Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Core i5 8400 ou Ryzen 5 2600 com GTX 980Ti?


Posts recomendados

Estou com uma 980ti, e pretendo comprar um i5 8400, mas vejo que muita gente opta por um r5 2600, e até já me recomendaram isso, vendo que o i5 8400 tem uma diferença enorme de desempenho em jogos(20~30 fps, dependendo do jogo), não entendo o porque de preferirem o r5 2600, geralmente a justificativa é que o r5 é melhor pra multitarefas, mas ainda sim eu penso que mesmo com o i5 8400, eu posso perder desempenho nos jogos por ter muitas coisas abertas, e suponhamos que eu perca 20fps no jogo, eu teria um desempenho igual do ryzen(mesmo eu achando que não vou perder tanto desempenho, afinal não vou deixar um World of Warcraft e um Black Desert abertos simultaneamente).

Eu pegaria uma h310 pro i5, mas não cheguei a pesquisar placa-mãe para o ryzen, eu ficaria com single channel de 8gb por um bom tempo(cerca de 6 meses), e depois colocaria outro pente de 8gb.

 

Só vou comprar em dezembro, pode ser que os preços até lá sofram alterações, tenho até 2000 pra gastar com mobo, ram e processador, mas gostaria de deixar duas perguntas aqui:

 

Qual me recomendam comprar independente do preço ?

Visando economizar, e conseguir encaixar bem no meu bolso, qual recomendam que eu compre ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O kit mais barato.. No fim das contas, os dois te darão mesmo desempenho..

 

 

22 minutos atrás, Daniel Coe disse:

e até já me recomendaram isso, vendo que o i5 8400 tem uma diferença enorme de desempenho em jogos(20~30 fps, dependendo do jogo), não entendo o porque de preferirem o r5 2600, geralmente a justificativa é que o r5 é melhor pra multitarefas

De onde saiu isso?

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel Coe

 

Além do desempenho em multitarefas, tem esses motivos:

 

1º motivo: R5 2600 possui 6 núcleos e 12 threads, o que lhe da uma folga no uso da CPU. O i5 8400, por possuir "apenas" 6C/6T já dá sinais de 100% de uso com placas de vídeo mais avançadas e jogos muito CPU Bound como Battlefield 1 multiplayer 64 jogadores. Isso não é um problema agora mas vai começar a ser no futuro. Por isso dizem que o R5 2600 envelhecerá melhor, o i5 8400 não vai demorar a dar gargalo em alguma placa de vídeo ou algum jogo mais novo, o Ryzen vai demorar mais. Longevidade é o primeiro argumento.

 

2º motivo: Se você está rodando o jogo em 120 FPS ou 105 FPS, num monitor 60Hz, é a mesma coisa, não sentirá diferença alguma.

 

3º motivo: Mais barato. Isso não é somente o preço do processador, é o preço do kit inteiro. Para os mais entusiastas, o Ryzen 2600 te permite fazer overclock em placas mães intermediárias (B350) enquanto a Intel só lhe permite o overclock com placa-mãe high-end (Z370) e com processador terminado em K, também mais caro.

 

Mas a Intel não ganha em nada?

 

Sim, ganha. Se você possui um monitor 144Hz, vai querer estar sempre perto dos 144 FPS, nesse quesito, o Intel sai na frente.

 

E só corrigindo uma coisa que você falou, a diferença é, em média, 5~20 FPS, não chega a ser isso tudo que você comentou: 

 

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria Olhei 4 vídeos de testes em vários jogos, somei a diferença entre eles e dividi pelo número de testes.

adicionado 9 minutos depois

@Narak13 Caso eu tenha um monitor 75hz, não faria diferença alguma ?

O cooler que vem com o 2600 é bom ? ou caso eu vá fazer OC eu precisaria comprar um water cooler ?(Não tenho experiencia com Overclock)

Sabe me dizer se minha cx550 aguentaria um overclock do processador e a 980ti ?(em stock, e em oc)

Qual placa-mãe me recomenda, uso 2 HDs, e talvez futuramente eu compre um SSD, então 4 sata estão de bom tamanho ?(Não sei qual a ordem, tipo intel H310, B360, H370, Z370)

Qualquer RAM trabalha bem com o processador ?(pretendo comprar Corsair Vengeance)

 

Foi mal te lotar de perguntas, mas eu sempre gosto de ficar por dentro de tudo antes de comprar qualquer peça, para que não haja arrependimento depois

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel Coe Com uma 980 Ti creio que não, você vai pegar + de 75 FPS em praticamente todos os jogos. É Full HD o monitor?

 

O cooler que vem com o 2600 é bom mas não sei se o suficiente pra fazer um O.C, talvez se for um O.C simples até vai. Não precisa ser necessariamenteum watercooler, um bom air cooler já resolve. Mas se não tiver muita experiência em O.C melhor nem mexer com isso.

 

A CX550 aguenta sim.

 

Pra Ryzens a ordem seria, da mais básica para a mais avançada: A320, B350, X370/X470. Recomendo uma B350, peça para atualizar a BIOS.

 

Se for de Intel, pode pegar a B360 mesmo.

 

Sim, qualquer RAM trabalha bem com a CPU, as 2666 estão com o melhor custo/benefício agora.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O i5 8400 tem um "value for the money" ruim. O 8400 perde em outras tarefas p/ o 2600 por uma margem bem maior que o 8400 vence o 2600 em gaming.

 

6c/6t vai envelhecer mal também, eles serão os 4c/4t de hoje daqui a 2~3 anos nos games AAA do momento. (Quem comprou um i5 7xxx se f****)

 

Lembre-se que o Ps5 vai usar um cpu baseado no ryzen. então jogos usando mais que 6c/6t serão algo mainstream.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O i5 8400 atualmente é um bom negócio por ser 6 cores, mas podia muito bem ser 12 threads logo né... mas entendo a Intel, eles tem que vender i7 6/12, e deixando o 8400 6/12 ia aumentar demais seu preço e canibalizar as vendas do i7.

