Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook esquentando e dropando o FPS


Posts recomendados

Hey, guys. Boa tarde. Tô com um problema bem chato com meu notebook  e torço para que vocês possam me ajudar... <3

 

Meu irmão me deu de presente o notebook antigo dele. Segue a configuração:

 

01o_gyqAT3ie05_Y2UYiAw.png

 

Juntamente com um SSD de 240GB.

Sei que não é um notebook apropriado para jogos, mas o único jogo que eu jogo atualmente é League of Legends, e não é um jogo tão pesado, não é? Creio que eu deveria jogar satisfatoriamente com essa configuração, estou correto? 

Jogo com tudo no mínimo justamente para conseguir mais fps. Acontece que no começo do jogo eu consigo alcançar +60 FPS tranquilo, mas conforme a partida vai rolando o notebook começa a esquentar bastante (ao ponto de incomodar as mãos) e começa a ter drops grotescos de FPS, chega a ir pra 12~17, fica assim por uns 30~60 segundos e depois volta pra +60, daí depois de um tempo volta a cair novamente. Ele ficar super quente mesmo.

Sei que ele tem uma placa de vídeo integrada, não tenho certeza se ela está ativa, acho que está sendo utilizado mesmo o vídeo integrado.

 

Dei uma pesquisada na net e vi que esse é um problema dos notebooks da Dell. Devido a alta temperatura, para "forçar menos" o processador para que ele não continue a esquentar, ele limita o desempenho (por isso a queda de FPS). Eu setei nas configurações da Intel HD Graphics para "máximo desempenho".

 

Moro no nordeste, em Natal, e isso ocorre menos frequentemente de madrugada, quando aqui chega a bater 21~22º. Mas agora nesse horário da tarde é quase impossível jogar.

 

O que eu poderia fazer para corrigir esse problema sem ser necessário comprar uma mesa de resfriamento?

Tem alguma configuração que eu possa mudar? Colocar para menos núcleos do processador dar conta do jogo para, talvez, dessa forma, aquecer menos?

 

Por favor, me ajudem, galera! <3

O verão tá chegando aí e vai ficar ainda mais difícil jogar =(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, violetgoeswild disse:

Hey, guys. Boa tarde. Tô com um problema bem chato com meu notebook  e torço para que vocês possam me ajudar... <3

 

Meu irmão me deu de presente o notebook antigo dele. Segue a configuração:

 

01o_gyqAT3ie05_Y2UYiAw.png

 

Juntamente com um SSD de 240GB.

Sei que não é um notebook apropriado para jogos, mas o único jogo que eu jogo atualmente é League of Legends, e não é um jogo tão pesado, não é? Creio que eu deveria jogar satisfatoriamente com essa configuração, estou correto? 

Jogo com tudo no mínimo justamente para conseguir mais fps. Acontece que no começo do jogo eu consigo alcançar +60 FPS tranquilo, mas conforme a partida vai rolando o notebook começa a esquentar bastante (ao ponto de incomodar as mãos) e começa a ter drops grotescos de FPS, chega a ir pra 12~17, fica assim por uns 30~60 segundos e depois volta pra +60, daí depois de um tempo volta a cair novamente. Ele ficar super quente mesmo.

Sei que ele tem uma placa de vídeo integrada, não tenho certeza se ela está ativa, acho que está sendo utilizado mesmo o vídeo integrado.

 

Dei uma pesquisada na net e vi que esse é um problema dos notebooks da Dell. Devido a alta temperatura, para "forçar menos" o processador para que ele não continue a esquentar, ele limita o desempenho (por isso a queda de FPS). Eu setei nas configurações da Intel HD Graphics para "máximo desempenho".

 

Moro no nordeste, em Natal, e isso ocorre menos frequentemente de madrugada, quando aqui chega a bater 21~22º. Mas agora nesse horário da tarde é quase impossível jogar.

 

O que eu poderia fazer para corrigir esse problema sem ser necessário comprar uma mesa de resfriamento?

Tem alguma configuração que eu possa mudar? Colocar para menos núcleos do processador dar conta do jogo para, talvez, dessa forma, aquecer menos?

 

Por favor, me ajudem, galera! <3

O verão tá chegando aí e vai ficar ainda mais difícil jogar =(

Provavelmente seu cooler nao está dando recado, ou você esta obstruindo a saida de ar do mesmo, tente ve se ameniza colocar o notebook em cima de algo, como capinhas de cd e deixar ele por ali, se você joga no teclado dele vai ser ruim, então use um usb

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

41 minutos atrás, Gustavotec disse:

opa, moro no interior do RN,e pelo que voce me falou acho que o cooler do seu processador esta desligado ou com mau funcionamento,voce consegue ouvir ele girando?

 

Opa. Qual interior? o/

Sim, sim, eu escuto o cooler girar, bastante até. Agora eu estava jogando e ele tá pegando fogo. Triste, velho.

