Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual das duas opções é melhor?


Posts recomendados

Olá,

 

Quero montar um PC gastando o mínimo possível, tenho alguns PCs aqui e o primeiro 'melhorzinho' é um com uma placa-mãe da Positivo, uma POS-MIH61CF e o processador Intel i3 2100 3.10GHz, e o segundo é um com uma placa-mãe da Asus, uma M5A78L e um processador Athlon II x2 270 3.4GHz.

 

O porém, é que o PCI-Express da MIH61CF (que acredito ser 2.0 x16), esta com defeito, placas de vídeo instaladas nela não dão imagem. Já a M5A78L esta ótima.

 

É o seguinte, quero o PC pra rodar todo tipo de jogo, mesmo que nas configurações e fps baixos em jogos mais pesados, mas que rode. 

 

Bom, EM SIMPLES JOGOS ONLINE DE NAVEGADOR, vamos supor: Habbo, DDTank, Slither.io, Diep.io (esses joguinhos bem 'bestas'), mesmo que eu tenha 'tentado' ativar a GPU no navegador, o i3 2100 sózinho rodou infinitamente melhor do que o Athlon II X2 270 acompanhado por uma GT 730, que rodou tudo travado. Isso EM SIMPLES JOGOS ONLINE DE NAVEGADOR, em jogos baixados como: Minecraft, GTA V, League of Legends, o conjunto do Athlon e a GT rodaram melhor.

 

Alguém pode me dizer o motivo disso? O que eu acho é que os simples jogos online de navegador usam muito processamento e quase nada da GPU. É isso? Se sim, isso seria resolvido com um processador FX, que é superior ao i3 2100? Se não, o que é?

 

Qual das duas opções eu escolho? Consertar a MIH61CF e usar o PC com ela ou vendê-lo e usar o PC com a M5A78L, fazendo um upgrade nele?

 

Considerei consertar a MIH61CF simplesmente pelo fato do que eu disse, ela com o i3 sózinho rodou os joguinhos besta melhor do que o conjunto do Athlon com a GT, e como o objetivo é rodar todo tipo de jogo, considerei arrumá-la, mas caso isso seja resolvido com um FX, acredito que nem valha a pena. Mas isso eu quero que vocês decidam... Aliás, quanto pode custar o conserto de um PCI-Express?

 

OBS: Rodar todo tipo de jogo, pois será utilizado por pessoas de várias faixas de idade. Inclusive rodar jogos de emuladores também.

 

Vou escolher um dos kits e o que sobrar vou vender pra comprar peças pro PC do kit que escolher.

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
18 horas atrás, GabrielM0210 disse:

Alguém pode me dizer o motivo disso? O que eu acho é que os simples jogos online de navegador usam muito processamento e quase nada da GPU.

Sim, creio que esses jogos de navegador baseados no "Flash Player" ou coisa do tipo utilizam mais do processador...

 

Difícil essa situação... A placa-mãe AMD suporta processadores FX, porém limitando-os... Essa placa-mãe não foi feita para processadores FX, falando da forma mais simples. Você pode colocar um FX-6300, vai dar um upgrade legal.

 

Qual marca e modelo da fonte?

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @Jasiel, primeiramente agradeço a ajuda.

 

Daria pra colocar um FX 8300? Estava vendo a diferença de preço entre ele e o 6300 e acho que compensaria pegar mais o 8300. Como você disse que usam mais o processador, então com ele o desempenho desses jogos ficaria bom, era mais esse meu medo, agora fico mais tranquilo em me desfazer da MIH61CF e ficar com a M5A78L.

Por ser AM3+ achei que essa placa-mãe era pros FX, ela é pra quais processadores?

 

A melhor fonte que tenho aqui é a Seasonic SS300ES, que é a que estou rodando com o II x2 270 e a GT 730.

 

Pretendo trocá-los pela CX 450, FX 8300 e alguma GPU melhor, verei aqui no fórum o que me recomendam. Só estou vendo antes qual mobo eu fico, mas acredito que seja a M5A78L mesmo certo?

 

Aliás, o que aconteceu com as CX 430?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@GabrielM0210 FX 8300 ficará mais limitado ainda, mas da pra colocar... Pode haver problemas de performance por conta do VRM da placa-mãe ser bem simples...

 

13 minutos atrás, GabrielM0210 disse:

Ata, por ser AM3+ achei que essa placa-mãe era pros FX, ela é pra quais processadores?

 

Ela foi feita para os antigos "Phenom", mas com algumas gambiarras conseguiram "encaixar" os FX.

 

13 minutos atrás, GabrielM0210 disse:

Aliás, o que aconteceu com as CX 430?

Saíram de linha. Foram substituídas pela CX450, que tem projeto atual e é superior.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jasiel

 

Vish, então você acha melhor por o 6300? Ou algum inferior? Por isso estava vendo uns tópicos de quedas de FPS com o 8300 e essa placa-mãe, como você disse dos problemas de performance...

 

Citação

Ela foi feita para os antigos "Phenom", mas com algumas gambiarras conseguiram "encaixar" os FX.

Mas consigo montá-lo na placa-mãe normalmente como montam os outros processadores?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jasiel Ah ok, beleza mano, valeu aí cara.

 

Com o 6300 não chego a ter aquela grande limitação e problema de performance, queda de fps chata?

 

Citação

Ela foi feita para os antigos "Phenom", mas com algumas gambiarras conseguiram "encaixar" os FX.

Mas eu consigo montá-lo na placa-mãe normalmente como montam os outros processadores? Ou é preciso literalmente alguma gambiarra (modificar algum pino, etc.)?

 

Pra concluir, o melhor mesmo então é eu ficar com o kit aí da Asus?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O i3 é mais novo que esse Athlon II X2 e é mais rápido em todos os aspectos, além de ter SMT(cada um dos núcleos é visto pelo sistema como 2). Se essa placa que você tem aí tiver suporte a um i7 2600, melhor ainda. O i7 2600 dá uma surra nos FX 8XXX em praticamente todos cenários, também.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
4 minutos atrás, GabrielM0210 disse:

Com o 6300 não chego a ter aquela grande limitação e problema de performance, queda de fps chata?

 

Pode ser que tenha alguns pequenos problemas, caso o VRM aqueça muito... Mas no geral da pra usar tranquilo com esse processador.

 

5 minutos atrás, GabrielM0210 disse:

Mas eu consigo montá-lo na placa-mãe normalmente como montam os outros processadores? Ou é preciso literalmente alguma gambiarra (modificar algum pino, etc.)?

Creio que não. Montei meu PC e não precisei fazer nada.

 

agora, RobertoGB disse:

O i3 é mais novo que esse Athlon II X2 e é mais rápido em todos os aspectos, além de ter SMT(cada um dos núcleos é visto pelo sistema como 2). Se essa placa que você tem aí tiver suporte a um i7 2600, melhor ainda. O i7 2600 dá uma surra nos FX 8XXX em praticamente todos cenários, também.

O problema é que a placa está com defeito no PCI Express. Talvez seria interessante procurar uma placa-mãe + processador I7. Mas só no Mercado livre...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RobertoGB Sim, o i3 é bem melhor, por isso estava indeciso entre as duas opções... Estava vendo umas comparações também dos i7 3770 que acho que também da pra por naquela mobo, mas o preço é bem alto também, fora o custo do conserto do PCI da placa.

 

@Jasiel 

Citação

O problema é que a placa está com defeito no PCI Express. Talvez seria interessante procurar uma placa-mãe + processador I7. Mas só no Mercado livre...

 

 

Exato. Por isso também acabo ficando do lado da M5A78L também. E como prefiro comprar na Kabum ;s, acho que termino na M5A78L mesmo.

 

Citação

Creio que não. Montei meu PC e não precisei fazer nada.

Ata, a sua é uma M5A78L também?

 

Quanto ao FX 4300 ainda teria algum problema de performance? Ou já seria muito inferior a ponto de você não me recomendar?

 

Entre as duas opções que estou vocês escolheriam qual?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@GabrielM0210 Se a placa-mãe do Intel tivesse boa, com certeza ficaria com ela e compraria um I5 2400 ou I7 2600 ou I7 3770... Mas depende muito da sua grana. Eu prefiro o KIT Intel, mas realmente vai depender de sua grana.

 

Uma H61 está na faixa de R$300 reais no Mercado Livre.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@JasielRealmente, também estava querendo ficar com o Intel... Que triste :(

 

A situação é, estou com a grana curta e

 

ou mando pro conserto a da Intel

ou fico com a da AMD e faço o upgrade pro FX 6300...

 

Quanto em média ficaria o conserto do PCI-Express de uma placa-mãe dessas? Vale a pena o conserto?

