Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso ligar uma ventoinha de 5v em uma fonte de 12v?


Posts recomendados

Boa Tarde, eu comprei uma base para meu notebook, só que não era bem como eu esperava, ela tem 3 fans, cada um dizendo que trabalha a 5v, a base ligada ao USB, só que achei muito fraca, então decidi usar uma fonte de celular antiga, um carregador mesmo, tirei a ponta USB e fiz a ligação normal, usei por um tempo numa boa, só que queria aumentar a força, então tirei a fonte, achei uma de 12v e fiz as ligações corretas, isolado tudo certo, quando liguei ficou muito boa, resfrigerando exatamente como eu queria, mas senti um leve cheiro de plástico esquentando, o mesmo cheiro de ar quente que sai da saida de ar do notebook, deixei ligado por 1 hora e não queimou, ficou numa boa.

Não sei como está a ligação dos coolers em série ou paralelo, por isso meu medo.

Então queria saber se tem algum risco essas 3 ventoinhas de 5v cada ligadas à uma fonte direto na rede elétrica com 12v.

Obrigado xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, renf disse:

Bom. O fan 5V não foi projetado pra trabalhar nesta tensão. Provavelmente em algum momento ele vai queimar. Quanto tempo? Difícil dizer.... 

Ah sim, estava meio tranquilo pensando que esses 12 seriam dividido entre cada uma das 3... Bom, eu acho que vou deixar um pouco mais, se queimar a solução é comprar outro, me decepcionei demais, muita propagando enganosa, mas acontece.

Obrigado xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...