Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Multímetro digital minipa com problema na função dc


Posts recomendados

Bom dia galera, eu estou com meu multímetro digital minipa modelo et-1002 com seguinte problema, é que simplesmente ele não quer fazer medições de corrente contínua, eu seleciono a função dc ele fica só mostrando 000. As outras funções estão todas funcionando normal, se a alguém puder me ajudar, ficarei muito agradecido. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola.

 

Na internet tem dezenas de vídeos mostrando os defeitos mais comuns nestes aparelhos, causados normalmente por uso incorreto  que acarretam queima de algum componente interno.

 

voce pode abrir o aparelho e inspecionar  se existem trilhas ou componentes visivelmente afetados  e caso tenha acesso a outro modelo idêntico pode fazer o reparo ou substituição do que estiver frito.

 

Como falaste... as outras funções continuam dando leituras normais então pode-se dizer quase com certeza que o 'cérebro' do equipamento não foi danificado, isso simplifica bastante.

 

Caso tenhas algum conhecido que possa diagnosticar e reparar este multímetro para voce sem cobrar a mão de obra também seria interessante, caso contrário apenas descarte e compre outro.

 

Eu mesmo já fritei vários multímetros por distração e viraram sucata para aproveitar os bornes, caixas , pontas de prova, etc .

 

'_'

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Tito Fisher  peço excusas e ao colega @Benedito Pedro  mas vou meter-me também. Essa sua resposta aplica-se, também,  para o caso em que a leitura de 200R nunca zera quando juntadas as pontas de prova, e as demais zeram normalmente?

 

Claro, o modelo meu é um Minipa-2400D

 

Mas eliminei hipótese de bateria. Sempre que meço impedância pequena, eu tenho de juntar as pontas e "deduzir" esse valor "zerado" dele. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já consertei multimetros que não mediam nada, fazendo a troca do PTC em curto (semellante ao um capacitor ceramico mais parrudo na cor verde).....geralmete esse componente se encontra próximo aos bornes de medição positivo.

adicionado 5 minutos depois

Ver também resistores aberto próximo do borne medição volts..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...