 

A grana esta curta mas se for tanta diferença, tento fazer um sacrifício.

 

Que indecisão ;S

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
2 minutos atrás, GabrielM0210 disse:

Quanto em média ficaria o conserto do PCI-Express de uma placa-mãe dessas? Vale a pena o conserto?

 

Puts, não faço ideia...

 

1 minuto atrás, Rafael Tuco disse:

Uma questão básica foi esquecida.

 

Realmente, mas um KIT básico R3 2200G não sai por menos de R$1300 reais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rafael Tuco @Jasiel Então, é difícil pra mim falar um orçamento fixo assim, pois a ideia é eu vender o que não utilizar pra juntar o dinheiro com o dinheiro da venda do antigo processador, placa de vídeo, fonte e dar o upgrade no kit que eu ficar. Ficou meio confuso mas acho que deu pra entender...

 

Mas o que tenho que não pretendo me desfazer :

 

Leitor e gravador de CD/DVD;

HD: Seagate 500GB;

RAM: 8GB (2x4GB DDR3)

E o meu gabinete.

 

E as peças novas pretendo pegar na Kabum;

 

Aí o que falta? O processador e a placa-mãe, aí voltamos aquela indecisão do tópico. Mas quaisquer recomendações estou aceitando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jasiel É bem interessante, sairia dessa antiguidade de i3 segunda geração, athlon de 2008 eu acho, placas mãe lixo e viria pra atualidade/realidade, como você disse abrindo espaço pra bons upgrades depois.

 

Neste caso preciso vender tudo que tenho exceto o citado ali a 2 tópicos acima. Será que consigo levantar 1300 vendendo todo esse restante de peças? Inclusive sacrificando para venda minha GT 730 e futuramente pegando outra placa.

 

Será que da pra jogar algumas coisas leves com o R3 2200G sem GPU?

 

Fiquei com uma boa vontade de pegar esse kit, e o sacrifício que eu tinha dito é vender meu smartphone 'Zenfoninho 2' e ficar sem por um tempo.

 

E esse upgrade poderia ser feito comprando peças na Kabum?

 

Então pra dar uma certeza, essa seria a melhor opção?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, GabrielM0210 disse:

@Jasiel É bem interessante, sairia dessa antiguidade de i3 segunda geração, athlon de 2008 eu acho, placas mãe lixo e viria pra atualidade/realidade, como você disse abrindo espaço pra bons upgrades depois.

 

Neste caso preciso vender tudo que tenho exceto o citado ali a 2 tópicos acima. Será que consigo levantar 1300 vendendo todo esse restante de peças? Inclusive sacrificando para venda minha GT 730 e futuramente pegando outra placa.

 

Será que da pra jogar algumas coisas leves com o R3 2200G sem GPU?

 

Fiquei com uma boa vontade de pegar esse kit, e o sacrifício que eu tinha dito é vender meu smartphone 'Zenfoninho 2' e ficar sem por um tempo.

 

Então pra dar uma certeza, essa seria a melhor opção?

O que são "coisas leves"? O vídeo integrado do R3 2200G é bem melhor que a GT 730. Para um PC gamer bem de entrada ele quebra um galho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
7 minutos atrás, GabrielM0210 disse:

Então pra dar uma certeza, essa seria a melhor opção?

Creio que sim. É sempre melhor investir em algo atual do que algo muito antigo. Não precisa se desfazer do celular, tente segurar um pouco mais e guardar um dinheiro. Pense nisso.

 

 

*Quase me esqueci... Exija que a loja coloque 2x4 nas memórias... Isso vai dar uma diferença gritante na performance.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jasiel Tudo.

 

CPU: i3 2100;

HD: Maxtor 320GB;

PSU: Mymax 420w

RAM: 6GB (1x2GB da Smart e 1x4GB da Apacer)

Leitor e gravador de CD/DVD;

Mobo: MIH61CF com defeito no PCI-Express;

O gabinete meio antigo da positivo, zuadinho, meio quebrado na frente e atrás.

Com 2 portas USB frontais sem funcionar.

Com o cabo de alimentação junto.

 

Quanto a montagem do meu, você acha que ficaria muito antigo ainda montar um com DDR3, pra assim aproveitar minhas memórias atuais?

adicionado 3 minutos depois

@RobertoGB Muito interessante o desempenho desse processador, então ele é uma APU na verdade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...