Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
fulanotcc

Problema com adaptador SATA/ IDE

Recommended Posts

Bom dia, pessoal!

Encontrei recentemente um HD IDE antigo e resolvi recuperar dados dele. Só tinha um problema: minha placa-mãe não possui entradas IDE.

Coloquei então o HD em um PC antigo do meu local de trabalho, de fato não obtive sucesso pois era uma carroça, e não rodava os programas adequadamente. Pude porém, perceber, que o HD em questão ainda funcionava belezinha.

Comprei então um adaptador IDE/ SATA, instalei certinho e coloquei o cabo SATA que vinha do drive de DVD no adaptador para deixá-lo ligado em algum slot da placa-mãe que tenho certeza que funciona.

Ao ligar o PC, notei uma certa demora fora do comum para iniciar o windows, mas, entrou normal. Porém, não encontrei o HD em lugar nenhum, não estava postado em dispositivos, não estava oculto, nao estava presente nem no gerenciador. Em seguida, fui à BIOS e reparei que ele também não estava listado.

Problema no HD não é, pois ele fazia o barulho característico de que estava ligado e funcionou na máquina anterior...

Gostaria de ajuda, se possível, pessoal.

OBS: estou rodando Windows 10 professional, não lembro o modelo da placa-mãe agora, mas não tem entrada IDE e tem slot AM3+, se essas informações ajudarem.

Desde já, agradeço.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia. seria bom saber o modelo desse adaptador. Outra coisa, tem vários tipos de IDE. Desde o ATA33 até o ATA133.

se pude fotografar a parte do circuito do HD ajudaria.

Compartilhar este post

Link para o post

@PedraX o adaptador é simples, daqueles vermelhinho de 6 pila que se encontra no mercado livre... Só vem com o fio pra ligar a energia e um cabo SATA curtinho vagabundo... Meu HD é um Maxtor 80gb IDE 133

Compartilhar este post

Link para o post

Compartilhar este post

Link para o post

@PedraX esse mesmo!!! Será que é esse o problema então? Espero que minha placa tenha entrada sata2... Como descubro isso senão pelo manual da placa?

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, rode o HWinfo64 aba motherboard lá dá o nome da placa-mãe.

• Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post

@PedraX joia, chegando em casa ó farei e postarei o resultado

Compartilhar este post

Link para o post

Não rodei o programa ainda, mas peguei o modelo: Asus M5A97 LE R2.0, a versão da minha BIOS é 2103.

Pelo que ví num site, tinha essas informações:

3 entrada(s) USB 2.0, com suporte a 6 portas USB 2.0 adicional(s)
1 porta(s) para conector COM
1 conector(es) de ventoinha do processador (4 -pin)
6 x SATA 6Gb/s connector(s)
3 conector(es) de ventoinha do chassi (4 -pin)
1 leitor(es) externo(s) S/PDIF
1 conector(es) de força EATX de 24 pinos
1 conector(es) de força ATX 12V de 4 pinos
1 conector(es) de áudio para o painel frontal (AAFP)
1 painel(s) do sistema 
1 x Chassis Intrusion connector(s)
1 x Clear CMOS jumper(s)

SATA 6gb é SATA 3, não é?

Tenho alguma saída???

Compartilhar este post

Link para o post

Teoricamente SATA3 tem retrocompatibilidade com SATA2.

Mas se o adaptador não funcionou(ligou corretamente? tem o cabo de força a ser ligado no HD e o cabo de 80 pinos)  pode ser q o próprio HD esteja com problemas. Minha sugestão é conseguir um PC q ainda tenha IDE(ligar como secundário, tem que jumpear)  e baixar as informações em pendrive ou DVD.

Compartilhar este post

Link para o post

@PedraX O PC antigo não conseguiu rodar todos os programas, recuperou pouca coisa

Compartilhar este post

Link para o post

Deve rodar um CD tipo Hirensboot e tentar recuperar através de RECUVA ou similar. O HD deve ter dado problema mesmo.

• Obrigado 1

Compartilhar este post

Link para o post

Tentarei essa alternativa!!

Valeu pelas informações, man

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais