Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
jetop

RESOLVIDO Quantos Volts/Amperes precisarei com estes componentes?!

Recommended Posts

olá pessoal, eu sou novo por aqui, e acompanhava o Clube do Hardware, "por longe". Tenho curiosidades por eletrônica e estou querendo desenvolver um projeto que será basicamente composto por 8 à 10 motores DC  de 3 à 6 volts / 120mA (segundo o fabricante) e com caixa de redução (aqueles para robótica), e terá também 20 led`s comuns de 2.0V à 3.0 Volts e 10 led`s (3.0V) de alto brilho 5 mm, além de transistor, trimpots, ldr e resistores; dai minha grande duvida é sobre qual fonte devo usar, quantos volts e quantos amperes, precisarei para fazer esses componentes funcionarem?

desde já, agradeço imensamente pela resposta! 

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola.

Acredito que uma fonte de 12V por 20A seja suficiente .

Parece muito ?   Veja de novo ... esses motores DC com caixa de redução operam a 120mA  SEM CARGA ,  porém quando solicitado tração ou torque a corrente pode se elevar até 10x , isso iria requerer da sua fonte uma corrente de 12 Amperes caso acione os 10 motores ao mesmo tempo.

'_'

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@jetop ,

Olha .... talvez seja melhor uma fonte parruda nos 5Volts... uma fonte dessas tipo ATX de microcomputador, que forneça    pelo menos uns 10A nos 5 Volts para atender seus motores, e uma outra fonte pequena , tipo de 12V por 2A para alimentar o restante, pode ser dessas tipo de parede mesmo que custam baratinho.

Dependendo do consumo de seus Leds, pode ser que a corrente fornecida pela fonte ATX nos 12V sirva, assim poderia usar só a fonte ATX para tudo.

Usar uma só fonte de 12V / 20A vai te dar uma baita dor de cabeça para abaixar a tensão para alimentar os motores sob alta corrente, vai dissipar muito calor.

Paulo

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post
7 horas atrás, aphawk disse:

@jetop ,

Dependendo do consumo de seus Leds, pode ser que a corrente fornecida pela fonte ATX nos 12V sirva, assim poderia usar só a fonte ATX para tudo.

Paulo

Legal @aphawk!,eu pretendo utilizar apenas uma fonte para tudo isso. Agora como faço para calcular o consumo dos Leds, juntamente com os dos motores, para saber se a fonte ATX nos 12V servirá?

(Serão [10 leds vermelho 20Ma / 2.0V].....[ 4leds amarelo20Ma/ 2.0V ].....[2 leds Verde 20 Ma / 2.0V].....[2 led azul 20Ma / 3.0 V.].....[ 2 led branco 20Ma/ 3.0V .]..... [e 10 led alto brilho branco de 5 mm 30 Ma / 3.0V]). Alem dos 10 motores.

Compartilhar este post

Link para o post

@jetop ,

Explique como esses Leds vão acender, por exemplo se os vermelhos com a mesma corrente vão todos acender juntos, esse tipo de coisa. Poispodemos associar vários semelhantes em série, economizando corrente.

Paulo

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@aphawk, pois bem, meu projeto sera como aqueles carro batebate de parque (desculpe não ter citado antes), onde cada carro terá o contato recebido por uma espécie de antena em cima, e outro contato no piso de metal, "é como se cada carro tivesse seu circuito ligado em paralelo aos fio da fonte" (por isso quero usar apenas uma fonte com corrente e tensão aproximada para ligar esse circuito), daí serão 4 carros (mas estou deixando uma vaga para adicionar mais um carro futuramente, por isso botei 10 motores) e cada carro terá 2 motores Dc (como aqueles carro "seguidores de linha" simples com LDR), e cada carro terá 6 leds, que serão 2 leds alto brilho de 5 mm branco (que ficarão ligado ao mesmo tempo), 2 leds vermelhos na traseira e 2 leds amarelo na dianteira (se possível cada carro mudará a cor dos 2 led apenas na parte dianteira, na traseira serão todos vermelhos, por isso escolhi cores vermelho, amarelo, branco, verde e azul).

Ai respondendo sua pergunta, sim,  todos os leds de cada carro irão acender juntos, (tipo: 2 vermelho  2 amarelo + os dois led de alto brilho) ou quem sabe todos da mesma cor mesmo  ( de preferência branco ou amarelo) para não dar tanto trabalho para a gente rs, (os led alto brilho serão ligados ao mesmo tempo). 

Sem querer parecer chato, mas ficarei bastante grato a você se me ajudar com isso :)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais