ryzen, mas ai é que tá o problema. Trocar placa-mãe / processador / memória ram vai ficar bem apertado pra mim que estou pagando minha moto ainda kkkk 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Julio Almeida_708872 disse:

 

Eu queria trocar essa placa-mãe por ela ser fraca, já vi muitos amigos meus falarem que ela não é nativa dos FX pelo chipset dela ser ruim. O problema é que fico pensando que se eu trocar a placa-mãe vou gastar um pouco mais do que posso pra não ter nenhum aproveitamento daqui pra frente, sei que o mais vantajoso é partir pra uma atual e ir pros ryzen, mas ai é que tá o problema. Trocar placa-mãe / processador / memória ram vai ficar bem apertado pra mim que estou pagando minha moto ainda kkkk 

Realmente, nessa altura acho que não valha a pena mesmo. Os ganhos usando uma placa "boa" para FX ficam na faixa dos 10 a 15%. A menos que você conseguisse uma com Chipset 970 com um valor muito em conta. Um FX8300 pode conseguir por uns 300 no Mercado Livre. Uma placa 970 também seria nessa faixa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, RobertoGB disse:

@Julio Almeida_708872 Então vale, esses jogos que você citou teriam proveito de ter mais núcleos. Em jogos como CSGO/LoL a diferença será pequena ou nenhuma, eles não escalam com mais que 2~4 núcleos.

 

Ah eu jogava um tempo atrás esses jogos, o estranho é que quando eu troquei minha GT 620 pela 1050TI eu percebi um enorme drop de fps nesses jogos não sei porque, mas uma melhoria grande nesses jogos que citei (depois do overclock). E é claro, pude finalmente jogar the witcher 3! :wiggle:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tinha um FX 8320 com uma GTX 970 e rodava todos os meus jogos com desempenho bastante satisfatório, até mesmo no ultra em jogos como Wolfenstein 2 e Mad Max. Troquei o conjunto completo por um Ryzen 5 2600 e uma gtx 1060, além da placa-mãe, memória (ddr4), etc. Sinceramente até agora não vi uma grande diferença no desempenho que tenha justificado minha troca, estou até decepcionado. Meu fx 8320 era guerreiro, vou sentir saudades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, mattaus disse:

Realmente, nessa altura acho que não valha a pena mesmo. Os ganhos usando uma placa "boa" para FX ficam na faixa dos 10 a 15%. A menos que você conseguisse uma com Chipset 970 com um valor muito em conta. Um FX8300 pode conseguir por uns 300 no Mercado Livre. Uma placa 970 também seria nessa faixa.

 

É seguro comprar um usado? Tenho medo de comprar usados, mas por esse preço me ajudaria bastante ainda mais que mercado pago aceita parcelado kkk. Então para os FX teria que ser esse chipset 970? Vou ficar de olho, se eu encontrar alguma placa-mãe nessa faixa de preço talvez eu compre, mas esse mês só estou pensando em trocar o processador mesmo porque não estou mais conseguindo jogar direito e as vezes sinto uma lentidão enorme no computador :/ 

adicionado 6 minutos depois
3 minutos atrás, DanielITPOA disse:

Eu tinha um FX 8320 com uma GTX 970 e rodava todos os meus jogos com desempenho bastante satisfatório, até mesmo no ultra em jogos como Wolfenstein 2 e Mad Max. Troquei o conjunto completo por um Ryzen 5 2600 e uma gtx 1060, além da placa-mãe, memória (ddr4), etc. Sinceramente até agora não vi uma grande diferença no desempenho que tenha justificado minha troca, estou até decepcionado. Meu fx 8320 era guerreiro, vou sentir saudades.

 

Nossa você tinha/tem um setup potente hein kkk, eu jogava mad max no médio entre 38/50 FPS, 38 era o mínimo que eu cheguei a ver em partes com mais explosões e etc consegui jogar mas não foi uma experiência muito boa. Esse 8320 não encontro a venda só o 8320E e tá na faixa dos 600 :tw_astonished:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Julio Almeida_708872 disse:

 

É seguro comprar um usado? Tenho medo de comprar usados, mas por esse preço me ajudaria bastante ainda mais que mercado pago aceita parcelado kkk. Então para os FX teria que ser esse chipset 970? Vou ficar de olho, se eu encontrar alguma placa-mãe nessa faixa de preço talvez eu compre, mas esse mês só estou pensando em trocar o processador mesmo porque não estou mais conseguindo jogar direito e as vezes sinto uma lentidão enorme no computador :/ 

adicionado 6 minutos depois

 

Nossa você tinha/tem um setup potente hein kkk, eu jogava mad max no médio entre 38/50 FPS, 38 era o mínimo que eu cheguei a ver em partes com mais explosões e etc consegui jogar mas não foi uma experiência muito boa. Esse 8320 não encontro a venda só o 8320E e tá na faixa dos 600 :tw_astonished:

O FX 8320e é ligeiramente superior ao 8320, então deve compensar, não sei se você talvez tenha problemas com a sua placa-mãe, não conheço ela. A minha Gigabyte 970a DS3P dava conta do recado tranquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Julio Almeida_708872 disse:

 

Eu queria trocar essa placa-mãe por ela ser fraca, já vi muitos amigos meus falarem que ela não é nativa dos FX pelo chipset dela ser ruim. O problema é que fico pensando que se eu trocar a placa-mãe vou gastar um pouco mais do que posso pra não ter nenhum aproveitamento daqui pra frente, sei que o mais vantajoso é partir pra uma atual e ir pros ryzen, mas ai é que tá o problema. Trocar placa-mãe / processador / memória ram vai ficar bem apertado pra mim que estou pagando minha moto ainda kkkk 

Não vai compensar o gasto.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, DanielITPOA disse:

O FX 8320e é ligeiramente superior ao 8320, então deve compensar, não sei se você talvez tenha problemas com a sua placa-mãe, não conheço ela. A minha Gigabyte 970a DS3P dava conta do recado tranquilo.

O FX8320e é levemente inferior que o FX8320 porém o TDP é de 95W.

 

@Julio Almeida_708872 processador praticamente não dá problema, não tem nenhum problema você comprar usado. No Mercado Livre tem uns modelos de placa semi novas da Gigabyte, MSI e Asrock na faixa dos 370 com frete grátis. Se garimpar, acha uma com valor bacana. O desempenho delas é praticamente o mesmo, varia os recursos extras (como USB 3.0 por exemplo). Tecnicamente, o melhor Chipset é o 990fx porém só faz diferença na prática de for utilizar mais de uma GPU. O 970 vai lhe atender muito bem.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...