Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Bakura Ryo

Suspeita de infecção por adware

Recommended Posts

Olá, boa tarde a todos. :)

Não detenho muito conhecimento em relação a adware, spyware e qualquer malware relacionado, é o motivo principal de pedir auxílio.

Recentemente tenho observado um comportamento suspeito de meu navegador, coisa que ocorre única e exclusivamente quando usando o fórum do Clube do Hardware. :(

Uso o Mozilla Firefox, tenho apenas o Windows Defender como antivírus (não que ele signifique muita coisa). Sou um usuário que se preocupa mais em evitar sites de fontes suspeitas do que usar um antivírus bom - sem entrar em contato com a lama não irei me sujar, certo? Então, retornando ao comportamento anormal do navegador, todas as vezes que entro no fórum, após navegar um pouco, o site redireciona automaticamente para um link que, apesar de possuir certificados de segurança, é, no mínimo, muito suspeito. Sempre que me oferecem coisas grátis, concursos "fáceis" e outros, fujo - quando  a esmola é muita, o santo logo desconfia. Principalmente por não encontrar menções nem ao redirecionador que aparece na barra de endereços antes da abertura da página e nem quanto à página em sim, aos meus olhos é óbvio que isto não é do Google. Deixarei abaixo uma captura de tela:

eCjlVWw.png

Já verifiquei meu computador em busca de malwares, evitei o fórum por mais de um dia para confirmar se o aparecimento da página realmente estava ligado à navegação do fórum - o que acabou por confirmar que ela só abre quando navego por aqui - e, também, meu Windows, meu navegador e antivírus estão todos atualizados.

Por meio deste, encarecidamente, peço uma "luz" quanto à isso. Creio que meu sistema possa ter sido infectado por um adware e, pelo pouco conhecimento no assunto, gostaria de saber onde encontrar uma solução adequada, seja ela via um programa específico na remoção do mesmo, alguma maneira de bloqueá-lo ou qualquer outra que possam sugerir. Sou grande apoiador da formatação como solvente de problemas e bugs, porém, por se tratar de algo que não aparente trazer grandes ameaças, deixo esta para último caso. Não pretendo gastar munição contra uma baratinha correndo na sala, se possível.

Grato pela atenção. :)

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Bryan Sheldon

O problema já começa com seu navegador sendo Mozilla e a página vem com o logo do Chrome, fora o endereço muito na cara que ser cilada... Infelizmente me aconteceu algo semelhante a um bom tempo atrás e só removi formatando. :(

Na época não usava, mas talvez possa lhe ajudar muito:

https://br.malwarebytes.com

Um dos melhores anti"wares" grátis, sendo que há quem diga que funciona melhor até que antivírus.

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Lost Byte, como você mencionou está muita na cara ser uma página mal intencionada. Eu sempre tenho um backup pronto pra formatar quando precisar porém, justamente agora, ele está indisponível por uma recente necessidade de reorganização de espaço na unidade de backup - por isso pretendo evitar esse caminho. Estou baixando a ferramenta, torcendo que resolva - essa coisa "pequena" no navegador pode ser uma porta para outras, prefiro apenas não arriscar.

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde.

Acesse o tópico abaixo, siga as instruções e abra um novo tópico na área de Remoção de Malwares:

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, compreendo agora que não escolhi a seção correta para postar. :(

Quanto ao ocorrido, a princípio o MalwareBytes não havia encontrado nenhuma ameaça e, devido a alguma urgências que tive no fim de semana, não pude verificar outras soluções nos dias seguintes. Ontem, como o pouco de tempo que reservei para sanar o problema, acabei formatando a máquina. Era minha última opção mas, devido a alguns travamentos suspeitos, iniciei o backup durante a parte da manhã e, ao chegar da noite, reinstalei o sistema. Cauteloso assim espero que apenas a idade seja capaz de encerrar meu tempo em terra, haha.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais