Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

C Como alocar dinâmicamente tipos diferentes em um vetor?


ruanzeferino

Posts recomendados

Pessoal, preciso fazer um projeto no qual eu devo alocar dinâmicamente struct, onde a
struct deve conter os seguintes campos:
 Código do medicamento;
 Preço de custo do medicamento (número real);
 Preço de venda do medicamento (número real);
 Tipo do produto (1-Uso livre; 2-Tarja vermelha; 3-Tarja preta);
 Quantidade disponível no estoque da farmácia
Eu queria saber se posso criar um ponteiro de ponteiros onde eu posso alocar dinâmicamente cada tipo da struct em uma posição desse vetor.
Eu pensei em criar um ponteiro de ponteiro void mas não sei como poderia por exemplo alocar uma linha desse tipo:
    aloc.precocust=(float*)malloc(n*sizeof(float));
Onde aloc seria tipo definido da struct.
É possível? Essa é a melhor forma? 
Sou iniciante

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, você cria a struct:

//Declara a struct Medicamento
struct Medicamento {
    char codigo[16];
    double preco;
};

//Define o tipo Medicamento como sendo igual a struct Medicamento
typedef struct Medicamento Medicamento;

 

E depois usa malloc para criar um vetor que usa a struct como tipo...

//Ponteiro do tipo Medicamento aponta para a primeira posição
//da memória de 1000 posições com o tamanho da struct Medicamento
//cada, que foi alocada dinamicamente.
Medicamento *estoque = malloc(1000 * sizeof *estoque);

(Note que não se usa casting antes do malloc, isso é desnecessário e pode induzir ao erro.)

 

 

Aí basta acessar as posições alocadas incrementando sobre o ponteiro estoque para acessar cada struct alocada, e cada struct contém as variáveis definidas dentro na struct.

 

//Acessa o vetor de chars código da primeira struct
estoque[0].codigo;

//Acessa a variável double preco da centésima-primeira struct
estoque[100].preco;

 

E não pode esquecer de desalocar a memória que foi reservada dinamicamente:

free(estoque);