 

Mas pelo que estou vendo, o futuro (4~5 anos pra frente) vai ser jogos otimizados para 6 cores ou mais. Quem tem quad-core como eu se ferrou, pelo menos nos jogos que virão nos próximos anos, não no presente que um i7 4/8 como o meu leva com uma mão nas costas. Mas a ideia do six-core ou mais é mais ou menos o downsize que as montadoras estão fazendo nos carros: diminui a cilindrada para tipo 1.4 ECOTEC e coloca TURBO no caso do Chevrolet Cruze e Tracker... economia de 1.4 e 153cv de potência, assim como foi a febre dos 16V nos anos 90.

 

Espero poder jogar no Ultra Battlefield V e CoD Black Ops 4 com o 6700K e a 1070 SC esse fim de ano... pois jogos que estão sendo programados agora em 2018 para serem lançados em 2019~2021 já serão pensados no "conforto" de um 6 canecos ou mais processando texturas, IA, etc.

 

Quem viver, verá...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

O Core i5 8400 é um ótimo processador, mas o Ryzen 5 2600 é bem mais interessante. Os principais pontos, na minha opinião, são o custo x benefício e a versatilidade: nisso o Ryzen é imbatível. E ele certamente vai ter mais folga ao longo do tempo que o Core i5 8400, que tem apenas 6 threads.

 

A diferença de FPS que você encontrará entre esses processadores em 1080p pode ser reduzida ou mesmo eliminada fazendo overclock no Ryzen, coisa que o Core i5 8400 não permite. Considerando monitor de 75 Hz e a GTX 980Ti, nem vai haver diferença entre os processadores no desempenho em jogos, mesmo em stock, já que poderá alcançar os 75 FPS com qualquer um deles.

 

Se for jogar em 4K, situação onde o peso na placa de vídeo aumenta bastante, a diferença de desempenho entre esses processadores praticamente inexiste.

 

Ou seja, na sua situação, o desempenho em jogos será o mesmo. Mas comprando o Ryzen você terá um processador com desempenho absurdamente maior em atividades como renderização e streaming (e, portanto, mais versátil), maior longevidade e possibilidade de fazer overclock. Portanto, não vejo razão para optar pelo Core i5 8400.

 

Por sinal, tenho um antigo Core i5 4670K e adoro ele. Mas não vejo razão em recomendar os modelos de Core i5 atualmente, principalmente os de 6ª e 7ª Gerações, que possuem apenas 4 núcleos e 4 threads. O Core i5 8400 é muito mais poderoso e interessante por ter 6 núcleos e 6 threads, mas, na minha opinião, fica ofuscado pela versatilidade do Ryzen 5 2600.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@simforoso

 

Mas o seu "quad core" é 4C/8T, na minha opnião os 4/8 ainda tem uma margem bacana, prefiro 4/8 do que 6/6. Eu acho que isso do seu processador não vai aguentar ou não depende mais da placa de vídeo que você usar e não dos jogos que forem lançar.

 

Por exemplo, quando lançar BF V, claro que o jogo será mais pesado e exigirá mais do processador para processar o mapa e os jogadores, mas o jogo, por ter um gráfico melhor, também vai ser mais pesado para a placa de vídeo. Consequentemente vai gerar menos frames para a CPU processar, diminuindo a carga do processador. Acredito que um vai anular o outro nesse quesito e seu processador não vai ter problemas para rodar esse jogo.

 

Por isso acredito que depende mais da placa de vídeo e não do jogo em si. Talvez se você, quando lançar as novas GTX 11xx/20xx, quiser fazer um upgrade, aí sim seja um problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Narak13 disse:

@simforoso

 

Mas o seu "quad core" é 4C/8T, na minha opnião os 4/8 ainda tem uma margem bacana, prefiro 4/8 do que 6/6. Eu acho que isso do seu processador não vai aguentar ou não depende mais da placa de vídeo que você usar e não dos jogos que forem lançar.

 

Por exemplo, quando lançar BF V, claro que o jogo será mais pesado e exigirá mais do processador para processar o mapa e os jogadores, mas o jogo, por ter um gráfico melhor, também vai ser mais pesado para a placa de vídeo. Consequentemente vai gerar menos frames para a CPU processar, diminuindo a carga do processador. Acredito que um vai anular o outro nesse quesito e seu processador não vai ter problemas para rodar esse jogo.

 

Por isso acredito que depende mais da placa de vídeo e não do jogo em si. Talvez se você, quando lançar as novas GTX 11xx/20xx, quiser fazer um upgrade, aí sim seja um problema.

Pois é amigo, você citou algo interessante. 6c/6t não é tão interessante quanto 4c/8t né... esperamos que pelo menos mais uns 5 anos os jogos rodem legal em 4/8, porque gastei muito montando a build atual 6700k, e espero não mexer com hardware nos próximos 5~7 anos. A VGA 1070 muito menos, na época que a adquiri acho que era início de 2016, paguei mais de 2400 reais nela. Vai ter que servir mais muitos anos, nem que tenha que apelar para overclock.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@simforoso

 

Pois é, eu até vejo alguns gringos falando que uma thread "emulada" equivale a +- 30% de um core normal e que assim um 6C/6T seria igual a um 4C/8T pelos 2 núcleos "reais" a mais. Mas na prática não é isso que vejo acontecer, vejo um i5 8400 6C/6T sofrendo muito mais nos testes do que um i7 7700/6700 4C/8T que roda com muito mais folga e menos sofrência.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...