 

22 minutos atrás, Sr Feijões disse:

Provavelmente seu cooler nao está dando recado, ou você esta obstruindo a saida de ar do mesmo, tente ve se ameniza colocar o notebook em cima de algo, como capinhas de cd e deixar ele por ali, se você joga no teclado dele vai ser ruim, então use um usb

 

Você diz ele meio que apoiado em algo para ter um espaço entre o notebook e alguma superfície? Eu uso ele geralmente numa mesa de granito ou de vidro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, violetgoeswild disse:

 

Opa. Qual interior? o/

Sim, sim, eu escuto o cooler girar, bastante até. Agora eu estava jogando e ele tá pegando fogo. Triste, velho.

 

 

Você diz ele meio que apoiado em algo para ter um espaço entre o notebook e alguma superfície? Eu uso ele geralmente numa mesa de granito ou de vidro.

exato, deixe ele suspenso, pois a saida de ar fica mais fácil, tanto nas laterais quanto por baixo, e vê se ele diminui a temperatura nos games

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Santana do serido, ve isso também liberar as saídas de ar,se nao resolver você pode pesquisar na internet sobre pasta térmica e como colocar no processador.

adicionado 2 minutos depois

nao use em mesa nem em nada q possa obstruir as saídas de ar quando estiver jogando, se ele tiver saídas de ar embaixo coloque ele suspenso entre 2 livros um de cada lado enquanto nao consegue uma mesa com cooler deixe as saídas de ar livre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação

[...] notebook antigo [...]

 

voce referiu que ele é antigo... estamos a falar mais ou menos de quanto tempo de

uso ?

O seu irmão alguma vez o limpou ? digo, o abriu para limpar o radiador da saida de ar do cooler ? e alguma vez trocou a pasta termica ?.. me parece um simples caso de limpeza e troca de pasta termica, que em principio deve resolver...

os notebooks no quesito limpeza, precisa ser removida o "tapete"  de poeira que se acumula na saida de ar e que visto do lado de fora nao se nota...

 

adicionado 1 minuto depois

voce pode usar 4 tampa de garrafa de agua,  ou de suco, daquelas grandes e colocar como pé do pc pra ele ficar mais alto 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Sr Feijões disse:

exato, deixe ele suspenso, pois a saida de ar fica mais fácil, tanto nas laterais quanto por baixo, e vê se ele diminui a temperatura nos games

 

Ok! Vou fazer o truque das tampinhas ou equilibrar ele sobre uns livros que os rapazes de baixo falaram \/

Tô saindo pra faculdade agora, mas assim que eu voltar eu faço o teste e digo no que deu. Muito obrigado pela sua ajuda e pelo seu tempo, Sr. Feijões! <3

 

14 minutos atrás, Gustavotec disse:

Santana do serido, ve isso também liberar as saídas de ar,se nao resolver você pode pesquisar na internet sobre pasta térmica e como colocar no processador.

adicionado 2 minutos depois

nao use em mesa nem em nada q possa obstruir as saídas de ar quando estiver jogando, se ele tiver saídas de ar embaixo coloque ele suspenso entre 2 livros um de cada lado enquanto nao consegue uma mesa com cooler deixe as saídas de ar livre.

 

Bacana, velho. Nunca conheci. De interior eu só conheço Caicó. Vou liberar todas as saídas de ar possível fazendo o truque das tampinhas ou livros assim que chegar da faculdade. Tô confiante que isso vai melhorar bastante, pois dei uma levantada no notebook e vi que realmente tem uma extensa saída de ar na parte de baixo, e ela obstruída com a superfície da mesa deve aquecer bastante. Muito obrigado pelo toque, conterrâneo.

 

13 minutos atrás, aeonflux513 disse:

 

voce referiu que ele é antigo... estamos a falar mais ou menos de quanto tempo de

uso ?

O seu irmão alguma vez o limpou ? digo, o abriu para limpar o radiador da saida de ar do cooler ? e alguma vez trocou a pasta termica ?.. me parece um simples caso de limpeza e troca de pasta termica, que em principio deve resolver...

os notebooks no quesito limpeza, precisa ser removida o "tapete"  de poeira que se acumula na saida de ar e que visto do lado de fora nao se nota...

 

adicionado 1 minuto depois

voce pode usar 4 tampa de garrafa de agua,  ou de suco, daquelas grandes e colocar como pé do pc pra ele ficar mais alto 

 

Meu irmão comprou no ano de 2015, se não me engano. É um notebook até que razoável, né? i7, 16GB de RAM...

A tela dele é touch, inclusive. Alguns meses depois de comprar ele pôs o SSD de 240GB. Quanto você acha que eu conseguiria vender esse notebook anunciando na OLX e/ou MercadoLivre? Pois estou com muita vontade de trocar esse notebook por um pc realmente gamer, potente para jogar qualquer jogo. Vou esperar essa nova linha de placas de vídeo da NVIDIA, tentar vender esse notebook, juntar mais uns trocados e ver se consigo pegar uma nave. Não sei te dizer exatamente o modelo desse notebook, mas é da Dell. Vou perguntar pro meu irmão e te retorno. Ah, e muito obrigado por sua ajuda! Valeu mesmo. A galera desse fórum é realmente muito prestativa. <3

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...