Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pascal/Delphi Trocar de abas e botão voltar Delphi


Posts recomendados

Boa tarde a todos,

 

Como já havia dito em um post anterior, sou novato em desenvolvimento e mais ainda em Pascal/Delphi, no programa que estou escrevendo, me deparei com um problema que de repente é até simples mas não estou conseguindo resolver.

Tenho uma unit, dentro desta unit tenho um PageControl com seis abas e dentro da primeira aba tenho outro PageControl com mais duas abas (por enquanto).

Pois bem, dentro das abas deste último PageControl, tenho dois DBGrids, com SQLDataSet, DataSetProvider e ClientDataSet.

Inseri e programei alguns botões para Inserir, Editar, Excluir, Cancelar, Salvar e Sair, todos configurados e funcionando, tudo no PageControl(último citado).

Ainda no mesmo PageControl, coloquei um ComboBox e um botão de "OK", para selecionar as abas, funcionando quase da forma que preciso.

Ainda no mesmo PageControl, coloquei um campo TEdit para digitar e um potão de pesquisa, também funcionando, para as duas abas.

Ainda no mesmo PageControl, e agora vem a questão mesmo, inseri um botão de voltar, programei a parte em que ele apaga os dados escritos no campo de pesquisa porém, ele não retorna a tabela ao seu estado original, a tabela fica com o resultado da busca indefinidamente.

1º Como posso fazer para que quando eu trocar de abas em qualquer um dos PageControl's a outra aba desapareça?

2º Como posso fazer para que quando eu clique no botão voltar o grid retorne ao seu estado original?

Se houver mais alguma dica ou algo que eu possa melhorar em meu código(o que eu acho muito provável), eu agradeço imensamente.

 

Segue o código do botão voltar até agora:

 

procedure TfrmCompras.sbtnVoltarClick(Sender: TObject);
  Var
i : Integer;
begin
for i := 0 to ComponentCount -1 do
if Components is TEdit then
  begin
    TEdit(Components).Text := '';
  end;

  if pcFormCompras.ActivePage = tbsInsumos then
    begin